Seguimento Sul - Dezembro 2015



Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Bom dia
Outra manhã bem fresquinha. Custa a acreditar que, na passada semana, estavam 15º/17º C logo às 8h.
Hoje estavam 8,5ºC às 8h em Portalegre, com céu limpo e vento fresquinho que aumentava a sensação de frio. A caminho de Arronches, a inversão térmica foi mais brusca, pois na zona do IP2 (variante de Portalegre) já estavam 4,5ºC e o nevoeiro surgiu em cotas mais altas do que ontem. Quase toda a viagem foi feita com nevoeiro, algumas vezes mais cerrado, outras mais elevado.
Continuamos com 6,5ºC por Arronches, com o céu encoberto por causa do nevoeiro, com um vento moderado e uma sensação térmica gélida.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Neste momento estão 11ºC e o sol aparece lindo e quentinho, mas só porque estou junto à costa :p

Entre as 8h e as 9h, de Relíquias até começar a descer a Serra do Cercal:
Q3K2eim.jpg


Depois de descer é logo outro clima, perto das 9h:
b8ipxsP.jpg



Vista da Ribeira da Azenha para a Serra:
vS8TefX.jpg

hUyJ54Y.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia
Nevoeiro neste momento, com 7,9°C
100% HR

Mínima de 4,8°C
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Mínima mais alta do que ontem, +6,9ºC.
Ontem à noite as nuvens entraram muito cedo, por volta das 20H, na altura a descida de temperatura até ia bem lançada estavam apenas +8,5ºC.
Agora +9ºC céu nublado, vento fraco.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: manhã de sol com temperatura muito agradável... Sem vento dissipou-se o nevoeiro.

Assim vale a pena viver num anticlinal... todo o imenso alentejo coberto por nevoeiro e por cá na presença de uma manhã de sol e do céu limpo ;)
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
:w00t: que foto mais espectacular!

Portalegre parece uma ilha no meio do mar!
O ano passado, exactamente por esta altura, foi praticamente uma semana inteira cheia de fenómenos do género, mas chegavam muito mais cedo e em muito maior escala. A cidade desaparecia, só a zona onde moro, mais alta, ficava "suspensa" no nevoeiro..
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Não estou em Arronches mas segundo um familiar meu, o nevoeiro lá está cerrado...
De certeza que a maxima hoje foi abaixo dos 10°C
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Bem, é de salientar que o capacete não saiu da Serra o dia inteiro! Estão a chegar muitas nuvens aqui, parecem as tipicas nuvens de nevoeiro, mas de resto continuo com 15ºC bem frescos. Já estou a perceber porque é que o mapa das temperaturas aparece fresco demais a esta hora, menos no litoral :eek:

(pormenor da lua sob a Serra)

PKxkVhL.jpg


VvIyXGJ.png
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Quanto ao sensor...
Neste momento não tenho disponibilidade para tirar foto quando puder aqui postarei mas digo mais ou menos onde está e a marca...
Está na janela mas nunca apanha sol durante todo o ano, o modelo (marca) é "Hama" e acho que é igual às outras talvez as condições não sejam as melhores como muitos podem ter mas como ja disse aqui por agora tem de ser assim, quando puder arranjarei algo mais em condições e com melhor instalação.
Mas acho que mesmo assim os registos são aceitáveis, as minimas é que diferem muita das estações de Elvas e Portalegre mas pronto é uma região de grande inversão, antes de perceber isso até pensava que tinha registos errados. O antigo relógio que tinha é que não era nada para estas coisas.
Um dia tirarei uma foto à geada mas este ano tal como dizes tem sido uma miséria, no meio dessas 10 só 1 é que "pintou" tudo de branco, o dia tal como tenho nos registos em que registei -1,1°C
Eu lá tento animar um pouco este tópico do sul com algumas fotos porque este ano tem sido muito monótono e compreendo que farta estar sempre a postar o mesmo...
;)
________________________
Nevoeiro continua em altura e não desce devido ao vento, está apenas ao meio das torres...
Tatual: 5,4°C
Foi tudo estragado principalmente por causa do vento :buh:

Obrigado pela resposta! :thumbsup:

Todos começámos de alguma forma e como vês hoje, nem uma como a tua eu tenho possibilidade de ter. Eu já estive com uma situação parecida à tua e com calma e perseverança alcancei a estação dos sonhos de muitos de nós. ;)
O mais importante é o entusiasmo e a vontade! Nas tuas condições não se pode considerar a medição ideal, mas pelo menos darão uma ideia dos valores!
Já agora como obtens a temperatura aparente sem anemómetro?

Por aqui dia de nevoeiro que não levantou e por isso dia frio, mas de ambiente próprio para a época!

A mínima da EMA do IPMA de Elvas foi alcançada entre as 5h e as 6h, mas só amanhã no resumo diário a saberemos, sendo que às 06h a média foi de 6,9ºC
Neste momento a segundo o último valor da EMA às 15h estavam 9,1ºC.