Seguimento Sul - Dezembro 2010

Boa tarde,

Depois de uma noite com chuva fraca a moderada, o dia foi marcado por periodos de aguaceiros moderados, que ainda continuam.

Para já, o acumulado no Sitio das Fontes está nos 13,4mm:rain:, enquanto que aqui em Silves está nos 12,2mm:rain:.

No Sitio das Fontes, a minima do dia foi de 10,8ºC e a máxima foi de 18,6ºC.
neste momento, sigo com 17,1ºC e vento fraco de SSE.

É também de realçar o valor da pressão atmosférica, que está nos 992,9hPa e a baixar.

Tavira acumulou 26 mm, segue o mês com 98 mm.

Parece-me que até agora tem corrido tudo dentro daquilo que os modelos previam. Nada de precipitações extraordinárias, mas também não passou tudo ao lado.

Boas, por aqui, dia de céu muito nublado. Aguaceiros por vezes fortes.

Máxima:18.2ºC (+ 6.8ºC em relação a ontem)
mínima: 8.4ºC
actual: 15.8ºC

Precipitação: 18 mm

Extremos de ontem:

Máxima: 11.4ºC (a mais baixa desde 2001 altura que comprei a estação)
mínima: 4.6ºC

A ondulação no Algarve tem andado entre os 4 a 5 metros de sudoeste.

Por aqui chove bem, com períodos de intensidade moderada! :rain:

A temperatura é de 8,3ºC e o grande destaque vai para a pressão bem baixa que já é de 994hPa!

Altura:
Aqui a pressão estabilizou nos 991 hPa (em faro). Bem baixinha para o que é normal.
O radar mostra é uma grande e generalizada precipitação pelo Baixo Alentejo, pena não haver ninguem no forum dessas bandas neste momento...

Chuva:rain:

994hPa? Aqui as estações vão com 996. :huh: Uma variação muito grande em 80km.

9.7ºC, vento fraco do quadrante Este, céu nublado e pelo radar, avizinha-se chuva.

Sim, e o meteoredondo do Kraliv confirmava! ;)

Tal como agora vou com 995hPa e o meteoredondo vai igualmente com 995hPa. :).
Essas estações pelas quais tu te segues, têm valores muitas vezes marados! Eu não me fio nada delas... Já a do colega Kraliv é muito fiável e assertiva! :thumbsup:
E em última análise pode, em situações como a de hoje haver perfeitamente essa diferença de valores! Até porque Portalegre estava mesmo no limite até onde as linhas de instabilidade atingiam com mais destaque. Basta ver o gráfico do IM e nem pinga de precipitação registou. Agora compara com a EMA de Estremoz, Badajoz ou de Évora e verás a diferença ;).

Portalegre sem registo de precipitação:

emaimportalegre18dez10.jpg

Fonte: IM

E as outras EMAS aqui da área:

emaimestremoz18dez10.jpg

Fonte:IM

emaimevora18dez10.jpg

Fonte: IM

emaaemetbadajoz18dez10.jpg

Fonte: AEMET

A minha é uma torre do Lidl e se procurares, verás que muita gente a acha aceitável! :cool:

Neste momento e após um dia de chuva :rain:! Em que algumas vezes chegou a ser moderada. Registo uns amenos 7,3ºC, que por sua vez são a mínima do dia que à pouco começou.

Extremos de ontem dia 19/12/2010:

Temp. Máxima: 9,4ºC (13h)
Temp. Mínima: 4,7ºC (08H)

Dia marcado pela chuva sempre constante desde as 16h e por um valor bem baixo da pressão atmosférica de 994hPa.