Seguimento Sul - Dezembro 2010

Em Estremoz ainda não parou de chover: tem sido um dia de muita chuva.

Dados de precipitação de ontem

Estremoz - 53,7 mm
Évora - 25,2 mm
Beja - 24,3 mm
Elvas - 18,6 mm
Serpa - 18,2 mm
Moura - 16,2 mm
Viana do Alentejo - 14,1 mm
Ferreira do Alentejo - 13,4 mm
Odemira - 12,0 mm
Castro Verde - 11,0 mm
Redondo - 9,8 mm
Vidigueira - 9,1 mm

Boa acumulação em Estremoz, tendo em conta principalmente a chuva quase torrencial que caiu entre as 07h00 e as 08h30 (aproximadamente).

(fonte: COTR)

Ontem registei, na EMA da Escola Secundária de Moura, uma precipitação acumulada de 30mm (medidos entre as 00:00 e as 23:59). A estação da Herdade dos Lameirões (que fornece dados para o COTR), em Safara, a cerca de 20 km para Este de Moura, acumulou apenas 16,2 mm. Não sei se o intervalo horário é o mesmo ou que outra variável estará em jogo. Calibrei o pluviómetro da EMA da ES Moura há cerca de 1 mês, pelo que acredito que o valor medido (30mm) não esteja muito errado... Fica a dúvida para alguém mais entendido do que eu!!!
Neste momento chuva moderada.

Tavira já deve ter ultrapassado por esta altura os 800 mm para o ano civil de 2010. Ou muito me engano ou desde 1996 ou 1997 que tal não sucedia. Sublinho que a média anual de Tavira é de 576 mm (61-90), pelo que são necessários alguns anos, por década, acima dos 800 mm, para compensar os anos secos que ficam abaixo dos 400 mm. Portanto, nada de extraordinário.

Entretanto, todos a fazer figas para que este cenário para a noite de Natal se mantenha:

ww_isx0w2c2.gif

ww_isx0w266.gif

ww_isx0w2d3.gif

Oxalá isto se mantenha, assim na tarde de dia 25 vou dar uma volta à serra de Tavira ou de Loulé, com as ribeiras sem cheia não tem piada :D

Esta frente de dia 24 poderá ser uma boa frente para a serra do caldeirão com precipitações talvez acima dos 20mm mas vamos aguardar... isto é só uma intuição minha!

Boas, por aqui, o dia foi de céu nublado com abertas durante a manhã. à tarde caíram uns aguaceiros que renderam 1 mm.

Máxima: 17.4ºC
mínima: 11.1ºC
actual: 12.9ºC

Precipitação: 18 mm

8.7ºC, céu muito nublado sem chuva, vento fraco de NW. A pressão recomeça a voltar à normalidade com 995 hPa, depois de ter tido uma extrema mínima de 989 hPa por volta do meio dia e meia.

Bom dia,

O dia hoje está a ser caracterizado por períodos de sol a brilhar, intercalados com aguaceiros fracos. Neste momento levo 2,2mm em Silves e 1,2mm no Sitio das Fontes.

A minima da noite foi de 10,8ºC e sigo neste momento com 13,6ºC no Sitio das Fontes.