Seguimento Sul - Julho 2011

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Não estou em mértola, estou em Montes Altos, mesmo na fronteira com espanha. Apenas digo agora que estou nesta aldeia/vila porque eu para mim era indiferente estar perto de mértola ou mesmo lá :D

Mas pronto, estou num sitio em que eu assei por completo, é extremamente quente, e não digo que seja a temperatura certa mas aproximadamente penso ter sido essa a máxima.

Claro que é provisória esta instalação, ainda tenho uma semana para ir vendo o local apropriado.

Bem, mas isto fica no meio do nada/campo, no meio dos vales e montes todos, ruas estreitas, e um bafo completo.

É realmente incrivel o bafo do baixo alentejo. Algo que penso nunca ter sentido na pele este calor.

No carro de um amigo a temperatura era de 41ºC do exterior, 46ºC no interior e depois chego á fazenda e vejo 39ºC de máxima no sensor ;).

:cool:
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
exactamente André se há coisa que eu tenho de agradecer a todos vocês é o facto de me terem alertado para as deficientes condições da minha estação.
Graças a todos vocês tenho hoje uma estação em "melhores condições", mas dizerem-me que 39ºc é exagerado para Mértola é demais.
O André Frade às vezes também duvidava do calor que fazia no Alentejo, mas hoje que chegou ao Alentejo já vê realmente o calor que cá faz.
Sugeria a todos que viessem ao Alentejo profundo em dias como hoje;)


Essas temperaturas que tanto aprecia até são prejudiciais para a saúde! Não me parece nada boa ideia ir ao Alentejo interior nesta altura do ano!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Continua a aquecer por aqui, e o micro-clima ali do Sitio das Fontes já está a fazer das suas: 39,8ºC de máxima, registados há pouco.:hehe::hehe:

O vento está fraco a moderado de WNW.

Por acaso tens a estação montada dentro do forno onde fazes o pão ??? .... não percebo como tens essas temperaturas tão elevadas nesse sitio ... e se ao menos fosse num daqueles dias com a nortada em que dão junto ao litoral com temperaturas acima dos 30º !!
Sinceramente começo a desconfiar dessas tuas temperaturas .... a não ser que o sitio das fontes fique em alguma cova que armazena o calor, fazendo o dito forno !!
Se tal não for não percebo ...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Como se sabe a localização de uma estação tem muito que se lhe diga ... mas agora pergunto eu, não havendo qualquer estação ... quantos de voçes num curto espaço de 2 km em especial urbano tem a sensação de haver locais com uma diferença de temperatura abismal ???

Ex: Faro ... tem diversos microclimas em especial quando o vento está a influenciar as temperaturas !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E já agora ao contrário de antigamente e graças aos conselhos dos membros mais familiarizados tem dados que me pareçem perfeitamente correctos !!
Essa zona é a mais quente do Alentejo normalmente ... e geralmente atendendo aos dados que por vezes consulto do IM costuma ter +2/3 do que Beja por vezes ...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Como se sabe a localização de uma estação tem muito que se lhe diga ... mas agora pergunto eu, não havendo qualquer estação ... quantos de voçes num curto espaço de 2 km em especial urbano tem a sensação de haver locais com uma diferença de temperatura abismal ???

Ex: Faro ... tem diversos microclimas em especial quando o vento está a influenciar as temperaturas !!

Faro tem uma média anual de 17.5ºC para o Aeroporto, mas eu acredito que a média da cidade é bem maior. E tem 509 mm para o Aeroporto, mas no Cabo de Santa Maria deve ser inferior a 450 mm.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por acaso tens a estação montada dentro do forno onde fazes o pão ??? .... não percebo como tens essas temperaturas tão elevadas nesse sitio ... e se ao menos fosse num daqueles dias com a nortada em que dão junto ao litoral com temperaturas acima dos 30º !!
Sinceramente começo a desconfiar dessas tuas temperaturas .... a não ser que o sitio das fontes fique em alguma cova que armazena o calor, fazendo o dito forno !!
Se tal não for não percebo ...

