Seguimento Sul - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Camping Puro Alentejo com 50mm :eek: Grande cheia a sul daqui.

Vários trovões têm sido audíveis.

Com a chuva que caiu, a ribeira de Arronches corre como há muito não via! A água vem turva e acastanhada. Ainda houve trovoada por volta das 3h/4h da manhã, mas sem direito a grande espetáculo :)
IMG_20221209_080013.webp

Deve estar a chegar esta celula que está a passar por Faro, 7mm em +/- 10 minutos, total do dia 22,0mm
Esse aguaceiro só rendeu 1 mm. Até agora, sigo só com 2 mm, a trovoada morreu a oeste.

Com a chuva que caiu, a ribeira de Arronches corre como há muito não via! A água vem turva e acastanhada. Ainda houve trovoada por volta das 3h/4h da manhã, mas sem direito a grande espetáculo :)
Ver anexo 3201
Obrigado pela partilha! Vai bem cheia, tenho de ir ver como está o caudal do Rio Caia aqui em Arronches quando ambas as ribeiras se juntam. Já era expectável depois da muita chuva que tem caído ao longo da noite.

Acumulado de 45mm e continua a chover. :rain:

Última edição:
Chuvada descomunal e repentina por aqui agora mesmo. O acumulado passou de 45mm para 48mm rapidamente.
Previsões de acumulados completamente fora da realidade aqui nesta zona, hoje.

Vai bem cheia, tenho de ir ver como está o caudal do Rio Caia aqui em Arronches quando ambas as ribeiras se juntam
Bom dia

Se tiveres algum tempo, vais ficar de boca aberta ;)
Infelizmente não tive tempo algum para parar no caminho, mas o que choveu e está a chover pela nossa área, é um autêntico dilúvio. No caminho, vi a mesma situação que ocorreu em Março de 2018 e naquele dia dos 120mm e tal em Outubro de 2020 (salvo erro). Água por todo o lado, com regatos transformados em rios...
Esperemos que não haja prejuízos avultados nem situações como ocorreram em Lisboa na quarta/quinta.

Bom dia

Chuva torrencial agora mesmo em Lagoa. Foram uns 4 minutos a cair bem forte, a olho, com um rate acima dos 60 a 70mm/h. Engraçado que nem a estação de Carvoeiro nem a do Sitio das Fontes, acumularam alguma coisa. Foi mesmo localizado.

Esperemos que não haja prejuízos avultados nem situações como ocorreram em Lisboa na quarta/quinta.
Aqui por exemplo, podem chover até 1000mm num dia ( não desejo isso) que não há inundações...
De resto tem estado a chover, mas até agora tudo perfeitamente normal para a época .

24mm em Elvas em 2 horas durante a madrugada. Duas viaturas arrastadas por uma ribeira:

53.3mm em Arronches, até ao momento.

Aqui por exemplo, podem chover até 1000mm num dia ( não desejo isso) que não há inundações...
De resto tem estado a chover, mas até agora tudo perfeitamente normal para a época .
Acho que te esticaste num 0 a mais... Com 1000 mm tinhas os "sobreiros engravatados" do Rossio todos encharcados e com água 3 palmos por cima da cabeça ;) :D

Acho que te esticaste num 0 a mais... Com 1000 mm tinhas os "sobreiros engravatados" do Rossio todos encharcados e com água 3 palmos por cima da cabeça ;) :D
Também acho que colocou um 0 a mais sem querer. :D Mas mesmo assim, acho que 100mm iriam resultar em problemas. Portalegre, no dia 20 de outubro de 2020 registou 150mm, antes disso não tinha chovido muito e houve inundações, cheias e derrocadas, imaginemos se fosse com os solos saturados...

O caudal deve estar a subir ainda.

Qualquer cidade portuguesa com 50 mm acumulados em 1 hora (como foi com Lisboa) teria problemas com inundações.