Seguimento Sul - Julho 2011



rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu estou na Praia do Vau, em Portimão.
Só para chatear a estação de Portimão do IM, que até é próxima daqui (embora muito particular pois está um pouco num buraco ali no aeródromo, especialmente para as mínimas..) tem estado há uns bons dias offline.
:angry:

Não sei a distância exacta daqui à estação do Sítio das Fontes.
E sim, claro que está algo abrigado o local, é natural que tenha extremos, nota-se nas mínimas, bem baixas, tendo em conta que está a meia duzia de minutos do mar, e aqui mínimas bem tropicais.
Mas daí a dizer que os dados estão errados com esta facilidade...
Enfim..

Dizer que podem não ser totalmente representativos de uma área mais vasta, tudo bem. Mas daquela zona, e vendo a montagem, são óptimos, mais do que reais penso eu.
E sim, a zona está abrigada da influência marítima, especialmente nas mínimas. Nas máximas também em dias em que a brisa de SW é pouco importante.
Ontem por exemplo foi um desses dias. Aqui junto ao mar, assim a "olhómetro", e depois por medições no carro, estimo que tenha ido algures aos 30º fim da manhã, para depois cair um pouco com a brisa, e ao fim da tarde, com o NW bem marcado, a trazer ar ali de zonas como a onde está a estação referida, estaria certamente perto dos 35º. Um grande bafo, e aqui apesar da influência marítima, com água até bem fresca estes dias.

Já hoje está um pouco mais de brisa de SW, e até na estação do Sítio das Fontes se nota isso um pouco.

Resumindo, parecem-me mais do que verídicos os dados dessas estação como é natural!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
A estação do ecobcg não tem falhas. Dou um exemplo, existe em Lagoa no sítio do Canadá, uma estação meteorológica pertencente à Direcção Regional de Agricultura, onde a temperatura máxima registada por essa estação no mês de Junho foi a mesma que a estação no sítio das fontes obteve. Não conheço onde fica essa zona do Canadá em Lagoa, mas o ecobcg deve saber melhor que eu, onde fica essa zona e se a zona é perto do Sítio das Fontes ou é afastado.
A estação que refiro-me é esta: http://www.drapalg.min-agricultura.pt/index.php?option=com_wrapper&Itemid=43

Boas, por aqui, dia de céu limpo e sigo com 28.2ºC.

Algarvio, a estação da DRA fica aqui bem próximo da cidade de Lagoa, e a uns 4,65km em linha recta da estação do Sitio das Fontes. Podes ver aqui um mapa que fiz:



Uploaded with ImageShack.us

Em anexo coloquei uns ficheiro kmz para o Google earth, com a localização desta estação e a do Sitio das Fontes.

De facto essa estação costuma ter temperaturas similares às do Sitio das Fontes, apesar de ainda estarem separadas por 4km. A da DRA fica situada numa encosta de um pequeno vale. Por acaso ainda nunca comparei as máximas e minimas de um mês completo destas duas estações, para tentar ver se são sempre similares, ou em que condições é que os valores são diferente e quand são iguais. A ver se o faço em breve.

Resta-me agradecer as palavras dos membros que vieram aqui "defender" os valores da minha estação!:D É bom sentir o reconhecimento de um trabalho que se tem vindo a desenvolver e se tem tentado manter sempre em boas condições.

No final deste ano vou preparar um breve estudo sobre os dados dos últimos anos, para tentar fazer uma breve pré-caracterização do "micro-clima" do Sitio das Fontes. 3 anos é pouco tempo, mas dá para ir tendo uma ideia.

Quanto aos valores de hoje, a máxima foi de 35,9ºC e a minima foi de 17,9ºC, neste momento sigo com 35ºC e vento fraco de SSE.
 

Attachments

  • Estações Meteo.zip
    990 bytes · Visto: 49

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Resta-me agradecer as palavras dos membros que vieram aqui "defender" os valores da minha estação!:D É bom sentir o reconhecimento de um trabalho que se tem vindo a desenvolver e se tem tentado manter sempre em boas condições.

