Seguimento Sul - Fevereiro 2013

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
E lá vai tudo a caminho de Espanha...

far130218155031.jpg


Devem apanhar uns belos acumulados...
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
As hipóteses de precipitação assinalável (>=10mm) são muito reduzidas...
Temos aquela mancha a entrar no golfo de Cádiz e que tem aquela hipótese de se chegar um pouco para oeste à medida que vai rodando mas que vai progressivamente enfraquecendo no seu bordo oeste. Depois temos a segunda mancha vinda de oeste que segundo os modelos enfraquece ao entrar em terra pelo litoral oeste. Basicamente as hipóteses de maior precipitação serão mesmo junto à fronteira e depois no litoral oeste.
Diria que os modelos têm pouco por onde falhar aqui, porque há algo sobre esta região que não favorece a ocorrência de precipitação. Basta ver as imagens de satélite e observar aquele buraco que é formado entre as duas manchas nebulosas. Não sei se é da posição/deslocamento da depressão, se da intromissão de ar seco ou outro factor mas as condições não estão favoráveis para aqui.
Da maneira que isto anda ainda temos de fazer um canal da Andaluzia para aqui :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O final de tarde não permitiu precipitação. Mas até ao final da noite acho que vai acontecer.

Céu nublado por vários estratos, algumas pequenas virgas e também estratocumulus. Quando há estratocumulus embebidos, a convecção pode disparar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Alguns acumulados na Andaluzia:

Vejer de la Frontera: 16.0 mm
Medina Sidonia: 15.0 mm
San Fernando: 13.8 mm
Huelva, Ronda Este: 12.5 mm
Cádiz: 10.8 mm
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho cómico o IM, quando os modelos não indicavam nada para esta tarde, eles puseram alerta amarelo, quando é na madrugada e manhã de amanhã que temos algumas ténues hipóteses de alguma coisa tiram o alerta amarelo.
Mas adiante, olhem está uma bela lua aqui no buraco onde nada acontece !
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
por130219011031.jpg


A região de Sagres poderá levar com grandes acumulados durante as próximas horas!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
[A região de Sagres poderá levar com grandes acumulados durante as próximas horas!

A imagem do radar até prometia, mas aquela mancha perdeu um pouco de força ao chegar a terra. Deixou cerca de 6mm de acumulado:
Pn02Evm.png


No Sítio das Fontes o acumulado ficou-se nos 4,4mm. Neste momento sigo com céu parcialmente nublado e, tirando um ou outro aguaceiro que possa aparecer, não vislumbro muito mais precipitação por cá no resto dia de hoje. Resta aguardar por 5.ª Feira...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Por aqui praticamente não choveu! Bem dizia eu ontem que algumas zonas podiam nem ver precipitação. Engraçado que o tal "buraco" que se desenhou logo ontem permaneceu intacto durante várias horas e ficou em cheio sobre grande parte do Sul. No litoral Oeste e na fronteira junto ao Guadiana foi onde ocorreram as precipitações mais significativas.
Ainda estou à espera de chuva a sério o que parece uma miragem:(
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Por aqui praticamente não choveu! Bem dizia eu ontem que algumas zonas podiam nem ver precipitação. Engraçado que o tal "buraco" que se desenhou logo ontem permaneceu intacto durante várias horas e ficou em cheio sobre grande parte do Sul. No litoral Oeste e na fronteira junto ao Guadiana foi onde ocorreram as precipitações mais significativas.
Ainda estou à espera de chuva a sério o que parece uma miragem:(

Bom, em Ayamonte caíram 26.3 mm. Aqui, foi um buraco autêntico nem uma pinga caiu, tudo sequinho como deve ser e o sol já brilha. O Hirlam está engraçado para 5ªfeira, com precipitação mas atenção ao buraco que ele está lá. :lmao: Este mês, se acabar com 15 mm será muito, mas chegar aos 23 mm para igualar Janeiro só se for fazer uma mijadela para dentro do pluviómetro. :lol:

14639695_Qm1L2.jpeg


O medronho está mesmo bom, não sei o que o gajo pôs dentro do medronho que aquilo queima tudo mata o bicho todo. :lol: