Seguimento Sul - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Chuva fraca mas persistente neste momento e a isto se resumiu este dia a partir do final da manhã, com algumas pausas. Excelente para os terrenos e caso amanhã chova mais pode ser que os cursos de água ganhem alguma vida. Hoje no caminho para Elvas não se viu um único curso de água a correr para além da Ribeira de Algalé (afluente do Rio Caia que desagua no mesmo, já à entrada da barragem) e mesmo assim é muito pouco.

11,5ºC estáveis.

Na sexta feira, poderão cair uns flocos no ponto alto da Serra de São Mamede. O GFS prevê cotas abaixo dos 900m durante a tarde, ainda com precipitação. Infelizmente não tenho possibilidades de lá ir. :hmm:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Chove bem! :rain:

Portalegre leva quase 10mm mas a sul daqui, a estação netatmo tem 1.7mm e a EMA de Elvas, 1.2mm. Durante a tarde, mal choveu por lá. O sudeste do Alto Alentejo dá-se muito mal com entradas de NW mas mesmo assim, aqui em Arronches chove há várias horas. Típica situação em que fico na "fronteira". :D
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Boa Noite

Neste momento chove em Portalegre. Nem fraco, nem forte. O ideal para regar os campos que estavam a ficar secos de frio.

Os dias vão-se contando, já desde segunda-feira que ocorrem momentos de precipitação por esta cidade! No primeiro dia começou fraco, entretanto foi aumentando de intensidade até ao dia de hoje!

Faz falta, sim, para acabar com a seca fraca que já existia por estas terras. Que chova com fartura que não é demais.

Aliás, já há várias horas seguidas que chove aqui, embora com diferentes intensidades. Lembro-me que durante a tarde chuviscava, isto porque a humidade tem-se mantido a 100%. Cem por cento já há vários dias! Curioso que estes fenómenos apenas acontecem aqui, provavelmente por se tratar de estar localizada na encosta da serra. Basta descer o resto da encosta e ao entrar na planície o momento começa a ser diferente.

Segundo, o IPMA, o acumulado, até agora, de precipitação, situa-se nos 12,5 mm. Todavia, a estação só começou a marcar a partir das 14h, e eu sei que esteve a chover nas horas anteriores. Posso arriscar que o acumulado durante este dia 30 de Janeiro se ficou nos 15 mm.

Juntando os episódios de precipitação dos dias anteriores, posso já dizer que o acumulado já foi além dos 20 mm. Talvez até mais, mas não me vou alongar.

UPDATE: afinal está a chover bem, agora.

Chove bem! :rain:

Portalegre leva quase 10mm mas a sul daqui, a estação netatmo tem 1.7mm e a EMA de Elvas, 1.2mm. Durante a tarde, mal choveu por lá. O sudeste do Alto Alentejo dá-se muito mal com entradas de NW mas mesmo assim, aqui em Arronches chove há várias horas. Típica situação em que fico na "fronteira". :D

Se vives na "fronteira", estás safo. Boa sorte por essas terras, apesar de perto uma da outra!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Se vives na "fronteira", estás safo. Boa sorte por essas terras, apesar de perto uma da outra!
Sim, é verdade! É muito frequente isto acontecer, aquela zona mais a sul daqui tem grande potencial é em situações convectivas.
É notável a diferença de acumulados entre Portalegre e Elvas.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Chuva a noite toda acompanhada de vento, as ribeiras já têm um melhor caudal finalmente!

Neste momento por Portalegre, continua a chuva fraca com Nevoeiro e algum vento
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Chuva a noite toda acompanhada de vento, as ribeiras já têm um melhor caudal finalmente!

Hoje e amanhã irão ajudar a mitigar a crescente necessidade de água nos solos. Se durante estes dias tivermos cerca de 40/45mm já era bom.
Em Portalegre, desde as 14h de ontem, tinham chovido 22mm até às 9h desta manhã.
Nota: aquele valor em Elvas creio que estará influenciado por alguma situação no pluviometro... Creio que a manutenção, por parte do IPMA, deverá ser parecida à que ocorre nos radares...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Hoje e amanhã irão ajudar a mitigar a crescente necessidade de água nos solos. Se durante estes dias tivermos cerca de 40/45mm já era bom.
Em Portalegre, desde as 14h de ontem, tinham chovido 22mm até às 9h desta manhã.
Nota: aquele valor em Elvas creio que estará influenciado por alguma situação no pluviometro... Creio que a manutenção, por parte do IPMA, deverá ser parecida à que ocorre nos radares...
Talvez se consiga atingir esses valores, vamos ver se a frente de mais logo rende bem. Os modelos previam em grande parte para estes 3 dias entre 30/40mm.
Não sei se será falta de manutenção, ontem estive em Elvas durante a tarde e pouco choveu, o que vai ao encontro daquilo que a EMA registou.
A netatmo localizado a norte da cidade leva 5mm hoje, até agora o total do evento ainda nem aos 10mm chegou naquela zona, tal como já referi é o normal em entradas de NW, a chuva tem sido em grande parte orográfica.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
A orografia penso que também explica a diferença entre os acumulados da minha estação e da estação do IPMA. A estação do IPMA está localizada na encosta da serra, enquanto a minha está quase à saída da cidade em terreno muito menos acidentado e bem longe das encostas principais do PNSSM.

Ainda assim, 6.6mm por lá.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
A orografia penso que também explica a diferença entre os acumulados da minha estação e da estação do IPMA. A estação do IPMA está localizada na encosta da serra, enquanto a minha está quase à saída da cidade em terreno muito menos acidentado e bem longe das encostas principais do PNSSM.

Sem dúvida alguma @SpiderVV . Por exemplo, na passada terça-feira havia nevoeiro orográfico na área da Santana e do Semeador, onde havia inclusive precipitação, Onde vivo (perto do hospital) era possível ver a Lua. ;)
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Neste momento sol em Vila Viçosa :huh:
Vento a intensificar-se na última hora, mas a chuva que foi fraca mas persistente durante a noite e manhã de hoje a dar "tréguas" agora. Boa chuva para regar e manter os niveis de água na parte superior dos solos, mas muito fraquinha para contrariar a tendencia seca deste inverno :dry: Não estava à espera de grandes chuvadas mas estava à espera de um pouco mais aqui para esta zona.. vamos esperar por logo à noite que é quando a chuva deverá ser mais intensa ;)
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,635
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A orografia penso que também explica a diferença entre os acumulados da minha estação e da estação do IPMA. A estação do IPMA está localizada na encosta da serra, enquanto a minha está quase à saída da cidade em terreno muito menos acidentado e bem longe das encostas principais do PNSSM.

Ainda assim, 6.6mm por lá.
Então, mas a estação do IPMA de Portalegre, não fica lá em cima no Atalaiao?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.