Seguimento Sul - Fevereiro 2010

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
A temperatura continua estagnada à volta dos 2ºc na estação de cerro do negro (Almodôvar) e tomo esta estação como referência para o caldeirão.
http://http://www.meteo.pt/pt/otempo/observacoessuperficie/
Pela observação das estações do IM constata-se que o factor altitude está presente.
Esta estação e a de Portalegre são as que se apresentam mais frias.
É esperar para ver se temos a visita do elemento branco. Se não for agora pelo menos ao final da tarde.

Aqui não acredito que venha a ter qualquer supresa. de facto está bastante frio, mas precipitação nem à distância !!! :angry:
 


Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Um relato que foi deixado no meu blog pelo António

Afinal, não foi só aqui, que caíram os farrapos de neve.:D:)

O vento sopra de nordeste no Sotavento, e não de leste como sopra no Barlavento.

É preciso estar em Lisboa para haver um fenómeno desses em Olhão... :angry:
O ar frio, quanto a mim, não é proveniente de oeste como referido pelo Gerofil. A oeste e a sul só há ar "quente" marítimo. Este frio que se faz sentir tem a ver com o vento do quadrante leste e do ar frio a níveis baixos/médios empurrado desde o interior da PI (associado ao fluxo do AA das ilhas britanicas). Este ar frio instalado, associado à nebulosidade, permitiu a descida acentuada de temperaturas mesmo nas regiões mais "improváveis" (diga-se, zona de Lisboa e sotavento algarvio). Até no Cabo Raso a temperatura está nos 5ºC. Veja-se que no norte do país, apesar do ar frio instalado, por não haver nuvens, a temperatura está mais alta (pelo menos no litoral).
O litoral centro e o sul estão numa zona de convergência de massas de ar, uma vinda de NE-E, bastante fria, e outra de W-SW, marítima e húmida. Podem-se esperar bons fenómenos convectivos.
A zona do barlavento algarvio é a mais quente do país, por 2 factores. Está mais abrangida pelo ar marítimo/mais longe da incursão fria do interior da península e porque o vento que se faz sentir é de E, ou seja, tem uma componente marítima que não permite valores muito baixos. No sotavento a massa de ar ibérica conseguiu penetrar e os ventos de NE permitem este arrefecimento. Contudo, penso que a temperatura nao irá descer mais.
Mas, sem dúvida, uma conjugação rara de factores aí pelo sotavento. :thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Kraliv não reportas ainda nada?

Pela webcam parece que na Serra da Ossa já cai qualquer coisa :rolleyes:

livem.jpg


por100212123030.jpg


Por aqui ligeira descida de temperatura para os 4,8ºC e uma HR de 61%. A pressão é de 1010hPa.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: Aguaceiro moderado de frezing (CHUVA CONGELADA) desde as 13h15 ... Agora já está a passar a neve.

ACTIOMAN: Concerteza que pode já estar a nevar bem ao longo do troço da Nacional 4 entre Arcos e Borba (suponho eu porque é hábito ser a zona onde mais se acumula a precipitação de neve na região).

EDIT: Por agora (13h35) já parou a precipitação. A temperatura é de 4,0 ºC.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Neva no Redondo disse-me agora mesmo um colega meu!

E pela web cam do kraliv também se nota:


Estão a ver aquele risquinho branco junto do anemometro ;)


live004.jpg


E aqui flocos na lente da câmara:

live007.jpg
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Neva no Redondo disse-me agora mesmo um colega meu!

E pela web cam do kraliv também se nota:

...


Desculpa lá contradizer...mas eu não ví por aqui neve nenhuma ;)

Esteve a chover ligeiramente e é normal a Cam ficar assim molhada..apenas isso.

Eu percebo o vosso entusiasmo e excitação mas...não abusem!!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Aqui por Estremoz continua a cair frezing. Por serem tão pequenas, as partículas de frezing poderão fazer confusão com neve ou granizo de pequena dimensão.
Vamos estar com atenção ao radar, pois se surgir alguma mancha "amarelada" será neve concerteza ... A temperatura está a descer a um bom ritmo: 3,7 ºC neste momento.

EDIT: Agora também flocos grandes de neve misturados com o frezing.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Desculpa lá contradizer...mas eu não ví por aqui neve nenhuma ;)

Esteve a chover ligeiramente e é normal a Cam ficar assim molhada..apenas isso.

Eu percebo o vosso entusiasmo e excitação mas...não abusem!!

Pois... foi o que me foi transmitido ao telefone :angry:, tu estives-te sempre ai a observar ou só depois de veres aqui o post é que foste verificar? Digo isto porque pode que no aguaceiro quando mais intenso tenha caído alguma coisa,a webcam parecia confirmar,estive a gravar imagem a imagem e visualiza-las animadamente e parecia confirmar... Aliás aquele traço branco não me parece água, ou é frizing rain ou granizo, a água é transparente. Mas enfim tu estarás ai saberás melhor ;).

Aqui por Estremoz continua a cair frezing. Por serem tão pequenas, as partículas de frezing poderão fazer confusão com neve ou granizo de pequena dimensão.
Vamos estar com atenção ao radar, pois se surgir alguma mancha "amarelada" será neve concerteza ... A temperatura está a descer a um bom ritmo: 3,7 ºC neste momento.

EDIT: Agora também flocos grandes de neve misturados com o frezing.

Está a melhorar, mas lá está anda na cota dos 500m :cool:.