Seguimento Sul - Dezembro 2015

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
O sol ja vai aparecendo por entre as nuvens mas acredito que assim que o sol começar a baixar e a temperatura a descer o nevoeiro volte a tapar tudo
10,1°C
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Mal o sol se pôs o congelador ligou-se e está arrefecer rapidamente...o nevoeiro está no horizonte já muito dissipado.
Os vidros dos carros, janelas etc estão todos embaciados.
Inversão potente hoje...
Tatual: 7,7ºC
91% HR
devido a uma pequena brisa a sensação térmica está em 6,8ºC
----
Max:
11,6ºC
Min: 6,1ºC
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Durante o dia de ontem e de hoje já se fez notar bem a queda da temperatura. Tendo registado ainda assim uma mínima algo expressiva se comparada à das ultimas semanas, 8,5°C. Por agora segue já nos 9,4°C, o que representa já uma boa diferença em relação ao dia de ontem. Com vento fraco e céu limpo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
4,8°C e são apenas 8 da noite...estive ao pé do rio e estava um gelo lá, 4°C era o que carro registava, vai ser uma noite gelada :cold:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Nevoeiro a descer e a ficar cerrado rapidamente, era só o que faltava, vai travar a descida de temperatura, neste momento tenho 3,4ºC
Sensação térmica a descer bastante: 1,9ºC
99% HR
vento nulo
Consegue-se ver mesmo bem o nevoeiro a descer vila abaixo, já não se vê nenhuma torre, já não vai haver geada para ninguém hoje :mad: quando o nevoeiro se instala aqui só já desaparece no dia seguinte
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
A mínima interessante ja se foi, chegou o vento fraco a moderado, o nevoeiro está apenas em altura
Depois de ter descido até aos 3,3°C já está nos 4,7°C
:(

 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
á cerca de 15 minutos a temperatura subiu para os 5,5ºC devido ao vento que se intensificou um pouco, agora voltou a ficar nulo e já vai em 4,6ºC
2º sensor: 4,4ºC
se continuar a este ritmo amanhã de manhã haverá uma grande camada de geada...
---------------
Off topic: o que terá acontecido á estação meteoElvas?! está off quase á 2 semanas

Boas joralentejano.

Peço desculpa pela demora na resposta, mas mais vale tarde que nunca! ;)
A estação Meteoelvas esta realmente off e por tempo indeterminado, lamento mas neste momento não se reúnem as condições ideais para a manter online, pode que algum dia voltem a existir e certamente com todo o agrado e entusiasmo ele voltará a debitar dados.



A mínima interessante ja se foi, chegou o vento fraco a moderado, o nevoeiro está apenas em altura
Depois de ter descido até aos 3,3°C já está nos 4,7°C
:(

Tenho seguido, quando posso, com bastante interesse os teus registos. Essas inversões são realmente muito interessantes. E claro levam-me à pergunta essencial, não tens forma de colocar aqui umas fotos elucidativas da "instalação" do sensor e dizer que tipo/modelo de estação tens!?
Pesquisando pelos teus posts apenas percebi que foi comprada na Media Markt em Outubro e que antes era um relógio com termómetro.
Não é uma questão de duvidar, mas assim ficaria mais claro de onde obtens os registos e em que condições. A serem obtidos em condições aceitáveis, são realmente, e volto a repetir, interessantes.
Fica aqui um link do local correcto onde em tempos se pediu para todos os membros que têm uma, deixarem lá umas fotos da mesma.

E os 10 dias de geada igualmente de destaque. :thumbsup: Tu que vais sendo um dos fotógrafos mais constantes aqui do nosso Sul (e que belos registos! Obrigado), quando puderes tira umas fotos à dita! É sempre refrescante o branco gelado para nós amantes do frio e da neve (que este ano tanto escasseiam).

E peço desculpa pelo off topic :D

Por cá dias monótonos, como todos sabemos... Esta madrugada o nevoeiro resolveu fazer finalmente uma visita decente aqui à zona e apesar de ter levantado por volta das 11h, nunca chegou a entrar o Sol. Resultando num dia de ambiente fresco, próprio da época.
A máxima segundo a estação do IPMA terá sido alcançada entre as 16h e as 17h com o registo de 10,1ºC. A mínima pelas 07h com 7,6ºC.
Ás 23h marcava 8,6ºC e o nevoeiro volta a instalar-se.

Deixo aqui este registo feito pelas 22h, onde já se notava a descida do nevoeiro cobrindo as partes mais elevada da cidade.

DIy2iV3.jpg


Abraço à comunidade.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas joralentejano.
Olá actioman,
Vou tentar responder a tudo, estou no telemóvel e pode escapar alguma coisa...
É pena, acompanhava bastante os dados da tua estação que até davam bastante jeito, espero que um dia volte a transmitir dados.
________________
Quanto ao sensor...
Neste momento não tenho disponibilidade para tirar foto quando puder aqui postarei mas digo mais ou menos onde está e a marca...
Está na janela mas nunca apanha sol durante todo o ano, o modelo (marca) é "Hama" e acho que é igual às outras talvez as condições não sejam as melhores como muitos podem ter mas como ja disse aqui por agora tem de ser assim, quando puder arranjarei algo mais em condições e com melhor instalação.
Mas acho que mesmo assim os registos são aceitáveis, as minimas é que diferem muita das estações de Elvas e Portalegre mas pronto é uma região de grande inversão, antes de perceber isso até pensava que tinha registos errados. O antigo relógio que tinha é que não era nada para estas coisas.
Um dia tirarei uma foto à geada mas este ano tal como dizes tem sido uma miséria, no meio dessas 10 só 1 é que "pintou" tudo de branco, o dia tal como tenho nos registos em que registei -1,1°C
Eu lá tento animar um pouco este tópico do sul com algumas fotos porque este ano tem sido muito monótono e compreendo que farta estar sempre a postar o mesmo...
;)
________________________
Nevoeiro continua em altura e não desce devido ao vento, está apenas ao meio das torres...
Tatual: 5,4°C
Foi tudo estragado principalmente por causa do vento :buh:
 
Última edição: