Seguimento Sul - Fevereiro 2010

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ena pa! O Alentejo em alta, e pelo radar ainda mais alguma animação possível esta noite!
:)

PS: Malta, não chamem freezing rain à neve fundida, ou à sleet, ou "água-neve"! Naturalmente são coisas bem diferentes! :p
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Ena pa! O Alentejo em alta, e pelo radar ainda mais alguma animação possível esta noite!
:)

PS: Malta, não chamem freezing rain à neve fundida, ou à sleet, ou "água-neve"! Naturalmente são coisas bem diferentes! :p

Sim shame on me, já reparei que tenho andado a trocar o nome ao fenómeno da neve fundida :hehe:

Em Elvas Sleet e nada mais, mas a temperatura vai descendo...

Em Vila Boim já começava a acumular em árvores e carros :w00t: ;)

dsc06573medium.jpg


dsc06568mediumgf.jpg


dsc06566medium.jpg


dsc06576amediumy.jpg


dsc06559medium.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Sim shame on me, já reparei que tenho andado a trocar o nome ao fenómeno da neve fundida :hehe:

Em Elvas Sleet e nada mais, mas a temperatura vai descendo...

Em Vila Boim já começava a acumular em árvores e carros :w00t: ;)

dsc06566medium.jpg

Obrigado pelos teus testemunhos.

Em Estremoz a precipitação já é quase nula; não há qualquer acumulação porque esteve sempre a chover depois das 22h00. Agora registo 1,6 ºC e ainda neva, mas já muito fraca.
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Boa reportagem Actionman!
Fui de propósito a Vila Boim e constatei o forte nevão que caia....na cidade só mesmo agua neve....pelas minhas contas já é a 3 vez este ano que neva....lololol

Sim shame on me, já reparei que tenho andado a trocar o nome ao fenómeno da neve fundida :hehe:

Em Elvas Sleet e nada mais, mas a temperatura vai descendo...

Em Vila Boim já começava a acumular em árvores e carros :w00t: ;)

dsc06573medium.jpg


dsc06568mediumgf.jpg


dsc06566medium.jpg


dsc06576amediumy.jpg


dsc06559medium.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa reportagem Actionman, sempre em cima do acontecimento :thumbsup:
Estive a ver o arquivo de satélite, as nuvens eram muito fraquinhas, essa neve foi arrancada a ferros, mas o que tem que ser tem muita força :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boa reportagem Actionman, sempre em cima do acontecimento :thumbsup:
Estive a ver o arquivo de satélite, as nuvens eram muito fraquinhas, essa neve foi arrancada a ferros, mas o que tem que ser tem muita força :)

Subscrevo :thumbsup: muitos parabéns pelas fotos actioman :w00t:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Ontem de manhã, sensivelmente à hora que os relatos apontam que nevava em Arraiolos, era este o aspecto do céu visto de Estremoz e na direcção de Arraiolos.
ETZa.JPG


À noite parece que a neve estava mesmo à espera que eu fosse trabalhar para começar a cair … Mesmo assim fica uma fotografia tirada à pressa, por volta das 20h40.
ETZb.JPG


Esta manhã era visível o gelo sobre os carros; como o céu limpou, a temperatura desceu para valores negativos …
ETZc.JPG
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boa reportagem Actionman, sempre em cima do acontecimento :thumbsup:
As nuvens eram muito fraquinhas, essa neve foi arrancada a ferros.


Obrigado! de verdade! ;) :D
Aquilo nas verdade foi praticamente um fenómeno, pois quase se viam as estrelas através delas! :shocking:

Sei que sou um elemento do fórum, muito sazonal. E esse é o meu principal defeito :o, mas realmente o que mais me motiva é o frio, o Inverno e a NEVE! :w00t:.
Não me importo de perder noites, fazer km e até de colocar dias de férias no work (como ontem :hehe:), tudo pela maluqueira de ver um floco perdido a cair do céu. E em grande parte claro está, para mostrar aqui à comunidade :viva:.
Eu sei que para quem vê neve habitualmente (a malta do Interior Norte e Centro em particular), há coisas com as quais vibro e aqui mostro que chegam a roçar o ridículo :D. Mas também sei que para outros tantos (como a minha pessoa), uma simples fotografia com 2 flocos é um entusiasmo real (como aquelas duas fotos que o Gerofil teve ontem a pachorra de tirar durante o seu trabalho, só para mostrar o que se passava no momento :thumbsup:). É aliás uma das grandes mais-valias do MeteoPT: o aqui e o agora em directo. Eu pelo menos assim o vejo. É uma delicia ver as vossas reportagens e é um fórum de valor pedagógico indubitável (e aqui abro este parêntesis, para agradecer o quanto tenho aqui vindo a beber da sabedoria desta comunidade), mas o factor "on-line" é deverás esplêndido e quanto maior for esta rede maior será o seu valor. Saber sempre em cada recanto, por mais remoto que seja, o que sucede e as suas condições meteorológicas são de um poderio incalculável e aumentam o seu valor e seriedade perante o mundo que nos observa e segue. Por isso é que com este nosso entusiasmo completamente amador e logo livre de obrigações, algumas pessoas, profissionais nesta deslumbrante ciência, mais ou menos "camufladas", não conseguem resistir ao nosso entusiasmo e ainda que de tempos a tempos, vêm aqui aportar o seu grão de areia e contribuir para que sejamos mais rigorosos no momento de caracterizar um determinado fenómeno, tornando assim os observadores que somos, mais credíveis e assertivos no momento de reportar algo. Evitando que não utilizemos termos como mini-tornados ao invés de tornados de grau "x", que se chame "água-neve" à neve fundida ou ainda baralhar o termo sleet com freezing-rain :assobio: :o.

