Seguimento Sul - Fevereiro 2017



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Chuva moderada mas persistente, assim dá gosto.
11.6mm
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Supostamente vem uma frente fria atrás... o que temos tido durante toda a tarde diz respeito à frente quente.
Não será aquilo que está a SW de Sagres? Se não for, a chuva que caiu até agora será menos do que o esperado pois parece já estar a acabar.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Se calhar, é quando acabar os avisos que vem a chuvada. :huhlmao: Eu, cá já não espero mais nada de aguaceiros fortes e trovoadas, aliás, o radar a sul já não mostra nada do outro mundo. Mais, uma vez, a montanha pariu o rato, a próxima vez que chover torrencial, vai ser quando ninguém espera e nem será vista pelos modelos. :lmao:

Enquanto, não houver um algarvio, a mexer nos algoritmos dos modelos, os modelos vão sempre errar, errar, errar e errar, conta-se pelos dedos os eventos que batem certo com os modelos.

Claro, o 1 de Novembro de 2015, bateu tudo certinho, quer nos modelos, quer na realidade e ninguém ligou nenhuma a isso, porque hoje foi aviso laranja e nem um aviso amarelo justificou-se. Ontem, o aviso amarelo também não foi nada de errado, esteve dentro dos parâmetros da precipitação ocorrida no Algarve, não valia a pena colocar um aviso laranja ou vermelho, já que a situação foi localizada em VRSA e em Castro Marim, no resto do Algarve não passou-se nada de especial, em Tavira houve inundações, mas devido à forte chuva ocorrida na serra.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O que os modelos previam para hoje caiu ontem.

O que previam para ontem caiu hoje.

Ninguem falou aqui mas duas noites atras caiu uma forte chuvada entre Tavira e VRSA, com ecos vermelhos no radar. Nao ha e nenhuma estacao a emitir dados em directo naquela zona e a estacao de Tavira tem estado off.

O mes esta a correr bem para um Fevereiro dado o padrao das ultimas tres decadas.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
estavam reunidas as condições para tempo severo...

uma depressão em cavamento embebida numa circulação ciclónica que descia de latitude ao nível das canárias organizada por um nucleo principal.

Todos os avisos foram justificados e ainda terão de permanecer.
Análise dos colegas do BestWeather:
"Temos alterações na previsão para as próximas horas.

Segundo as observações de radar, satélite e estações de superficie, temos neste momento um sistema muito mais fraco e desorganizado do que o previsto.

Isto deve-se ao fato da energia ( vorticidade e ar frio ) nos níveis altos da atmosfera, a circulo verde na imagem, se ter deslocado muito mais para sul do que o previsto, bem para longe da região onde as condições de choque de massas de ar e rotação dos ventos à superficie eram mais favoráveis à génese de instabilidade e de um núcleo ciclónico secundário mais intenso.
Temos assim uma aparência "desmontada" deste sistema, sem nenhuma acopolação entre a dinâmica de superficie e a dinâmica em altitude.

Com esta alteração de cenário é bem mais difícil de prever o que vai ocorrer nas próximas horas.
Em termo gerais esperamos que:

---->Desde já, a possibilidade de ocorrência de trovoadas, com tempo severo associado, está de momento muito mais reduzida.

---->Continuamos a esperar precipitação resultante do retorno de algum ar húmido nos níveis médios da atmosfera ( deformation band ), que será por vezes moderada e persistente em especial no sul e interior centro, com risco de precipitação excessiva ( acima de 20-30mm/3) a manter-e pela noite e madrugada.

---->A possibilidade de ocorrência de ventos fortes está reduzida praticamente a zero.

Vamos continuar a tomar atenção ao evoluir desta situação, não venham a aparecer mais surpresas..."
16684254_730926957081333_1701780791200195582_n.png.jpg