Seguimento Sul - Fevereiro 2010



Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Estremoz: Um corredor de trovoadas de alinhamento oeste-este estende-se desde a Península de Setúbal/Grande Lisboa até à Espanha. Por aqui trovoadas frequentes e dispersas entre as 18h00 e as 19h00, com aguaceiros moderados.

Houve granizo?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Forte aguaceiro durante a meia-tarde de hoje. De resto apenas o vento marcou presença entre os cúmulos que corriam velozmente pelos céus entre os 20ºC de temperatura. A dar um cheirinho de primavera ...

Entretanto aqui fica o meu contributo para aquilo a que eu chamaria:

Colecção de Rios e Ribeiras do Algarve (2009/2010) - O Rio Vascão

23022010326.jpg


23022010332.jpg


23022010324.jpg


Termino apenas para dizer que apesar da ponte permitir o atravessamento a pé, as guardas estão podres e qualquer carro a faz abanar. Não me parece que do plano original de estradas de 1946 para cá tenha tido muitas obras de conservação. O novo IC27 termina em Alcoutim... :rolleyes:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Parabéns pelas fotos...este ano é mesmo o Rio Vascão!!!!
Tenho de tirar umas fotos da ribeira de Quarteira que este ano está um rio com as nascentes cársicas a debitar caudais exurbitantes.




Forte aguaceiro durante a meia-tarde de hoje. De resto apenas o vento marcou presença entre os cúmulos que corriam velozmente pelos céus entre os 20ºC de temperatura. A dar um cheirinho de primavera ...

Entretanto aqui fica o meu contributo para aquilo a que eu chamaria:

Colecção de Rios e Ribeiras do Algarve (2009/2010) - O Rio Vascão

23022010326.jpg


23022010332.jpg


23022010324.jpg


Termino apenas para dizer que apesar da ponte permitir o atravessamento a pé, as guardas estão podres e qualquer carro a faz abanar. Não me parece que do plano original de estradas de 1946 para cá tenha tido muitas obras de conservação. O novo IC27 termina em Alcoutim... :rolleyes:
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Alguns aguaceiros e algumas trovoadas relativamente por perto tem sido a nota dominante desta tarde/noite (além dos 4-0 do Glorioso)

À poucos minutos ouviu-se mais uma trovoada e caíu um aguaceiro, 3.30 mm,
com rate de 32,8mm. O vento tem estado moderado a forte (Raj.Max 51,1km/h).
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Vi agora em rodapé na RTP que um Homem morreu atingido por um Raio em Portel.:eek::eek:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por cá abateram-se várias trovoadas com intensidade moderada :D:w00t:.
Ainda chegou a haver granizada e tudo! Não foi de grande intensidade, mas aqui fica o registo do fenómeno. ;)

Imagem de radar do momento:

por100223190029.jpg


A temperatura desceu dos cerca de 12ºC para os 9ºC e o vento soprou forte a muito forte com algumas rajadas de respeito. :eek:

Estou à espera da actualização das 20H do IM para ver quanto caiu, mas penso que uns bons 8 ou 9mm. Em Estremoz, às 19h, foi um abuso! 12,5mm :surprise:

precipestremozmedium.jpg


A actividade eléctrica foi grande, mas só pude ir fotografar já no fim do episódio, que ainda durou mais de uma hora.

Aqui ficam 2 fotos:

Uma apenas com o clarão:

raioelvas223fev10medium.jpg



E esta sim com um raio nuvem-nuvem :):

raioelvas323fev10medium.jpg


PS- Estava a passar em rodapé no Telejornal da RTP1 que um homem morreu com a queda de um raio em Portel! :( Sabes alguma coisa David? :huh:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Quanto ao seguimento, passei o dia em Faro onde cairam alguns aguaceiros esporádicos com o céu parcialmente nublado....o célebre mija-mija.

Foi mija-mija foi, por volta das 17h20m se tivesses na zona da Penha na rua, logo vias o que era o célebre mija-mija.:angry:

Caiu um aguaceiro forte que durou cerca de 3 minutos, mesmo com o limpa-vidros no máximo, não se via nada à frente, tanto que o trânsito momentaneamente andava a uns 10 km/h acompanhada por um vento fortissimo.

Por aqui, em Olhão caíram 3 aguaceiros fortes ao longo do dia, um de manhã, e outro ao almoço e outro às 17h30m.