Bem, chega de lamechices :D e vamos ao que interessa, uma espécie de resumo do dia 12/02/2010 e parte da passada madrugada.

Após um dia de grandes emoções (felizmente a noite salvou um pouco as expectativas que tinha criado :hehe:), onde a cota de neve aqui pelo interior do Alto Alentejo andou claramente nos 400 a 500m, se bem que já no final da precipitação (cerca das 02h30) chegou a nevar também aos 300m.
As temperaturas andaram sempre nos 3ºC a 4ºC e só baixavam para 1ºC a 2ºC, quando a neve se intensificava.
Julgo que devido ao aumento da Humidade Relativa é que os flocos, no final do aguaceiro, davam lugar ao sleet e se via nevar com 2ºC e "sleetar" :lmao: com 1ºC (eu e o Gerofil assistimos a isso na zona de Estremoz, pelo menos).
É uma pena a EMA de Estremoz estar tantas vezes sem dar dados e por isso tomo como comparação os dados de Elvas:

obssuperficie140000835p.png


obssuperficie140000835t.png


obssuperficie140000835h.png



Ao iniciar-se a precipitação, a temperatura desce e a HR começa a sua escalada, poderá ter sido por isso? Acho que o frio em altura estava em aumento, isto segundo os modelos.

A falta de precipitação, mais a Norte também ditou bastante as cotas. No entanto já foi um regalo, com esta é a terceira vez que vejo os flocos por estas bandas e estamos no Alentejo, nunca é bom esquecer! ;)

Em Vila Boim ainda foram mais de 2 horas a nevar,e alguns momentos com "vontade". Terá sido pelo vento subir pela encosta do alto de Vila Boim até aos 400m e alimentar assim um pouco a intensidade do fenómeno? :huh:

Aqui ficam pois as restantes imagens possíveis a complementar as que já tinha postado anteriormente, onde pretendo apenas mostrar as pequenas acumulações (se é que lhes posso chamar assim) que se começaram a querer formar:


Certamente houve muita gente nesta simpática vila que nem se deu conta do cenário :cool:

p2126950medium.jpg



p2136971medium.jpg



p2136972medium.jpg



A diferença de poucos metros fazia a toda a diferença e peço desculpa pela redundância (como se pode ver neste exemplo: um poste de betão que com os seus 8 metros tem mais neve lá no alto que na sua base) :).

p2136973medium.jpg



Quase que foi preciso uma lupa, mas lá descobri micro-acumulações na vegetação :lmao:

p2136974medium.jpg



E no solo junto a alguns muros e carros.

p2136970medium.jpg



p2136969medium.jpg



p2136959medium.jpg



E para não esquecermos que este é um Carnaval gelado :lmao::

p2136961medium.jpg



Era pouca, mas ainda assim consegui fazer uma espécie de bola! :lol:

p2136963medium.jpg



Esta foi já em Elvas, perto do Castelo, num dos pontos mais altos da cidade( a uma cota de 320m aproximadamente). Pode-se ver que é ao pé do Pelourinho da cidade, de estilo Manuelino e que conserva ainda os ferros de sujeição possivelmente da época quinhentista ;)

p2136955medium.jpg



Se fizerem um pouco de memória já o conhecerão de uma outra foto, com um cenário "mais composto" que aqui deixei aquando da memorável queda de neve no passado 10/01/10:

P1106741Medium.jpg



E por fim a selar esta mini-reportagem para este mini-evento de queda de neve/sleet, a foto da praxe ;). A neve era pouca mas ainda assim a Mãe Natureza deu-me este autentico quadro para o deixar lá plasmado :w00t::

p2136967medium.jpg


Um abraço companheiros "MeteoPTianos" :amigos:.
Aos meus conterrâneos elvenses em particular e a todos os que nos visitam de uma forma geral, inscrevam-se no fórum e participem com os vossos testemunhos e observações! Todos são bem-vindos! :thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz (dados de hoje):

Temperatura máxima = 8,4 ºC (15h36)
Temperatura mínima = - 0,9 ºC (07h51)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 5,9 ºC
Pressão atmosférica = 1009 hPa

Este mês: Temp. máxima = 16,7 ºC (dia 6, às 15h06); Temp. mínima = - 0,9 ºC (dia 13)

ACTIOMAN, parabéns pelo teu trabalho; super fixe !!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia frio e com céu pouco nublado.

Máxima: 12.9ºC
mínima: 6.6ºC
actual: 7.7ºC
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Grande reportagem Actioman !:thumbsup:
Se te enganas em termos,mas fazes reportagens e fotos como estas,podes enganar-te em todos os termos :p:lmao:
Parabéns! A neve fica mais bonita em sitios como o Alentejo. :)