Seguimento Sul - Fevereiro 2010

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Haverá ainda possibilidade de nevar aqui no algarve? dia 12 ás 22:00 o termometro marcava -2 e já o carro tinha gelo, depois começou a chuviscar, e durante a noite apareceram muitas nuvens, e claro a temperatura subiu...
pensei mesmo que ia acordar com um manto branco!
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Haverá ainda possibilidade de nevar aqui no algarve? dia 12 ás 22:00 o termometro marcava -2 e já o carro tinha gelo, depois começou a chuviscar, e durante a noite apareceram muitas nuvens, e claro a temperatura subiu...
pensei mesmo que ia acordar com um manto branco!

Infelizmente não, não há frio suficiente para isso nem na Fóia nem nos 300m de São Brás de Alportel... O único meteoro que vai merecer a nossa preocupação aqui a sul será apenas a chuva. De momento é o que eu consigo ver nos diversos modelos... :)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Belas fotos Mirones!
Quer então dizer que apesar de não ter nevado em Portalegre, em Marvão até deu para pintar de branco! :shocking:

Desta não sabia eu e tenho um colega que mora nos Alvarrões!

Obrigado pela partilha! :thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

A noite foi de aguaceiros moderados a fortes (tive um rain rate máximo de 109,8mm/h às 01h08), tendo acumulado 3,8mm:rain: no Sitio das Fontes. O vento está moderado a forte, registando uma rajada máxima de 59,5 km/h às 10h01, estando a velocidade média (dos últimos 10 minutos) nos 35,8 km/h. A pressão atmosférica está com tendência de subida rápida, marcando neste momento 997,6 hPa. A temperatura minima da noite foi de 11,2ºC, e neste momento estão 14,7ºC. O céu está parcialmente nublado.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
V.R.S.A.

Boas, depois de uma madrugada com 3 trovões por volta das 5 da matina, os aguaceiros por agora acalmaram...

Deu para ouvir o rujir da natureza:D Que saudades que já tinha!!

Neste momento ceu parcialmente nublado...
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Belas fotos Mirones!
Quer então dizer que apesar de não ter nevado em Portalegre, em Marvão até deu para pintar de branco! :shocking:

Desta não sabia eu e tenho um colega que mora nos Alvarrões!

Obrigado pela partilha! :thumbsup:

Boas,

É verdade, em Alvarrões não nevou. Passei algumas vezes por lá e somente chuva miuda. A neve começou a cair a cerca de 200/300m da vila de Marvão, portanto a cerca de 700m de altura.

Cumprimentos :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Próxima maré viva prevista para 2ª feira pode destruir mais 10 casas na Fuzeta

Em dois meses marés vivas e ondulação forte do mar destruíram quase 30 casas de férias da Ilha da Fuzeta, Algarve, mas há mais 10 habitações em risco iminente de cair com as marés vivas previstas segunda-feira.

Em declarações à Lusa, a presidente da Sociedade Polis Ria Formosa, Valentina Calixto, disse que há neste momento 10 casas na Ilha da Fuzeta em risco iminente de destruição pelo mar e que esse facto pode registar-se com as próximas marés vivas, previstas para a próxima segunda-feira, segundo previsões meteorológicas.

A destruição das casas através de um fenómeno natural apenas veio antecipar a demolição programada pelo Polis Ria Formosa, um projecto de 87 milhões de euros que prevê uma intervenção em 48 quilómetros de frente costeira.

"A destruição das casas pelo mar por antecipação ao Polis não significa, no entanto, um trabalho mais facilitado e económico para as autoridades responsáveis pela renaturalização das ilhas da Ria Formosa", observou Sebastião Teixeira, geólogo da Administração Hidrográfica Regional do Algarve.

"A operação de remoção do lixo e o seu carregamento para terra ficou, todavia, mais dificultada, porque o lixo está mais disperso pela praia e pela Ria Formosa", explicou.

Sebastião Teixeira acrescenta ainda que os destroços das casas podem aumentar o perigo para os pescadores e mariscadores durante a faina, nomeadamente à noite, altura em que a observação de obstáculos é mais difícil.

