Seguimento Sul - Fevereiro 2014

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por aqui também chove desde cerca das 06h e apesar de não ser nenhum dilúvio é sempre bom vê-la cair. Claro que com o vento à mistura acaba por parecer mais do que na realidade é.

Registo até ao momento 6,4mm.
A temperatura tem vindo a subir lentamente e já registo agora 9,1ºC que é a máxima do dia.
O vento que também tem algum destaque é do quadrante SSW - S e já me deu uma rajada de 51,5 km/h N às 09h48.
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Hoje não me posso queixar! Já vou com 15,2mm e agora chove moderadamente!
Hoje para aqui o GFS acertou na previsão da precipitação por defeito, pelo que estou a ver. É que é sempre por excesso... :D

O vento acalmou entretanto!

Aqui fica uma imagem do momento:

ETGKqaJ.jpg


A temperatura, essa, continua a sua subida e já vou nos 12,2ºC
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Enquanto isso Loulé já vai com 11 mm, o penico do Algarve, e nos outros locais uma manhã inteira de chuva e principio de tarde e nem sequer ainda chegou aos 4 mm no dia de hoje !

Loulé já vai a caminho dos 90 mm este mês e nos outros locais nem aos 30 mm ainda chegaram ....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Almancil só vai com 2mm o que me parece estranho...estive de manhã na zona das 4 estradas mais concretamente perto do Aquashow que ainda é mais a SUL e choveu bem mais do que isso, isto só até às 13h porque até agora deve ter chovido mais um pouco.
A precipitação deve de estar a passar desta zona para Norte.
Analisando as imagens de radar mais concretamente as do radar de cavalos-Loulé eu diria que com a deslocação que a massa de ar está a ter (Oeste-Leste) a própria serra de Monchique e depois as serras do barrocal de Silves para Leste tem influência na precipitação verificada.
Dá a entender que mais a Norte em pleno Caldeirão a precipitação é menor mas pode ser falha do radar por estar tão perto dessa zona.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Almancil só vai com 2mm o que me parece estranho...estive de manhã na zona das 4 estradas mais concretamente perto do Aquashow que ainda é mais a SUL e choveu bem mais do que isso, isto só até às 13h porque até agora deve ter chovido mais um pouco.
A precipitação deve de estar a passar desta zona para Norte.
Analisando as imagens de radar mais concretamente as do radar de cavalos-Loulé eu diria que com a deslocação que a massa de ar está a ter (Oeste-Leste) a própria serra de Monchique e depois as serras do barrocal de Silves para Leste tem influência na precipitação verificada.
Dá a entender que mais a Norte em pleno Caldeirão a precipitação é menor mas pode ser falha do radar por estar tão perto dessa zona.
,

Porque a estação de Almancil não fica em Almancil mas bem mais a sul basicamente em Vale do Lobo e a precipitação passa mais junto ás Serras ... mais um dia claro de contraste entre Litoral e Interior no que toca ao Algarve !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Almancil só vai com 2mm o que me parece estranho...estive de manhã na zona das 4 estradas mais concretamente perto do Aquashow que ainda é mais a SUL e choveu bem mais do que isso, isto só até às 13h porque até agora deve ter chovido mais um pouco.
A precipitação deve de estar a passar desta zona para Norte.
Analisando as imagens de radar mais concretamente as do radar de cavalos-Loulé eu diria que com a deslocação que a massa de ar está a ter (Oeste-Leste) a própria serra de Monchique e depois as serras do barrocal de Silves para Leste tem influência na precipitação verificada.
Dá a entender que mais a Norte em pleno Caldeirão a precipitação é menor mas pode ser falha do radar por estar tão perto dessa zona.
Exactamente tudo o que está demasiado proximo do Radar obviamente não consegue registar bem ... !
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Depois das chuvas, as enchentes. A estrada estava cortada neste ponto, como de resto acontece todos os invernos com a chuva. Este rapaz achou que tinha um barco e resolveu passar. Por sorte não acabou em tragédia, obrigando os bombeiros de Montemor a um arriscado resgate, foi no porto das lãs em Montemor-o-novo.

ahavy7u8.jpg

Hoje tinham morrido. Hoje estava assim:

F2gWjPa.jpg


AMftUZ0.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bom dia.

Após um dia de chuva como eu gosto em que registrei um acumulado de 17,6mm, amanheceu com nevoeiro cerrado e uma temperatura de 8,7ºC

O panorama lá fora:

eOrP04h.jpg
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Por aqui manhã de chuva fraca e muito nevoeiro. De acordo com os dizeres populares em que há o bem chovido e o mal chovido certamente nos últimos tempos estamos numa fase de "bem chovido".
Esta aguinha fica toda nos solos!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Qual bem chovido ou mal chovido, isto só está bom é para uma coisa .... dormir !

Não é por acaso que apenas me levantei agora ... hoje que estou de folga !