Seguimento Sul - Janeiro 2023

Boas,
Madrugada com alguma chuva e muito vento por Arronches. Manhã de céu pouco nublado, mas o vento continua intenso com várias rajadas acima dos 60 e 70km/h.

Rajada máxima de 79,5km/h registada perto das 12:15h.

2.4mm acumulados.

12,2ºC atuais.

Por aqui, até choveu bem durante uns 15 minutos que rendeu 3 mm, agora vento e sol entre nuvens.

Acaba de passar um aguaceiro fraco agora em Arronches que deixou uma rajada notável de 84,7km/h.

Que grande ventania, parece que vai tudo pelos ares.

11,4°C atuais.

Acaba de passar um aguaceiro fraco agora em Arronches que deixou uma rajada notável de 84,7km/h.

Que grande ventania, parece que vai tudo pelos ares.

11,4°C atuais.
E o aviso amarelo do IPMA ficou no bolso? Em Portalegre vi há pouco um pinheiro no chão, pelo radar devem vir mais uns aguaceiros.

E o aviso amarelo do IPMA ficou no bolso? Em Portalegre vi há pouco um pinheiro no chão, pelo radar devem vir mais uns aguaceiros.
Pois, penso que um aviso amarelo para o distrito justificava-se, ainda por cima temos a serra. Se em Arronches, temos vento com esta intensidade, na serra certamente estará pior.

Vão caindo uns aguaceiros fracos de vez em quando, mas não acumulam.

A temperatura começa a ter tendência em descer. 11°C atuais.

Aguaceiros fracos e muito breves por Arronches, o acumulado não se alterou ao longo do dia. Neste momento estão 7,3ºC e o vento de vez em quando, ouve-se a soprar.

EMA de Portalegre com 5ºC às 21h. Uma estação aos 545m de altitude, perto de Marvão, segue com 4,5ºC. Acredito que tanto na vila, como no ponto mais alto da serra, já possam cair uns flocos. Infelizmente os aguaceiros dissipam-se de forma significativa após atravessar o Tejo.

Bem para variar cá estou eu no "pinoco" de São Mamede... O que observei... Bem comecei a subir a serra perto das 00:15, chovia bem, a partir dos 600m já se via algo mais no pára-brisa. Aos 750m água neve. E só pra lá dos 850m tive neve. Mal cheguei aos 1000m acabou o aguaceiro. Tal como nesse momento, o carro ainda marca actualmente 0°C. No entretanto só houve mais um breve aguaceiro de farrapitos. E pronto como esperado não vai passar disto. Mas já deu pra ver qualquer coisa... Ah e claro nem sequer há vestígios, nem um mísero milímetro acumulado..

Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk

Última edição:
Bem para variar cá estou eu no "pinoco" de São Mamede... O que observei... Bem comecei a subir a serra perto das 00:15, chovia bem, a partir dos 600m já se via algo mais no pára-brisa. Aos 750m água neve. E só pra lá dos 850m tive neve. Mal cheguei aos 1000m acabou o aguaceiro. Tal como nesse momento, o carro ainda marca actualmente 0°C. No entretanto só houve mais um breve aguaceiro de farrapitos. E pronto como esperado não vai passar disto. Mas já deu pra ver qualquer coisa... Ah e claro nem sequer há vestígios, nem um mísero milímetro acumulado..

Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk

Capturar.webp

pode ser que consigas ver mais alguma coisa, vai depender do quanto os aguaceiros vão aguentar a travessia do Tejo