Seguimento Sul - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
@Aspvl como está a ribeira de Arronches? Espero que esteja tudo bem por aí.

Imagens inéditas do Rio Caia a passar por cima da ponte dos arcos, algo que se aconteceu uma vez na vida foi muito e eu nunca vi tal coisa. Estou chocado.
A ponte é esta:
PBfqlPw.jpg

Às 5 da manhã, já galgava esta ponte:

Neste momento, só se entra na vila por dois lados. Duas pontes submersas.

78mm e não abranda.

@joralentejano Ribeira completamente descontrolada, galgou o impensável. Não há palavras! Árvores e postes de electricidade no meio da água.

Tenho registos mais completos, mas fica aqui esta fotografia.

Anexos

• IMG_20221213_073813.webp
    IMG_20221213_073813.webp
    107.6 KB · Visto: 90
@joralentejano Ribeira completamente descontrolada, galgou o impensável. Não há palavras! Árvores e postes de electricidade no meio da água.

Tenho registos mais completos, mas fica aqui esta fotografia.
Obrigado! Meu deus, que loucura. :shocking:

86mm e a chuva não abranda, onde é que isto vai chegar...:eek:

Arraiolos, chuva torrencial desde a meia noite. A Estação do MeteoAlentejo a registar 24mm, o que deverá estar subvalorizado por algum problema da estação, dado que Montemor, Vendas Novas, Estremoz tem valores bem mais elevados. Mora também deve ter uma avaria, dado que só marca 3,3 mm.
Em Vimieiro, registo de pequenas barragens a descarregar e, por todo o concelho, lençóis de água e ribeiros a transbordar.

A fazer-se história hoje. 93mm acumulados.

Rio Caia, impressionante!!! :shocking: :shocking:

Arraiolos, chuva torrencial desde a meia noite. A Estação do MeteoAlentejo a registar 24mm, o que deverá estar subvalorizado por algum problema da estação, dado que Montemor, Vendas Novas, Estremoz tem valores bem mais elevados. Mora também deve ter uma avaria, dado que só marca 3,3 mm.
Em Vimieiro, registo de pequenas barragens a descarregar e, por todo o concelho, lençóis de água e ribeiros a transbordar.
Sulman, a estação do MeteoAlentejo está com problemas há alguns dias...temos 54mm na estação do monte da Ravasqueira

Várias inundações e estradas cortadas em diversos concelhos do distrito. Em Monforte as aulas foram suspensas hoje.

96mm em Arronches.

Vendo pelas imagens de satélite parece que se aproxima uma mancha de precipitação para o Baixo Alentejo e Algarve nas próximas horas. A primeira célula associada a esta formação já entrou inclusive pelo Alentejo Litoral e é visível no radar. Que seja assim! :pray: :rain:

Nunca na minha vida tinha visto o Rio Caia assim:

Bom dia a todos, espero que a água que tanta falta fazia não traga grandes problemas. Estou sem estação desde há uns dias, por isso apenas consigo reportar o que vejo. De noite a chuva passou maioritariamente a norte daqui. Desde a manhã o vento aumentou de intensidade, há rajadas bastante fortes. Pelo radar vem lá mais um período de chuva forte. Preocupa-me mais o vento até…
Bom seguimento a todos, com as devidas precauções!

Não vais ter a barragem do caia a 70% ainda a vais é ver a descarregar
Montargil e Maranhão também devem estar com caudais de entrada interessantes :) Pena que não haja ninguém a registar.

Edit:
Valores atualizados ontem ("ouviram" as nossas críticas? :D); antes da chuva desta madrugada portanto:
eJQL9Vs.png

Montargil e Maranhão já acima dos 50%, bem bom!

Última edição: