Seguimento Sul - Dezembro 2016



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Mínima de -0,1ºC
Havia alguns bancos de nevoeiro no vale do Caia.
Algumas fotos da geada, hoje de manhã:
GtmT44Y.jpg

vBNcUVq.jpg

UoXlaR4.jpg


Agora sigo com céu limpo e alguma neblina, estão 14,4ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Nada a acrescentar por estes dias! Por aqui o inicio de Inverno começa com cheiro a Outono, temperaturas ainda amenas quer máximas quer minímas e juntando todo o puzzle de temperaturas altissimas e chuva tardia a actividade dos solos esta em pleno agora. Só agora é que tenho visto minhocas e alguns cogumelos. Destaque também para a roseira do jardim que está a florir agora. Sei que muita gente não liga à "agricultura" mas esta dá-nos bons sinais do clima;)
Quando as roseiras estão a florir agora, é mais sinal de que o clima está é maluco, se a poda das roseiras é em Janeiro, não é, muito normal a roseira ter rosas em Dezembro. :lol:

Pelo menos, na casa dos meus avós, tenho lá roseiras e estão floridas, coisa que nunca vi em Dezembro. :wacko:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Os dias por aqui são 8 ou 80 :p
Máx: 18,2ºC
Min: -0,1ºC

Tatual: 11,4ºC

BOAS FESTAS! :cheers:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
O vento hoje estragou a mínima, mesmo assim ainda desceu até aos 2,8ºC mas podia ter descido mais.
Agora céu limpo, vento fraco e estão 16,7ºC
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Os dias passam e continua tudo na mesma, o movimento do fórum fala por si :p pode ser que no inicio de janeiro isto anime.
A máxima foi até a uns primaveris 17,6ºC
Mesmo com estas temperaturas diurnas, há certos locais na vila que nunca secam durante o dia, são uma autêntica pista de gelo em manhãs de geada :wacko:
Uma foto do final do dia de hoje :):
3r59VeD.jpg

Mal o sol se põe arrefece logo bem, estão neste momento 6,7ºC e o vento é nulo. Hoje vai lançada!
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
No local de forte inversão á pouco um termómetro já marcava 1,9ºC :cold::cold:coloquei-o num terreno entre a ribeira e uma levada, incrível, mas não o deixei lá porque não regista as mínimas.
Na vila sigo com 5,1ºC


 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Excelente valor,essa medição foi feita a que altura do solo?
não sei ao certo, mas aquele local é bem encaixado e baixo, talvez já abaixo dos 150m. Já falei várias vezes, uma geada naquele local, queima as plantações numa noite, já cheguei a sair de lá com -4ºC à meia noite, (imaginemos a mínima) e foi necessária muita água para tirar o gelo do vidro do carro :p
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
não sei ao certo, mas aquele local é bem encaixado e baixo, talvez já abaixo dos 150m. Já falei várias vezes, uma geada naquele local, queima as plantações numa noite, já cheguei a sair de lá com -4ºC à meia noite, (imaginemos a mínima) e foi necessária muita água para tirar o gelo do vidro do carro :p

Interessante, inversão agressiva.
Não estava a perguntar a altitude, estava a perguntar a que altura do solo fizeste essa medição, 1 mt, 1,5mts por exemplo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Interessante, inversão agressiva.
Não estava a perguntar a altitude, estava a perguntar a que altura do solo fizeste essa medição, 1 mt, 1,5mts por exemplo.
ah, desculpa. foi mesmo junto ao solo, menos de 1m.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
ah, desculpa. foi mesmo junto ao solo, menos de 1m.

Pois, mas uma medição de temperatura deve ser feita num mínimo a 1,5 mts do solo.
Imaginemos que fizeste a 0,8 mts, se medisses logo a seguir a 1,5 metro a temperatura subia logo um pouco. Em locais de inversão essa diferença até pode ser mais acentuada.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Pois, mas uma medição de temperatura deve ser feita num mínimo a 1,5 mts do solo.
Imaginemos que fizeste a 0,8 mts, se medisses logo a seguir a 1,5 metro a temperatura subia logo um pouco. Em locais de inversão essa diferença até pode ser mais acentuada.
Sim, já presenciei essa diferença aqui em minha casa entre um termómetro no quintal junto ao solo e o sensor na janela. Não tinha muito tempo e deixei o termómetro no meio do terreno junto a uma árvore. De qualquer maneira, este local é bastante interessante em termos de inversão pois cursos de água é o que não falta e além disso é bastante abrigado, mesmo no verão tenho a certeza que as temperaturas mínimas raramente são acima dos 10ºC, apenas em casos em que apareça vento, tal como reportei uma vez aqui, este verão.