No final deste ano vou preparar um breve estudo sobre os dados dos últimos anos, para tentar fazer uma breve pré-caracterização do "micro-clima" do Sitio das Fontes. 3 anos é pouco tempo, mas dá para ir tendo uma ideia.

Vamos a ver uma coisa jamais pus em causa os teus valores, apenas tentei perceber em que condição ou localização estaria colocada a tua estação. Dizer se estava colocada no forno do pão, era obviamente uma metáfora para caraterizar os valores registados na tua estação. Não consegui perceber muito bem a localização em termos de envolvente mas parece-me pelo resto que pode criar esse efeito sim senhor .....
Mas Silves conheço ...e parece-me que poderá ter valores idênticos não ???

É fantastico ver estes micro-climas, mas não gostava de viver lá no Verão :D

PS: Obviamente muito menos colocaria em causa o teu trabalho de vários anos ... simplesmente a tecnologia também pode falhar não ....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O caro membro Aurélio devia ter mais moderação no tipo de acusações e juízos de valor que faz das pessoas. Se é verdade que o MeteoAlentejo abusa bastante na excitação, você também não tem o direito de por em causa a credibilidade e o trabalho de uma pessoa como o ecobcg com provas dadas na qualidade do seu trabalho só porque os resultados não lhe sai-em como você deseja.

Não percebi o que disse na parte final, mas obviamente ninguem pos em causa o trabalho dele, muito longe disso ....nem fiz acusações e muito menos juizos de valor. Simplesmente disse que parecia que a estação dele estava num forno ... dada a grande diferença de temperaturas face a outras estações ... (efeito da localização ????conforme já disse o Vince e Vitamos)
Poucos valores vejo de Silves, mas esse local conheço e sinceramente parece que tem todas as condições para ter valores idênticos aos de Sitio das Fontes ..

Se eu for o maior programador do mundo, isso garante que tudo em que toco ou que todos os meus equipamentos nunca falhem ?????
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo.

Máxima: 31.3ºC
mínima: 20.2ºC
atual: 24.4ºC
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 36,7 ºC (16h05) :hehe::hehe:
Temperatura mínima = 19,2 ºC (05h28)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 30,7 ºC
Pressão atmosférica = 1009 hPa

Este mês: Temp. máxima = 36,7 ºC (dia 27); temp. mínima = 11,4 ºC (dia 18).

Aurélio, explica aí em que condições o vento roda de sudoeste para o quadrante norte no litoral do Algarve ... :D
Preciso de fazer contas para o próximo fim de semana.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estremoz:

Temperatura máxima = 36,7 ºC (16h05) :hehe::hehe:
Temperatura mínima = 19,2 ºC (05h28)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 30,7 ºC
Pressão atmosférica = 1009 hPa

Este mês: Temp. máxima = 36,7 ºC (dia 27); temp. mínima = 11,4 ºC (dia 18).

Aurélio, explica aí em que condições o vento roda de sudoeste para o quadrante norte no litoral do Algarve ... :D
Preciso de fazer contas para o próximo fim de semana.

Não percebi essa .... se estava a falar a sério ou se era uma ironia, mas uma coisa lhe posso responder:
Não são assim tão poucos os dias em que isso acontece !!
A prova disso tem sido a primeira quinzena deste mês aqui no Algarve, dependendo somente da posição do AA !!

Seja como for previr em especial no sotavento se o vento sopra na parte da tarde de Sudoeste ou Norte é quase um martirio... em especial quando o vento não é moderado a forte ....
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Não percebi essa .... se estava a falar a sério ou se era uma ironia, mas uma coisa lhe posso responder: Não são assim tão poucos os dias em que isso acontece !! A prova disso tem sido a primeira quinzena deste mês aqui no Algarve, dependendo somente da posição do AA !! Seja como for previr em especial no sotavento se o vento sopra na parte da tarde de Sudoeste ou Norte é quase um martirio... em especial quando o vento não é moderado a forte ....

Claro que falo a sério. Estão aí as apostas para o fim de semana (aqui) e tenho de fazer os cálculos para a máxima no Aeroporto de Faro para o fim de semana.