Máxima: 18.6ºC
mínima: 13.4ºC

Precipitação: 5 mm
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Por cá abateram-se várias trovoadas com intensidade moderada :D:w00t:.
Ainda chegou a haver granizada e tudo! Não foi de grande intensidade, mas aqui fica o registo do fenómeno. ;)

Imagem de radar do momento:

por100223190029.jpg


A temperatura desceu dos cerca de 12ºC para os 9ºC e o vento soprou forte a muito forte com algumas rajadas de respeito. :eek:

Estou à espera da actualização das 20H do IM para ver quanto caiu, mas penso que uns bons 8 ou 9mm. Em Estremoz, às 19h, foi um abuso! 12,5mm :surprise:

precipestremozmedium.jpg


A actividade eléctrica foi grande, mas só pude ir fotografar já no fim do episódio, que ainda durou mais de uma hora.

Aqui ficam 2 fotos:

Uma apenas com o clarão:

raioelvas223fev10medium.jpg



E esta sim com um raio nuvem-nuvem :):

raioelvas323fev10medium.jpg


PS- Estava a passar em rodapé no Telejornal da RTP1 que um homem morreu com a queda de um raio em Portel! :( Sabes alguma coisa David? :huh:

Estou em Lisboa, só soube agora. O único familiar meu que lá está é a minha mãe, que também não sabe de nada, mas nós moramos numa aldeia perto de Portel, não no centro da vila.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Raio mata homem em Portel
O homem andava a trabalhar num olival e abrigou-se da chuva debaixo de uma árvore


Um homem, de 41 anos, morreu, esta terça-feira, ao ser atingido por um raio, durante uma trovoada, quando trabalhava num olival numa herdade na freguesia de Monte do Trigo, no concelho de Portel (Évora), revelaram os bombeiros.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora explicou à Agência Lusa que o alerta para a ocorrência foi recebido, às 15:48, pela corporação de bombeiros de Portel. «Outras pessoas que estavam a trabalhar no mesmo olival (¿) é que avisaram os bombeiros», disse a mesma fonte.

O homem, de acordo com o CDOS, «andava a limpar oliveiras», tendo-se resguardado «da chuva e da trovoada por baixo de uma» das árvores.

Para o local, foram mobilizados cinco bombeiros da corporação de Portel, auxiliados por duas viaturas. O olival onde se deu o acidente situa-se no Monte dos Hospitais, na freguesia de Monte do Trigo.


Fonte : IOL.PT
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Estou em Lisboa, só soube agora. O único familiar meu que lá está é a minha mãe, que também não sabe de nada, mas nós moramos numa aldeia perto de Portel, não no centro da vila.

Foi no Monte do Trigo, freguesia 10 km a norte do Portel. Eu moro uns km a sul de Portel, de qualquer modo é de lamentar mais uma morte por condições meteorológicas adversas. Mas também foi falta de prudência estar debaixo de uma árvore aquando de uma trovoada.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Foi no Monte do Trigo, freguesia 10 km a norte do Portel. Eu moro uns km a sul de Portel, de qualquer modo é de lamentar mais uma morte por condições meteorológicas adversas. Mas também foi falta de prudência estar debaixo de uma árvore aquando de uma trovoada.

Folgo em saber que não foi nada contigo! :thumbsup:

No entanto é sempre de lamentar a perda de uma vida humana tão jovem ainda :disgust:.

Por aqui sigo com 11ºC e uma pressão em franca subida: 1011hPa.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Boas
Por acaso sai de Faro por volta das 17h da Penha, foi por 20 min que não o apanhei!!!:D
Essse terá sido talvez o aguaceiro mais forte no dia de hoje por Faro, penso eu.
Por aqui continuam os aguaceiros agora fracos e com algum vento a fazer-se sentir. Acho que ainda vamos ter umas célulazitas ao longo da noite, no radar nota-se atmosfera bastante instável.


Foi mija-mija foi, por volta das 17h20m se tivesses na zona da Penha na rua, logo vias o que era o célebre mija-mija.:angry:

Caiu um aguaceiro forte que durou cerca de 3 minutos, mesmo com o limpa-vidros no máximo, não se via nada à frente, tanto que o trânsito momentaneamente andava a uns 10 km/h acompanhada por um vento fortissimo.

Por aqui, em Olhão caíram 3 aguaceiros fortes ao longo do dia, um de manhã, e outro ao almoço e outro às 17h30m.

Máxima: 18.6ºC
mínima: 13.4ºC

Precipitação: 5 mm