Seguimento Sul - Fevereiro 2014



talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
1069234_10201471352967557_442400950_n.jpg


Vamos ver se rende alguns mm... :huh:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Parece mentira que em 12 dias seguidos com precipitação, Faro tenha acumulado apenas 26,4mm...cada vez chove menos em marrocos :D

Onde para aquele regime torrencial mediterranico que era tao carateristico do Algarve , em que parecia que chovia tudo de uma vez e o ceu parecia que ia desabar ?

Eu estive no Algarve no inverno de 89 e noutro proximo e lembro - me que chovia , que o S . Pedro parecia que queria despejar a a agua toda de uma vez !
 

MikeCT

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
396
Local
Faro
Onde para aquele regime torrencial mediterranico que era tao carateristico do Algarve , em que parecia que chovia tudo de uma vez e o ceu parecia que ia desabar ?

Eu estive no Algarve no inverno de 89 e noutro proximo e lembro - me que chovia , que o S . Pedro parecia que queria despejar a a agua toda de uma vez !

Tenho outra estação 15km a norte de Faro em zona de serra (zona de S. Brás - encosta norte do serro do botelho) e os valores acumulados são completamente diferentes.Este mês acumula perto de 100mm
O S. Pedro mudou-se mais para norte :rain:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Parece mentira que em 12 dias seguidos com precipitação, Faro tenha acumulado apenas 26,4mm...cada vez chove menos em marrocos :D

A tua estação é a referência aqui porque a do IPMA não marca precipitação e da direcção regional de agricultura no patacão só mostra dados após o final de cada mês. A da região de turismo do algarve nem vale a pena escrever pra lá, eles não querem saber.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
Onde para aquele regime torrencial mediterranico que era tao carateristico do Algarve , em que parecia que chovia tudo de uma vez e o ceu parecia que ia desabar ?

Eu estive no Algarve no inverno de 89 e noutro proximo e lembro - me que chovia , que o S . Pedro parecia que queria despejar a a agua toda de uma vez !

Esse sempre foi, é e será o regime de precipitação no Algarve. Por mais que os algarvios lamentam-se, chorem e dêem cabeçadas na parede esse é o verdadeiro regime de precipitação no Algarve mais litoral e mais a sotavento do que a barlavento.

James também esse foi um ano memorável e o Algarve teve tanta precipitação como o Norte. :D Esse ano foi quando os algarvios da minha idade ficaram mal habituados. :lmao: Se formos ver, mesmo nos anos mais recentes isso aconteceu, em Outubro do ano passado, em Setembro de 2008 e 18 de Maio de 2011. O Algarve tem um clima mais dependente das cut-off's, um ano que elas sejam raras ou não existem, a média da precipitação fica logo abaixo da média, a partir de agora começa a fase mais animadora para nós até final de Maio e depois é entre Setembro e Dezembro.