Seguimento Sul - Dezembro 2019

Vai com um caudal muito bom o rio Caia, agora sim é que o penedo, só tem uma parte da "cabeça" de fora, esse material que a água arrasta e se prende aí nos pilares da ponte, dá uma matéria organica do melhor.
E provavelmente quinta-feira já nem se vai ver. :D Há também elevado risco de que o Rio galgue esta ponte, pois, está previsto chover bem mais que hoje e entretanto já quase tocou no tabuleiro. Veremos.
É verdade! Esse material todo arrastado demonstra bem que os cursos de água já precisavam de uma limpeza assim, de forma natural.

Boas.
Não, a estação está bem fixa.
A estação não tem problemas nenhuns Aurélio.

O que se passa é muito simples, passo a explicar:
Nos dados que me aparecem na consola, dentro de casa está tudo bem e com dados correctos.
No entanto, a marca da estação é Acurite, Marca americana dos EUA.
No início de 2019 a empresa foi proibida de vender produtos e de estar online na Europa, porque não tem certificado CE (aquele carimbo CE que vem em tudo..)
Tanto que não conseguem entrar no site deles sem VPN.
https://www.acurite.com/

E por questões de políticas internacionais a estação deixou de funcionar em pleno online, porque com isto cortaram-me o acesso ao servidor da Acurite onde fazia as configurações online. E a estação deixou de zerar os dados da precipitação as 00h de cada dia.
No entanto eu na consola doméstica tenho tudo.

Não é uma questão de marcação CE, é simplesmente a frequência que é proibida na Europa, é a mesma coisa se você comprar um VP2 USA.

Acumulados, até ao momento, porque parece ir mais...
Portalegre: 49.3mm
Netatmo: 28.6mm
Elvas: 22.7mm

O núcleo da depressão parece estar na região do Algarve

E provavelmente quinta-feira já nem se vai ver. :D Há também elevado risco de que o Rio galgue esta ponte, pois, está previsto chover bem mais que hoje e entretanto já quase tocou no tabuleiro. Veremos.
É verdade! Esse material todo arrastado demonstra bem que os cursos de água já precisavam de uma limpeza assim, de forma natural.

Pois, quando o rio corre com um grande caudal, ele mesmo se encarrega de fazer a limpeza do seu leito, grande parte desse material são canas já fragmentadas.

Boa noite! Continua a chover em Alvalade Sado, o grosso da precipitação foi durante a tarde, o acumulado deve de andar entre os 35 e os 40 mm (amanhã confirmo o valor exacto). É a primeira grande chuvada de 2019 nesta zona. É uma boa rega sem dúvida, mas dada a sequidão com que os solos ainda se encontram a certa profundidade ainda falta muita chuva mas muita para a saturação dos solos. Para as barragens não conta nada. Venha mais chuva durante a semana que os solos bebem toda a que cair e mesmo assim não satisfazem a sede.

Dia histórico de Chuva no Alentejo

Sagres já leva 40.2 mm acumulados.

Por aqui, dia de céu nublado, aguaceiros e trovoada ao início da manhã.

Máxima: 16.3ºC
mínima/actual: 10.6ºC

Precipitação: 18 mm

Malta do Sul:

:semfotos:

Como é? Não há registos?

Estou mais do que farto de ver tudo alagado aqui por minhas bandas e de chuva recorrente desde Outubro!

Mas abriria uma grande excepção para fotos do Sul num momento de rara abundância!

Venham os registos!

Estremoz: muita chuva ao longo do dia... 67,3 mm segundo a estação Netatmo.

EDIT: Não tenho como aferir com outra estação os dados desta Netatmo mas tem chovido muito ao longo do dia; mesmo assim, acho que o valor está um pouco inflacionado.

Última edição:
E pensava eu que não chegava aos 43mm. Grande dia de chuva. 9C a noite vai ser fresquinha
.
38692430c9b010ca596f7eb5198e38fb.jpg

Última edição:
Malta do Sul:

:semfotos:

Como é? Não há registos?

Estou mais do que farto de ver tudo alagado aqui por minhas bandas e de chuva recorrente desde Outubro!

Mas abriria uma grande excepção para fotos do Sul num momento de rara abundância!

Venham os registos!
Rio Caia na minha terra, Arronches:
TQVBEZI.jpg

30.1mm na netatmo. Portalegre já ultrapassou os 50mm. :rain:

Rio Caia na minha terra, Arronches:
TQVBEZI.jpg

30.1mm na netatmo. Portalegre já ultrapassou os 50mm. :rain:

Esta água toda vai ter á albufeira do rio Caia ou está a ir em sentido contrário e, logo, será perdida ?