Pois...também me surpreendo às vezes com os valores ali atingidos...no entanto, a instalação está conforme as normas, a estação é uma Davis, o que dá grande fiabilidade, aqui há umas 2 semanas fiz uma limpeza integral da estação, com desmontagem do radiation shield e limpeza do interior do mesmo, fiz uma verificação ao sensor de temperatura e pareceu-me tudo ok... ali a zona das Fontes digamos que terá as características idênticas ao Barrocal Algarvio, não sofrendo grandes influências do litoral (pelo menos com ventos de N-W). O que é um facto é que lá está sempre mais quente que aqui em Lagoa, por exemplo. E ontem, quando sai do trabalho e fui para casa, cheguei a Silves perto das 17h45 e o carro foi sempre a marcar 39ºC e ao chegar a Silves, marcava 40ºC. A estação das Fontes a essa hora marcava cerca de 38ºC.

De qualquer das formas, tenho estado com atenção aos valores, na tentativa de perceber se há, ou não, alguma anomalia...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não há anomalia, para quem conheça essa zona há uma série de condições que levam a isso. Ainda bem que existe essa vossa estação ecobcg, para documentar "ao vivo" este tipo de fenómeno de aquecimento compressivo do ar quente que desliza por ali abaixo de norte para sul em simultâneo aos efeitos de calor numa zona bastante baixa. Essa estação está num local perfeito, é na verdade um verdadeiro "maná" meteorológico :thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não há anomalia, para quem conheça essa zona há uma série de condições que levam a isso. Ainda bem que existe essa vossa estação ecobcg, para documentar "ao vivo" este tipo de fenómeno de aquecimento compressivo do ar quente que desliza por ali abaixo de norte para sul em simultâneo aos efeitos de calor numa zona bastante baixa. Essa estação está num local perfeito, é na verdade um verdadeiro "maná" meteorológico :thumbsup:

É totalmente verdade. Ontem também me surpreendi, e sem suspeitar do caro ecobcg fui confirmar a sua instalação. E a verdade fala por si. Quer pelo material, quer pela instalação, os dados são irrepreensíveis. São estes casos que devem ser estudados e compreendidos. Eu tanto acredito em 40, em 35's em 45's... Desde que existam condições de aquisição de dados irrepreensíveis. Este é o desafio estimulante dos amantes da meteorologia e climatologia: A estação certa, no sítio certo, com condições perfeitas de instalação. Só assim se pode estudar a climatologia de um local e perceber os fenómenos que tornam o clima de determinada localização tão "sui generis" Por isso ecobcg acho que daqui a 30 anos (que a saúde nos permita tal!) poderemos estar a ter conversas muitíssimo interessantes sobre a climatologia do Sítio das Fontes :)
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
O caro membro Aurélio devia ter mais moderação no tipo de acusações e juízos de valor que faz das pessoas. Se é verdade que o MeteoAlentejo abusa bastante na excitação, você também não tem o direito de por em causa a credibilidade e o trabalho de uma pessoa como o ecobcg com provas dadas na qualidade do seu trabalho só porque os resultados não lhe sai-em como você deseja.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
A estação do ecobcg não tem falhas. Dou um exemplo, existe em Lagoa no sítio do Canadá, uma estação meteorológica pertencente à Direcção Regional de Agricultura, onde a temperatura máxima registada por essa estação no mês de Junho foi a mesma que a estação no sítio das fontes obteve. Não conheço onde fica essa zona do Canadá em Lagoa, mas o ecobcg deve saber melhor que eu, onde fica essa zona e se a zona é perto do Sítio das Fontes ou é afastado.
A estação que refiro-me é esta: http://www.drapalg.min-agricultura.pt/index.php?option=com_wrapper&Itemid=43

Boas, por aqui, dia de céu limpo e sigo com 28.2ºC.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
A estação do ecobcg não tem falhas.

Já relatei, no tópico do litoral norte, que a uma distância de 4 km, junto ao mar, existem diferenças de 6º. Neste caso, uma estação perto da praia estaria teoricamente desacreditada pelos seus vizinhos um pouco mais no interior, sem razão:mad:.

Por isso , não me custa nada acreditar na fiabilidade da estação do ecobgg:).