Seguimento Sul - Dezembro 2010

Não há dias com mais de 30mm aqui!!! É que a chuva aqui nem incomoda...choveu bem durante uma horinha mas 10 mm de precipitação francamente...que é feito do regime torrencial que falam do nosso clima? isso não é mais verdade por estas bandas.

Já agora para não ser só chorar:sad: gostava que alguém me ajudasse a perceber isto...eu acho que não é só falta de sorte mas sim à posição das depressões e ao seu deslocamento que é claro não favorecem aqui este cantinho.
Só para recordar o dia mais chuvoso da época passada foi com aquela depressão que causou aqueles ventos na região oeste em que caíram em alguns sitios no Algarve mais de 70mm diários. O núcleo dessa depressão passou a norte de Lisboa e foi claramente favorável aqui ao sul. Esta época desde Outubro até agora ainda não tivémos um evento favorável... mesmo favorável aqui.

Já agora para não ser só chorar:sad: gostava que alguém me ajudasse a perceber isto...eu acho que não é só falta de sorte mas sim à posição das depressões e ao seu deslocamento que é claro não favorecem aqui este cantinho.
Só para recordar o dia mais chuvoso da época passada foi com aquela depressão que causou aqueles ventos na região oeste em que caíram em alguns sitios no Algarve mais de 70mm diários. O núcleo dessa depressão passou a norte de Lisboa e foi claramente favorável aqui ao sul. Esta época desde Outubro até agora ainda não tivémos um evento favorável... mesmo favorável aqui.

Imaginemos a depressão um pouco mais a Oeste já não tinhamos circulação de SW mas sim de sul, se as nuvens tivessem vindo de sul, hoje e na maioria das vezes chovia muito mais no Algarve do que tem chovido. Dias com precipitação superior a 70 mm num dia, desde que tenho pluviometro foi em Outubro de 2007 e Setembro de 2008 e tudo devido a cut-off. Este Outono não tivemos uma cut-off a SW de Sagres como tem sido hábito, já o ano passado não tivemos uma no Outono, desde de Setembro de 2008 não tivemos uma cut-off a favorecer-nos. O Algarve está muito dependente das cut-off.

Neste momento, arrebentou um valente trovão, que até dei um salto da cadeira. :lmao:

3 trovões fortes e chuva moderada durante uns 5 minutos.
Agora tudo calmo . . . :rolleyes:

Évora:
Pela primeira vez hoje vi as pedras da calçada secas... hehehe
Mas ja está a choviscar outra vez!! A ver se cai mais um bom aguaceiro:rain:

EDIT:
Mais umas quantas celulas a caminho da região Sul...

Uploaded with ImageShack.us

A ver se estas células descarregam alguma trovoada e alguma chuva para animar a noite! :D
image.ashx

Estremoz:

Temperatura máxima = 13,3 ºC (02h20 e às 16h03)
Temperatura mínima = 11,6 ºC (neste momento)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 11,6 ºC
Pressão atmosférica = 994 hPa

O dia de hoje ficou caracterizado pela alternância de períodos prolongados de chuva forte, principalmente ao início da manhã, e curtos períodos sem precipitação. Queda brusca da pressão atmosférica nas últimas horas.

Curioso: a EMA de Estremoz foi-se abaixo quando a EMA de Elvas começou a debitar dados. Isto há com cada uma ... :lmao:

Este mês: Temp. máxima = 18,2 ºC (dia 9); temp. mínima = 0,0 ºC (dia 16).

Pasmaceira por aqui, nem células, nem vento forte nem nada, apenas uns "escaldantes" e húmidos 11ºC, pressão baixíssima nos 993 hPa! :unsure:

E eu agora tenho 992hPa e com sinal de descida! :thumbsup:

A temperatura vai nos 11,9ºC e voltou a cair um aguaceiro considerável, é para começar bem o novo dia! :D

Extremos do dia que agora acabou:

Temp. Máxima: 14ºC (15h)
Temp. Mínima: 12ºC (23h59)