Seguimento Sul - Fevereiro 2013



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Finalmente, registei precipitação este mês. :D 3 mm até agora, podia ter sido mais, não fosse a linha com maior actividade estar no mar a sul.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura mínima = 9,5 (05h08)

Ontem (Sabado):

Temperatura máxima = 15,4 ºC (13h22)
Temperatura mínima = 6,8 ºC (05h03)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 10,5 ºC
Pressão atmosférica = 1015 hPa

Tarde de chuva pela região.

Este mês: Temp. máxima = 18,1 ºC (dia 15); Temp. mínima = 2,0 ºC (dia 7).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Está difícil de chover em condições por aqui! Caiu uma chuvada ao fim da tarde/inicio da noite mas acho que não passou muito dos 5mm de acumulado. Já faz falta uma chuvada (20mm ou mais) que penetre minimamente no solo para restituir os níveis de água no mesmo. Espero-mos que esta semana que vem renda bem por terras do sul e que depois não nos caia outra vez o bloqueio em cima. Dava jeito um mês de Março com pelo menos 150% da média, para mim um mês em que a chuva ainda faz algum efeito. A partir de Abril a evapotranspiração já é grande e água a mais só trás prejuízos à agricultura nomeadamente pela ocorrência de doenças provocadas por fungos.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por cá aquela linha de instabilidade que passou ao final da tarde deixou finalmente alguma chuvinha, ainda que o acumulado não tenha passado dos 2,2mm no Sítio das Fontes. De realçar apenas a célula bem escura e a demonstrar alguma instabilidade, com um updraft bem visível, que passou um pouco a Sul de Silves, e que já há algum tempo que não passava nada do género por cá:D Sempre deu para ver algo diferente dos últimos meses...

Veremos o que teremos amanhã ao final do dia.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
aqui por albufeira por volta das 19:30 rendeu 8mm:eek:

:lol: A avaliar pelos últimos tempos parece um dilúvio. No Minho qualquer farrapo de nuvem deixa uns 20mm ou mais...Aqui temos de nos contentar com as migalhas.
Bom começou o põe e tira para a situação de amanhã ao final do dia. Acho que nem vale a pena ligar ao modelos, o melhor é ir olhando ao radar e satélite;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Algumas trovoadas...

201302181000r78g.gif
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Bom por aqui está um belo dia! O sol espreita por entre uma camada de nuvens altas que mais parece aquela camada de pó do deserto que costuma-mos assistir durante o Verão. Não faz "pinga" de vento e a temperatura está agradável. Este Fevereiro de facto tem tido dias formidáveis o que me faz ansiar pelo que vem aí na Primavera...
Segue então o terceiro pior Inverno que me lembre...a par do de 2005 e do Inverno do ano passado.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
A normal de 71-2000 entre Outubro e Fevereiro é de 389 mm.

A normal de 81-2010 entre Outubro e Fevereiro é de 375.9 mm.

Neste momento, levo 280 mm no ano hidrológico, ou seja, já levo um déficit na precipitação na ordem dos 100 mm a menos. Pensava, que a diferença não fosse tão acentuada, mas fazendo as contas não deixa de ser preocupante.