Seguimento Sul - Fevereiro 2010



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por Elvas dia cinzentão e de chuva quase constante :rain:, com pequenos intervalos entre aguaceiros.

Já levamos quase 16mm de chuva.
Temperatura actual: 10,6ºC
HR: 91%
Pressão Atmosférica: 985hPa
Neste momento chove.

A mínima foi de 7ºC e a máxima 12ºC.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,

Por aqui a tarde esteve boa, sem chuva e com céu parcialmente nublado, com boas abertas. À falta de chuva e trovoada, tirei umas fotos do mar em Sagres. Estava uma ondulação forte, acompanhada com vento moderado a forte, o que fazia com que a rebentação subisse até ao topo das arribas!













 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, céu nublado com abertas e aguaceiros a partir das 16h45m.

Máxima: 17.0ºC
mínima: 12.0ºC

Precipitação: 8 mm

Muito assustador, o estado do mar no Algarve, tive esta tarde na Fuzeta e o medo da população é geral, com a possibilidade do mar entrar Fuzeta a dentro, na Praia de Faro a estrada de acesso à ilha esteve cortada.
Mas na altura, chovia não deu para tirar fotos, mas o cenário é assustador.:eek:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
terça-feira, 16 de Fevereiro de 2010

Mau tempo: Parte do cordão dunar destruído em Faro


A ondulação, com cerca de cinco metros de altura, aliada às marés vivas provocou esta madrugada a destruição de cinco casas na ilha da Fuzeta e parte do cordão dunar na ilha de Faro, levando ao corte de trânsito.
Fonte da Administração Regional Hidrográfica do Algarve (ARHA) disse que cinco casas na ilha da Fuzeta «foram total ou parcialmente destruídas esta noite, mas não há nenhuma vítima a registar.

Segundo Sebastião Teixeira, geólogo da ARHA, com a destruição destas cinco casas, são já dez as habitações destruídas em dois dias.

Diário Digital / Lusa


Foto de casa destruida
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
terça-feira, 16 de Fevereiro de 2010

Mau tempo: Parte do cordão dunar destruído em Faro


A ondulação, com cerca de cinco metros de altura, aliada às marés vivas provocou esta madrugada a destruição de cinco casas na ilha da Fuzeta e parte do cordão dunar na ilha de Faro, levando ao corte de trânsito.
Fonte da Administração Regional Hidrográfica do Algarve (ARHA) disse que cinco casas na ilha da Fuzeta «foram total ou parcialmente destruídas esta noite, mas não há nenhuma vítima a registar.

Segundo Sebastião Teixeira, geólogo da ARHA, com a destruição destas cinco casas, são já dez as habitações destruídas em dois dias.

Diário Digital / Lusa

Esta tarde, ruiu mais uma casa, e mais algumas estão prestes a ir abaixo.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Esta tarde, ruiu mais uma casa, e mais algumas estão prestes a ir abaixo.

Infelizmente são as consequências de um ordenamento urbanístico "desordenado" que existe há muitos anos nessa zona (e em todas as ilhas barreira da Ria Formosa!). É impossível travar esta luta contra o mar! Contra a natureza! Mais dia menos dia, vem o resto abaixo!
 

weathor

Cirrus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
15
Local
Lisboa
vem
nsw-storm.jpg
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
Caros amigos do forum,

Esta tarde tirei umas fotos por telemovel do que aconteceu à ilha da Fuzeta.

Como sabem, devido às ondulações fortes, para além ter destruido casas, foi criada uma barra...o que divide a ilha em dois.

Nas imagens, vê-se a tal barra formada. Há um ilheu entre a ilha (ou parte dela) e a Fuzeta.

Peço desculpas pela qualidade das imagens pois foram tiradas de um telemovel, mas fica aqui a minha humilde contribuição.

img534.jpg


img535t.jpg


img536v.jpg
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Nevoeiro a partir dos 800-900 m. Vento forte e chuviscos. Confesso que fui por descargo de consciência, já que cá em baixo, na cidade, marcava uns miseros 7º.Fui à procura de vestigios...e eles nem vê-los. Desilusão total !!!

Até poderia ser colocado noutros tópicos, mas penso que o que aconteceu em Portalegre é algo semelhante ao que se passou em Loriga. Embora a latitudes diferentes...ambas situam-se na parte oeste de montanhas, nós de S.Mamede, Loriga da S.Estrela. Com a circulação de leste que havia e nós estando a oeste, acabamos por ter muito mais % de humidade relativa !!!, ao contrário do que aconteceu nas vertentes este, como covilhã, por exemplo. o que acham?

Boas,

Estive este fim de semana por Portalegre e acabei por ir na manhã de ontem até Marvão porque me tinham dito que nevou lá. A verdade é que estava bonito...branquinho, tenho fotos, vou colocar assim que puder :thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas,

Estive este fim de semana por Portalegre e acabei por ir na manhã de ontem até Marvão porque me tinham dito que nevou lá. A verdade é que estava bonito...branquinho, tenho fotos, vou colocar assim que puder :thumbsup:

mirones, estamos a aguardar então! ;)

Grandes fotos ecobcg, bons rebentamentos! :eek:, o ventinho também devia ser considerável não?

Igualmente bons registos Sueste, isso é que é estar no acontecimento, infelizmente nada alegre, mas são os resultados do desordenamento do território... :(

Weathor não percebi a tu imagem? É uma wall cloud, mas de onde? :huh:

Por aqui, continua a chuva e já vamos quase nos 20 mm e a temperatura está nos 10,5ºC.

O destaque de hoje vai igualmente para a pressão que chegou aos 985hPa. Fantástico!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu não tenho pena nenhuma dos donos das casas destruídas. Em 1997 sucedeu o mesmo, houve casas destruídas na Ilha de Faro e a península de Cacela foi parcialmente destruída. Há muito que não devia haver uma única casa nas Ilhas Barreira. O litoral é um sistema dinâmico a Ria Formosa está sempre a mudar ao longo das décadas, sempre foi assim e sempre será. Esta gente constrói ilegalmente no litoral e depois quem tem de pagar os esporões, os arranjos e as reposições de areia é o zé povinho.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Concordo Frederico...

Belas fotos malta!!

Estive durante a tarde á beira rio, e só de olhar para a barra, mal se via, a arrebentação das ondas passava a barra... impressionante!!:eek:

Neste momento aguaceiros fortes!! cai forte!!