Seguimento Sul - Dezembro 2010

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bom dia e Feliz Natal a toda a gente desta casa! :viva:

Por aqui amanhecemos com apenas 4ºC e chuva! É uma pena :sad:.

A água está gelada :cold: e no alto de Vila Boim, pelos dados da estação meteorológica da Brisa estão 2,6ºC. Ou seja deve ser água-neve por lá.
Em Portalegre também acredito que possam ter caído (ou estão a cair) uns flocos, pelo menos a partir dos 600/700m, assim haja precipitação... :unsure:

emaa6altovilaboim.jpg
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Aqui por Loulé choveu bem durante toda a madrugada e por agora ainda chove fraco.
Ao que parece pelas imagens de radar na zona litoral desde Sagres até Faro/Olhão precipitou bem mas no sotavento não passou de chuviscos.
Acho que aqui a zona de loulé ficou no limite.
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Nada de especial, com 3.7ºC às nove da manhã fui aos 850m e caia uma água-neve, com muito vento.Pareciam agulhas ;)

Bom dia e Feliz Natal a toda a gente desta casa! :viva:

Por aqui amanhecemos com apenas 4ºC e chuva! É uma pena :sad:.

A água está gelada :cold: e no alto de Vila Boim, pelos dados da estação meteorológica da Brisa estão 2,6ºC. Ou seja deve ser água-neve por lá.
Em Portalegre também acredito que possam ter caído (ou estão a cair) uns flocos, pelo menos a partir dos 600/700m, assim haja precipitação... :unsure:

emaa6altovilaboim.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia, por aqui o dia tem sido de chuva e muito vento de direcção variável mas com predominio mais de Sueste ou leste....

Esta tarde já deverá dar para as pessoas darem a sua voltinha ....

Já agora queria desejar um Feliz dia de Natal a todos os membros e visitantes deste Forum !!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Manhã de muita precipitação pelo Algarve. No dia de Natal estão a ser abençoados com bastante precipitação.

A Estação de Turismo de Faro segue por exemplo com 52,6 mm acumulados e continua a chover.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Manhã de muita precipitação pelo Algarve. No dia de Natal estão a ser abençoados com bastante precipitação.

A Estação de Turismo de Faro segue por exemplo com 52,6 mm acumulados e continua a chover.

Estou completamente espantado com esses valores :surprise:, pois moro a 10 km a Norte de Faro e a precipitação nunca foi forte, talvez tivesse sido mais forte durante a madrugada mas acordei ás 08h30 e nunca foi forte, e 10 mm numa hora certamente traduz em precipitação forte...
Parece-me que desta vez a precipitação está a funcionar ao contrário sendo bem mais forte no litoral do que no interior ....:hehe:

Jamais pensei que hoje fosse o dia mais chuvoso deste Outono/Inverno até ao momento pois não choveu mais (na minha zona) do que noutras alturas..
Olha por exemplo não chegou a correr água, e isso certamente demonstra o que estou a dizer ...

Reparei que estes valores são muito superiores aos de Sagres, e Portimão por exemplo.....
Também reparei que a sul de onde moro tem estado sempre mais escuro do que aqui, e isso deve ter sido provocado por um fenómeno qualquer pois nesta zona deve ter chovido na ordem dos 20 mm e não mais do que isso..

Mas ainda bem então ....
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Bom dia! e bom Natal a todos!

Aqui por Grândola choveu toda a noite e madrugada a temperatura mínima foi 6,5°C e neste momento estão 9,4°C com céu encoberto.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Caro Aurélio , isso demonstra que tu é que tens pouca sorte com a chuva :lol:
Tens de empurrar a tua terra mais para o lado:D
Boas Festas:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Boas, a todos, é impressionante, a chuva que tem caído por aqui, vim agora à net, confirmar valores, ainda pensei que o pluviómetro estava avariado, mas qual não foi o meu espanto, quando vi a estação meteorológica Faro/Turismo com 62.0 mm, a estação Faro/Aeroporto regista 57 mm. O meu pluviómetro registou 46 mm. Afinal, não tenho o pluviómetro marado. :shocking::shocking: Tavira leva somente 13 mm. A temperatura segue estagnada nos 9.0ºC. Continuação de um bom natal, vamos ver se à tarde faz sol quero ir à praia de Faro. :):D A precipitação tem sido constante desde da meia-noite, chove entre 4 a 5 mm por hora, nada de extraordinário, mas que dá um elevado valor acumulado, sem causar qualquer prejuízo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Faro segue com 57mm acumulados hoje!

Sagres com 22mm.

Nas estações amadoras:

35mm - Albufeira.
28mm - Almancil.

47mm - Olhão
14mm - Tavira

O facto mais revelante é que nenhum modelo davam mais 10 mm a 15 mm para hoje, é impressionante, este, é sem dúvida, o melhor presente que podiam ter dado a esta zona que era aquela que tinha menos precipitação. Com estes valores, aproxima-se de um mês de Dezembro com valores idênticos ao do ano passado.

Continua a chover.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Cinco pessoas resgatadas de helicóptero no Algarve devido à chuva intensa

Cinco pessoas tiveram hoje de manhã de ser resgatadas pelo helicóptero da proteção Civil da zona da Portela, em Lagos, depois de terem ficado isoladas devido à chuva intensa, disse à Lusa fonte oficial.

De acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Algarve, as cinco pessoas – uma portuguesa, uma inglesa e três de nacionalidade polaca – foram transportadas para o Aeródromo de Portimão.

A mesma fonte frisa que não houve danos materiais e acrescenta que o mau tempo obrigou, também no concelho de Lagos, a cortar provisoriamente a Ponte de Arão, na EN 125, local por onde passa uma ribeira.

Recorde-se que, o Instituto de Meteorologia colocou hoje em alerta amarelo devido ao frio e à chuva 11 distritos do Continente, onde os termómetros não deverão ultrapassar os 13 graus.

Entre as 06:00 e as 11:00 o CDOS do Algarve registou 31 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria das quais inundações (23), tendo ocorrido também uma queda de árvore e um desabamento.

O resgate de cinco pessoas pelo helicóptero do Serviço Nacional de Proteção Civil foi a situação mais delicada, tendo havido também o resgate de um animal e quatro reconhecimentos por serviços municipais de Proteção Civil.

A maioria das inundações ocorreu na zona do Barlavento, sobretudo nos concelhos de Portimão (12) e Lagos, mas também em Aljezur, Albufeira, Faro e Tavira.

I
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boa regadela pelo Algarve! :w00t: Parabéns!

Por aqui tem sido como referiu o Gerofil, chuva certinha com um frio de rachar! Neste momento seguem 5ºC apenas e pouco tem variado! :cold: