Seguimento Sul - Dezembro 2010

Tavira acumulou 9.74 mm durante as últimas horas.

Atenção à noite de Natal... que poderá ser molhada:

ww_isx0w0d3.gif

ww_i1x0w0d3.gif

Em Olhão, a noite foi de forte trovoada por volta das 3h45m e depois às 5h20m, caiu uma valente queda de granizo por volta das 4 horas da manhã, com muito vento à mistura. :D Precipitação registada desde das 00 horas: 17 mm.

Neste momento, sigo com 14.9ºC, céu nublado com abertas e vento moderado.

Como é possível, o IM não ter um alerta para a ondulação, quando a ondulação está alta. :confused:

Bóia de Faro:

Altura significativa 3.97 m
Altura máxima 6.04 m

Fonte: Instituto Hidrográfico

Évora:
Mais uma manha com muita chuva!!!:rain:, agora as atençoes viram-se para portalegre e arredores. hehehe

No sotavento Algarvio tambem tem chovido bastante esta manhã!

Eu não tenho reportados os dados de évora como é custume porque a ficaram indisponiveis na estação onde eu os consultava, da Universidade.... :(

Imagem para recordar :D

22.12.2010_11h15.JPG
Centro da depressão sobre o Alto Alentejo; pressão atmosférica de 990 hPa em Estremoz.

Provavelmente teremos neste momento períodos de chuva intensa pelo nordeste alentejano ...

Atenção ao barlavento do Algarve: novas células activas aproximam-se do lado oeste ...

http://188.165.232.130/~meteomc/Images/sat/sat_new_ireu.gif

Bom dia,

Depois de uma noite de chuva, o dia amanheceu com o sol a brilhar, mas neste momento, volta a chover aqui em Silves:rain:.

Neste momento, estou com 11,4mm acumulados no Sitio das Fontes e 11,7mm acumulados em Silves.

A minima da noite foi de 11,6ºC e sigo neste momento com 16,3ºC, vento fraco de WSW e pressão nos 991,1hPa.

Acho tão pouco esse acumulado aí por esses lados de Silves/Lagoa, de certeza que a trovoada passou ao lado daí!

Aqui no acumulado da noite deve ter rendido uns 20mm ou mais, mas lá está é pena não ter uma estação a reportar dados...

Faz mesmo falta uma estação aqui nesta zona!

Acho tão pouco esse acumulado aí por esses lados de Silves/Lagoa, de certeza que a trovoada passou ao lado daí!

Aqui no acumulado da noite deve ter rendido uns 20mm ou mais, mas lá está é pena não ter uma estação a reportar dados...

Faz mesmo falta uma estação aqui nesta zona!

Pois, a trovoada acabou por passar a S/SE aqui de Silves (e do Sitio das Fontes), só ouvi 2 ou 3 trovões e estavam longe. O pico de maior precipitação foi de 65mm/h e durou muito pouco tempo, de resto a chuva foi relativamente fraca.

Neste momento, a W aqui de Silves o céu mete respeito, está bem carregado!

Em Estremoz ainda não parou de chover: tem sido um dia de muita chuva.

Dados de precipitação de ontem

Estremoz - 53,7 mm
Évora - 25,2 mm
Beja - 24,3 mm
Elvas - 18,6 mm
Serpa - 18,2 mm
Moura - 16,2 mm
Viana do Alentejo - 14,1 mm
Ferreira do Alentejo - 13,4 mm
Odemira - 12,0 mm
Castro Verde - 11,0 mm
Redondo - 9,8 mm
Vidigueira - 9,1 mm

(fonte: COTR)

Precipitação máxima absoluta diária em Estremoz = 109,0 mm (31/12/1916)

(fonte: SNIRH)

Gerofil, ai em Estremoz estão em grande!!:rain:

Estremoz localiza-se num anticlinal com cota superior a 400 metros e que se estende desde o concelho de Estremoz até ao concelho de Vila Viçosa, numa disposição noroeste/sueste. Esta disposição favorece a ocorrência de precipitação quando as massas de ar húmidas procedem de sudoeste.
Também tem grande influência na temperatura, particularmente no Inverno e em situações de anticiclone, em que as temperaturas são quase sempre mais altas vários graus que as registadas nas regiões envolventes.