Seguimento Sul - Janeiro 2015



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Acabou por chover bem depois de me deitar. Já não estava à espera de tanto.
Ficam os registos da madrugada:
Sitio das Fontes
Precipitação Acumulada: 20,0mm
Rajada máxima: 57,9km/h

Carvoeiro
Precipitação Acumulada: 18,6mm
Rajada máxima: 91,7km/h (às 04h27)

Aqui em Silves o acumulado está nos 30,0mm neste momento.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Por Fonte de Apra acumulou 72mm.... não sei se será um valor correcto parece-me demasiado! Certo é que o pluviómetro tem estado a marcar valores mais ou menos fidedignos até ao momento. A ver se aparecem outros valores para corroborar.

Aqui por Loulé, na minha rua, há sinais de que choveu bem durante a noite. A "piscina" nas traseiras no prédio está bem cheia algo que só acontece normalmente com precipitações acima dos 40mm.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Agora não chove, mas o céu apresenta-se assim há 10 minutos (agora já voltou a escurecer).
rxSnNcU.jpg
aJwAA60.jpg
VGyDgkX.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, céu nublado com algumas abertas e cai um aguaceiro fraco neste momento. Ontem, acabei o dia, com 2 mm e hoje levo 25 mm. Nada mau! Quando alguns diziam que era só AA e AA este mês e que não chovia nada, afinal só falta 3 mm para igualar o acumulado em Janeiro do ano passado. :lol:

Ainda vamos em Janeiro e só falta 44 mm para igualar o acumulado do ano hidrológico passado, ainda falam em seca. :lmao:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Boas, por aqui, céu nublado com algumas abertas e cai um aguaceiro fraco neste momento. Ontem, acabei o dia, com 2 mm e hoje levo 25 mm. Nada mau! Quando alguns diziam que era só AA e AA este mês e que não chovia nada, afinal só falta 3 mm para igualar o acumulado em Janeiro do ano passado. :lol:

Ainda vamos em Janeiro e só falta 44 mm para igualar o acumulado do ano hidrológico passado, ainda falam em seca. :lmao:

Os teus valores demonstram bem o quanto temos estado mal estes últimos anos. O ano passado então foi fraquíssimo! Se tivesses 600mm ou mais este ano era o ideal para equilibrar a coisa. Aliás no geral da volta que dei pelo Sotavento no inicio do ano nota-se bem que os recursos hídricos estão muito fraquinhos! A barragem de Odeleite não conta pois ainda mais com a serra despida toda a água da serra vai lá parar.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tavira a bombar com mais de 31 mm acumulados desde a meia-noite.

Olhando para os acumulados dos últimos 10 anos na região não se vislumbra qualquer problema.

Contudo ele existe e penso que se explica da seguinte forma. A região tem tido longos períodos secos seguidos de eventos mais extremos. Por vezes num dia pode ser feita a média do mês. A precipitação total pode não se ter alterado, mas o padrão da sua distribuição mudou.

Talvez esta alteração climática seja a causa da morte do sobreiro e da azinheira. Longos períodos secos seguidos de eventos extremos de precipitação causam por um lado stress hídrico e por outro favorecem o crescimento de fungos.

O que é certo é que o montado vai desaparecer em vastas áreas do Sul se nada for feito. Em diversos concelhos há uma catástrofe ambiental e ninguém fala disto em Portugal.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e StormRic

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
ATENÇÃO: Alerta de ocorrencia de trovoada para a zonas centro e sul de Portugal continental.[/QUOTE]

Não se vai passar nada!! chuva agora apenas 3ºfeira e nada de especial.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por Fonte de Apra acumulou 72mm.... não sei se será um valor correcto parece-me demasiado! Certo é que o pluviómetro tem estado a marcar valores mais ou menos fidedignos até ao momento. A ver se aparecem outros valores para corroborar.

Aqui por Loulé, na minha rua, há sinais de que choveu bem durante a noite. A "piscina" nas traseiras no prédio está bem cheia algo que só acontece normalmente com precipitações acima dos 40mm.

Deve estar correcto, houve realmente células potentes que descarregaram em faixas alinhadas oeste-este, pode-se esperar diferenças importantes em latitude.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia,

Acabou por chover bem depois de me deitar. Já não estava à espera de tanto.
Ficam os registos da madrugada:
Sitio das Fontes
Precipitação Acumulada: 20,0mm
Rajada máxima: 57,9km/h

Carvoeiro
Precipitação Acumulada: 18,6mm
Rajada máxima: 91,7km/h (às 04h27)

Aqui em Silves o acumulado está nos 30,0mm neste momento.

17,8mm entre as 4 e as 5h em Portimão (aeródromo).