Contudo, a Polícia Marítima indicou que os destroços que flutuam serão madeiras de pequeno porte e que não apresentam um "verdadeiro risco para a navegação", acrescentou.

Valentina Calixto disse que neste momento está um processo a correr de preparação para um concurso público de remoção dos destroços e das ruínas, cujo objectivo é retirar todo o lixo da praia e Ria Formosa até à Páscoa.

As casas destruídas na Fuzeta este Inverno são fruto de um fenómeno natural registado numa frente costeira de cerca de 100 metros, onde o mar rasgou a duna e em consequência galgou para a Ria Formosa, um sistema lagunar natural.

"A ilha da Fuzeta já estava muito frágil e acabou por ceder. Neste momento a duna desapareceu e nessa frente de 100 metros já só há praia", explicou o geólogo Sebastião Teixeira.

Desde Dezembro de 2009, e até hoje, o mar já destruiu, total ou parcialmente, 29 casas na Ilha da Fuzeta.

"Depois da tempestade vem a bonança" e se neste momento o mar está a rasgar e a romper, "assim que a tempestade terminar vai repor", afirmou Sebastião Teixeira.

SIC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Essa do mar tirar a areia e depois repor a areia tenho muitas reservas, desde de Fevereiro de 2008, o Algarve tem sido periodicamente notícia pelo avanço do mar, em dois anos nada foi feito, para proteger e salvaguardar as praias. No Verão passado caíram falésias com vítimas a lamentar,a culpa aplicou-se ao sismo que tinha feito dias antes. Agora a culpa é do mau tempo, mas o que é facto é que o Algarve a sua costa vai ficando cada vez mais frágil e continuam à espera que o mar reponha o que levou.:unsure: Sempre ouvi dizer quando a ondulação está de sueste é que causa mais estragos porque "come" a areia toda, ultimamente a ondulação tem estado de Sudoeste e não Sueste, muito estranho, já que a ondulação de sudoeste repõe areia, mas não é isso que temos assistido a este Inverno, porque será?

Já agora aqui fica a resposta ao meu e-mail enviado ao IM, pelo facto de na passada 6ªfeira ter caído alguns flocos de neve aqui em Olhão.

No seguimento do email enviado por V. Exa., informamos que o fenómeno que refere era expectável no dia 12/02/2010. Em particular, a previsão elaborada pelo IM apontava para a ocorrência de neve em cotas baixas na região Sul. Embora na previsão mais actualizada a queda de neve fosse mais provável em cotas acima dos 300m, não era de excluir a queda de alguns flocos de neve (ou de neve misturada com chuva) em cotas mais baixas.
No mesmo dia, houve também relatos de queda de neve em algumas regiões do Alto Alentejo e na região da Grande Lisboa. Notar que neste dia, houve também instabilidade atmosférica pelo que também ocorreu queda de granizo em alguns locais.

Em Portugal, a queda de neve pode ocorrer com temperaturas positivas até cerca de 5-7ºC junto ao solo. No entanto, quanto mais elevada é a temperatura do ar, menor a probabilidade que a precipitação seja na forma de neve. Num estudo actualmente em desenvolvimento no IM, pode constatar-se que em Portugal, cerca de metade dos casos de queda neve ocorrem no intervalo de temperatura do ar entre -1ºC e +1ºC e que menos de 5% dos casos ocorrem para valores superiores a 3ºC.

Atentamente,

Instituto de Meteorologia, I. P.,
Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações Externas
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Malta aqui do sul, reparem no Sat24 e vejam a celula que nos ira atingir com a sua força maxima.
Iremos ter uma madrugada/manhã e talvez resto do dia bastante animada!
Pelo que analisei ira cair uma boa quantidade de aguaceiros.
Vejam o satelite e ja me dizem qualquer coisa.;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Existe alerta amarelo de precipitação para Faro mas apenas para amanhã entre as 14h e as 21h... Esta madrugada ainda não me parece mas tem realmente um bom aspecto... :rain:
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Existe alerta amarelo de precipitação para Faro mas apenas para amanhã entre as 14h e as 21h... Esta madrugada ainda não me parece mas tem realmente um bom aspecto... :rain:


Sim também nao me parece muito que chove ja esta madrugada, mas durante o dia quase garanto.:rain: