Seguimento Sul - Dezembro 2010

Bom dia e Feliz Natal a toda a gente desta casa! :viva:

Por aqui amanhecemos com apenas 4ºC e chuva! É uma pena :sad:.

A água está gelada :cold: e no alto de Vila Boim, pelos dados da estação meteorológica da Brisa estão 2,6ºC. Ou seja deve ser água-neve por lá.
Em Portalegre também acredito que possam ter caído (ou estão a cair) uns flocos, pelo menos a partir dos 600/700m, assim haja precipitação... :unsure:

emaa6altovilaboim.jpg

Aqui por Loulé choveu bem durante toda a madrugada e por agora ainda chove fraco.
Ao que parece pelas imagens de radar na zona litoral desde Sagres até Faro/Olhão precipitou bem mas no sotavento não passou de chuviscos.
Acho que aqui a zona de loulé ficou no limite.

Nada de especial, com 3.7ºC às nove da manhã fui aos 850m e caia uma água-neve, com muito vento.Pareciam agulhas ;)

Bom dia e Feliz Natal a toda a gente desta casa! :viva:

Por aqui amanhecemos com apenas 4ºC e chuva! É uma pena :sad:.

A água está gelada :cold: e no alto de Vila Boim, pelos dados da estação meteorológica da Brisa estão 2,6ºC. Ou seja deve ser água-neve por lá.
Em Portalegre também acredito que possam ter caído (ou estão a cair) uns flocos, pelo menos a partir dos 600/700m, assim haja precipitação... :unsure:

emaa6altovilaboim.jpg

Bom dia, por aqui o dia tem sido de chuva e muito vento de direcção variável mas com predominio mais de Sueste ou leste....

Esta tarde já deverá dar para as pessoas darem a sua voltinha ....

Já agora queria desejar um Feliz dia de Natal a todos os membros e visitantes deste Forum !!

Manhã de muita precipitação pelo Algarve. No dia de Natal estão a ser abençoados com bastante precipitação.

A Estação de Turismo de Faro segue por exemplo com 52,6 mm acumulados e continua a chover.

Manhã de muita precipitação pelo Algarve. No dia de Natal estão a ser abençoados com bastante precipitação.

A Estação de Turismo de Faro segue por exemplo com 52,6 mm acumulados e continua a chover.

Estou completamente espantado com esses valores :surprise:, pois moro a 10 km a Norte de Faro e a precipitação nunca foi forte, talvez tivesse sido mais forte durante a madrugada mas acordei ás 08h30 e nunca foi forte, e 10 mm numa hora certamente traduz em precipitação forte...
Parece-me que desta vez a precipitação está a funcionar ao contrário sendo bem mais forte no litoral do que no interior ....:hehe:

Jamais pensei que hoje fosse o dia mais chuvoso deste Outono/Inverno até ao momento pois não choveu mais (na minha zona) do que noutras alturas..
Olha por exemplo não chegou a correr água, e isso certamente demonstra o que estou a dizer ...

Reparei que estes valores são muito superiores aos de Sagres, e Portimão por exemplo.....
Também reparei que a sul de onde moro tem estado sempre mais escuro do que aqui, e isso deve ter sido provocado por um fenómeno qualquer pois nesta zona deve ter chovido na ordem dos 20 mm e não mais do que isso..

Mas ainda bem então ....

Bom dia! e bom Natal a todos!

Aqui por Grândola choveu toda a noite e madrugada a temperatura mínima foi 6,5°C e neste momento estão 9,4°C com céu encoberto.

Caro Aurélio , isso demonstra que tu é que tens pouca sorte com a chuva :lol:
Tens de empurrar a tua terra mais para o lado:D
Boas Festas:thumbsup:

Boas, a todos, é impressionante, a chuva que tem caído por aqui, vim agora à net, confirmar valores, ainda pensei que o pluviómetro estava avariado, mas qual não foi o meu espanto, quando vi a estação meteorológica Faro/Turismo com 62.0 mm, a estação Faro/Aeroporto regista 57 mm. O meu pluviómetro registou 46 mm. Afinal, não tenho o pluviómetro marado. :shocking::shocking: Tavira leva somente 13 mm. A temperatura segue estagnada nos 9.0ºC. Continuação de um bom natal, vamos ver se à tarde faz sol quero ir à praia de Faro. :):D A precipitação tem sido constante desde da meia-noite, chove entre 4 a 5 mm por hora, nada de extraordinário, mas que dá um elevado valor acumulado, sem causar qualquer prejuízo.

Faro segue com 57mm acumulados hoje!

Sagres com 22mm.

Nas estações amadoras:

35mm - Albufeira.
28mm - Almancil.

47mm - Olhão
14mm - Tavira

O facto mais revelante é que nenhum modelo davam mais 10 mm a 15 mm para hoje, é impressionante, este, é sem dúvida, o melhor presente que podiam ter dado a esta zona que era aquela que tinha menos precipitação. Com estes valores, aproxima-se de um mês de Dezembro com valores idênticos ao do ano passado.

Continua a chover.

Cinco pessoas resgatadas de helicóptero no Algarve devido à chuva intensa

Cinco pessoas tiveram hoje de manhã de ser resgatadas pelo helicóptero da proteção Civil da zona da Portela, em Lagos, depois de terem ficado isoladas devido à chuva intensa, disse à Lusa fonte oficial.

De acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Algarve, as cinco pessoas – uma portuguesa, uma inglesa e três de nacionalidade polaca – foram transportadas para o Aeródromo de Portimão.

A mesma fonte frisa que não houve danos materiais e acrescenta que o mau tempo obrigou, também no concelho de Lagos, a cortar provisoriamente a Ponte de Arão, na EN 125, local por onde passa uma ribeira.

Recorde-se que, o Instituto de Meteorologia colocou hoje em alerta amarelo devido ao frio e à chuva 11 distritos do Continente, onde os termómetros não deverão ultrapassar os 13 graus.

Entre as 06:00 e as 11:00 o CDOS do Algarve registou 31 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria das quais inundações (23), tendo ocorrido também uma queda de árvore e um desabamento.

O resgate de cinco pessoas pelo helicóptero do Serviço Nacional de Proteção Civil foi a situação mais delicada, tendo havido também o resgate de um animal e quatro reconhecimentos por serviços municipais de Proteção Civil.

A maioria das inundações ocorreu na zona do Barlavento, sobretudo nos concelhos de Portimão (12) e Lagos, mas também em Aljezur, Albufeira, Faro e Tavira.

I

Boa regadela pelo Algarve! :w00t: Parabéns!

Por aqui tem sido como referiu o Gerofil, chuva certinha com um frio de rachar! Neste momento seguem 5ºC apenas e pouco tem variado! :cold: