Seguimento Sul - Dezembro 2010

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz: finalmente passou a chuva e a trovoada.

Atenção especial agora no Baixo Alentejo (parece que uma célula bastante activa se aproxima rapidamente da cidade de Beja).

Descargas eléctricas entre as 23h30 e as 24h00:
21.12.2010_DE.JPG

Fonte: iMapWeather

Temperatura das nuvens às 23h45:
20.12.2010_23h45.JPG

Fonte: Meteo MC

Atenção também ao bordo meridional da célula que está a sudoeste de Sagres e que pode atingir o barlavento do Algarve depois da 01h00 ...
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Aqui por Silves não tem chovido muito. Voltou a cair apenas mais um aguaceiro há poucos minutos, que rendeu 1mm. De resto, o vento tem estado moderado, e a temperatura vai nos 18,1ºC. A pressão atmosférica está nos 999,5hPa.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Início de manhã muito chuvoso também! :thumbsup:

Acordei com ela :rain: a cair em força!

Neste momento chuvisca e estão 12,8ºC.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Muito pouca chuva por aqui!
Este últimos meses têm sido pra esquecer

Já tantas zonas do Algarve e Alentejo com os terrenos saturados e voces ainda secos... :confused:Esta complicado para esse lado....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,226
Local
loule-caldeirao
No baixo alentejo tem chovido muito mais do que aqui e no barlavento parece que a coisa também vai melhor... não se esqueçam daquelas potentes células que descarregaram desde o barlavento até ao baixo alentejo, e mesmo hoje durante toda a madrugada nota-se pelo radar a chuva a passar toda a norte do caldeirão.
Aqui por Loulé que é uma zona chuvosa quase de certeza que levamos o equivalente(desde Setembro) a Sagres ou secalhar menos.
Lisboa tem uma média quase semelhante aqui à de Loulé e já deve de ir com o dobro...enfim não tenho nenhum pluviómetro mas sei do que estou a falar.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,226
Local
loule-caldeirao
Noite de chuva, vento e trovoada em Moura. Total de 22 mm acumulados desde a meia noite, sendo que 10 mm foram registados entre a 01:00 e as 02:00. 16.0ºC neste momento :calor:

Lá está o que digo ... 22mm foi o que tivemos mais ou menos no sábado e ontem não deu mais de 10mm o dia todo com mais uns mm (poucos esta noite).
Em Moura tiveram isso esta noite fora o que tiveram durante o dia de ontem
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Lisboa tem uma média quase semelhante aqui à de Loulé e já deve de ir com o dobro...enfim não tenho nenhum pluviómetro mas sei do que estou a falar.

Penso que Loulé tem uma média mais baixa do que Lisboa, arrisco em cerca de 600 mm anuais, embora sem grandes certezas, Lisboa tem na ordem dos 725,8 mm para o Geofísico, na normal 1971-2000.

Na minha estação, em Moscavide, distrito de Lisboa, onde a média anda em torno dos 800 mm anuais, ou talvez nem tanto, tenho já acumulados precisamente 1100 mm desde o dia 1 de Janeiro.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,226
Local
loule-caldeirao
Penso que Loulé tem uma média mais baixa do que Lisboa, arrisco em cerca de 600 mm anuais, embora sem grandes certezas, Lisboa tem na ordem dos 725,8 mm para o Geofísico, na normal 1971-2000.

Na minha estação, em Moscavide, distrito de Lisboa, onde a média anda em torno dos 800 mm anuais, ou talvez nem tanto, tenho já acumulados precisamente 1100 mm desde o dia 1 de Janeiro.

A média de Loulé está nos 670mm segundo os últimos registos até setentas e qualquer coisa.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Penso que Loulé tem uma média mais baixa do que Lisboa, arrisco em cerca de 600 mm anuais, embora sem grandes certezas, Lisboa tem na ordem dos 725,8 mm para o Geofísico, na normal 1971-2000.

Na minha estação, em Moscavide, distrito de Lisboa, onde a média anda em torno dos 800 mm anuais, ou talvez nem tanto, tenho já acumulados precisamente 1100 mm desde o dia 1 de Janeiro.

Não é fácil mas olhando a um mapa topográfico com precipitação associada, que vi em tempos mas cuja normal desconheço embora ache que deva ser de 61-90 pareçe-me que a região de Loulé deva andar na ordem dos 650-700 mm, mas é dificil, mas a zona do Caldeirão tem de média cerca de 1100 mm anuais e como Loulé encontra-se muito próxima acredito que deve bater no tecto dos 700 mm !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Já tantas zonas do Algarve e Alentejo com os terrenos saturados e voces ainda secos... :confused:Esta complicado para esse lado....

Terrenos saturados em certas zonas do Algarve, onde e quando? Onde não sei e quando só se foi em Dezembro do ano passado. Se os terrenos tivessem saturados as ribeiras corriam coisa que não vejo correr na minha zona. O Rio Seco coitado está seco a fazer jus ao nome, o ano passado, começou a correr nesta altura e só parou em final de Maio. Agora dizerem que os terrenos estão saturados no Algarve. Será para rir ou é para chorar? :)

Durante a noite caíram 6 mm, nada demais, quando o Hirlam dava muito mais.

Amigo Hotspot quando vês cá à Ilha da Armona na última vez que tiveste cá deste sorte aqui à malta, principalmente a mim. :D:):thumbsup: