Seguimento Sul - Dezembro 2010

Tavira segue o mês com 114 mm e o ano hidrológico com mais de 250 mm. Curiosas as diferenças, este ano hidrológico, entre o eixo Tavira-VRSA e o eixo Faro-Olhão-Loulé. A estação de Tavira está com um acumulado acima da média, e consta que os ribeiros e ribeiras da região estão a correr.

Terrenos saturados em certas zonas do Algarve, onde e quando? Onde não sei e quando só se foi em Dezembro do ano passado. Se os terrenos tivessem saturados as ribeiras corriam coisa que não vejo correr na minha zona. O Rio Seco coitado está seco a fazer jus ao nome, o ano passado, começou a correr nesta altura e só parou em final de Maio. Agora dizerem que os terrenos estão saturados no Algarve. Será para rir ou é para chorar? :)

Durante a noite caíram 6 mm, nada demais, quando o Hirlam dava muito mais.

Amigo Hotspot quando vês cá à Ilha da Armona na última vez que tiveste cá deste sorte aqui à malta, principalmente a mim. :D:):thumbsup:

Terrenos saturados onde??!!
Em todo o Sotavento entre Tavira e VRSA, onde ribeiras como a do Alamo e Fonte Santa levam agua, a do Alamo estava seca. E em plena Manto Rota que as ribeiras que ai desaguam tambem levam já agua e o nivel freatico está já bastante elevado. que nem durante o verão baixou concideravelmente. Pois pela primeira vez desde a 30 anos tive agua na cave durante todo o verão. Pois por ai não é presiso muito para saturar terrenos, eles não secaram em profundidade...;)

Edit:
E digo mais, as barragens de Odeleite e Belixe estão chaias, principalmente a de Odeleite que está a 50cm do nivel maximo e de comportas abertas... A Ribeira do Vascão e o rio Oeiras entro outras linhas de água que não sei o nome ontem levavam tambem um bom caudal...

Ora cá esta o frederico a sitar o mesmo que eu...

Évora:
Tem estado a manha toda em regime de aguaceiros, e ja se viu o Sol 3 ou 4 vezes. mas depois volta a cobrir e a chover de forma moderada e forte.

Por aqui vou com 13ºC, vento fraco a moderado de SW com uma rajada ou duas, contradizendo a previsão do IM. Pela madrugada um aguaceiro fortíssimo caiu durante uns 3 minutos, batido a vento de SW.

Já não espero nada de hoje. ...next!

Boa tarde,

Por aqui a noite e manhã foi de pouca chuva, registando um acumulado de 2,8mm no Sitio das Fontes e 2,7mm em Silves. para esta tarde vamos ver o que ainda aí vem...

Quanto ao resto, sigo com 18,4ºC no Sitio das Fontes, com vento moderado de WSW e 997,9hPa.

Relativamente ao que tem chovido, faço só uma pequena referência ao Sitio das Fontes, cujas fontes no ano passado, em Novembro, estavam completamente secas e hoje estão com um caudal assinalável, permitindo que a caldeira do moinho esteja permanentemente cheia. Estas fontes são a saída do aquífero Querença-Silves, sendo o seu ponto de recarga a parte a montante, na zona de Querença.

Este mês o Sitio das Fontes leva 96mm acumulados.

O pessoal tem razão quando refere que há zonas onde até tem chovido mais ou menos.
A zona norte do Algarve e inclusivé algumas zonas do barlavento até têm bons acumulados.
A precipitação este mês tem sido quase toda ela do tipo convectiva ou regime de aguaceiros e é um facto que esta zona de faro-olhão-loulé tem sido penalizada. Tirando aquela tarde em que ouve inundações em quarteira e que até foi noticiado na TV, em que caiu uma valente carga de água, tudo o resto têm sido esmolas.
Eu próprio nem vi essa chuvada, tava a trabalhar entre Almancil e Faro ouvi uma grande trovoada durante uma meia hora e só vi cair uns pingos, mais tarde é que soube que tinha caído um dilúvio entre Quarteira e Loulé.

Está tudo minado a SW de células se não passar aqui nenhuma é desta que suicido-me.:suicidio:

Neste momento, está uma célula bastante activa a entrar na zona de Lagos->Lagoa.

Vem aí diversão?
Rmp3w.png

:thumbsup:

A Chuva vêm ai e em força ao que parece pelas ultimas imagens do radar do I.M.

Quanto ao assunto das acumulações de precipitação no Algarve espero a curto prazo (Janeiro de 2011) disponibilizar os dados online da futura EMA da Pena - Salir (Loulé).A sua localização certamente irá demostrar as diferenças de acumulaçãos entre a serra e o litoral algarvio.

Cumps