Estremoz: Temperatura máxima = 31,1 ºC (15h23) Temperatura mínima = 13,3 ºC (06h57) CONDIÇÕES ACTUAIS: Temperatura = 19,7 ºC Pressão atmosférica = 1016 hPa O dia foi de céu limpo, com muito vento durante quase toda a tarde. Este mês: Temp. máxima = 32,2 ºC (dia 3); Temp. mínima = 11,7 ºC (dia 1).
temperaturas atuais: Quinta do Barranco, Algoz 30.2 °C Vales, Aljezur 21 °C Sitio das Fontes - lagoa 30.8 °C Benafim, Alto fica 28.6 °C EB 2,3 Monchique, 24 °C
Boas, por aqui, dia tórrido e continua uma verdadeira brasa lá fora. Máxima: 34.8ºC mínima: 20.3ºC actual: 31.3ºC Ontem, Faro (Aeroporto) teve de máxima de 33.2ºC, hoje segundo o Ogimet teve 34.4ºC, onde está o aviso amarelo lançado pelo IM, falharam por 2 dias em que o Algarve devia ter aviso amarelo e não tem. Mas como Portugal é só Lisboa o resto não importa deviam ter mais responsabilidade o IM, o que acontece agora com o calor, acontece quando chove em matéria de avisos ainda têem muito a aprender.
Muito vento pela serra. Rajada máxima de 44 km/h e temperatura máxima de 27,8ºC. Mínima de 14,1ºC. Actualmente 24ºC com vento moderado de NW.
Estremoz: Temperatura máxima = 32,2 ºC (17h32) Ontem: Temperatura mínima = 11,7 ºC CONDIÇÕES ACTUAIS: Temperatura = 26,1 ºC Pressão atmosférica = 1018 hPa Este mês: Temp. máxima = 32,2 ºC (dia 3 e 15); Temp. mínima = 11,7 ºC (dia 1 e 14).
A rajada máxima acabou por ser de 60 km/h de NE. Agora ainda 28,9ºC com 21% HR e vento igualmente de NE.
A estação amadora do SpiderVV, em Portalegre, tem ainda 26,6 ºC. A cerca de 50 km, Degracia tem já 18,6 ºC. Contrastes interessantes resultantes do efeito Fohën a ocorrer devido à deslocação das massas de ar através da orografia existente e devido também ao ar quente ainda bastante presente no interior a esta hora.
Estremoz: Temperatura máxima = 36,1 ºC (17h04) Temperatura mínima = 19,5 ºC (04h06) CONDIÇÕES ACTUAIS: Temperatura = 30,5 ºC Pressão atmosférica = 1020 hPa Este mês: Temp. máxima = 36,1 ºC (dia 16); Temp. mínima = 11,7 ºC (dia 1 e 14).
O fenomeno não é fohen... A minha teoria é de que durante a noite por vezes formam-se bolhas de ar quente que se destacam da superficie e ficam a flutuar sobre as regiões que aqueceram mais, enquanto junto ao solo as temperaturas descem, com mais expressão em vales desnudos de vegetação e com solos compostos por materiais com fraca capacidade de retenção de calor. Isso explica que em certas areas montanhosas a temperatura minima seja alta, e noutras não, e tambem que nas planicies haja um padrão mais ou menos estavel na districuição da Tmin, enquanto nos vales, especialmente vales sem vegetação relevante e de solos arenosos, as minimas sejam muito baixas ( e as maxs altas).
Não estás muito longe. Procura coisas sobre Camada Limite Planetária, ou Teoria da Camada Limite, e vê como evolui/funciona o ciclo diurno da mesma, e sim, anda à volta disso, de um ciclo repetitivo em que o ar aquecido junto ao solo durante o dia vai subindo, e essa camada durante noite fica então mais elevada, enquanto junto ao solo ocorre a inversão, e no dia seguinte o ciclo se regenera, consecutivamente, claro em condições estáveis de tempo.
Já sabia da PBL, mas não sabia que o comportamento podia ser assim tão extremo... Voces no IDL correm algum modelo de previsão do comportamento da baixa atmosfera aqui pela PI? Seria giro um modelo que fizesse umas cross sections entre os 650-700hpa e o solo para averiguar como se comporta a PBL, por exemplo na zona de Portalegre...talvez se descobrisse em mais pormenor a natureza do fenómeno
Não sou eu quem lida com esses modelos aqui, mas os modelos têm todos ou quase todos isso, pelo menos uma variável que é a altura da camada limite. É veres no site se o WRF ou MM5 têm isso. Tenho ideia que pelo menos o MM5 do IST tinha isso. Quanto a perfis verticais para a zona de Portalegre, isso só valerá a pena em muito alta resolução, pois até modelos de mesoscala jeitosos como o ALADIN falham sempre à grande em termos de mínimas nessa estação. Pois a estação "oficial" de Portalegre não se parece comportar como uma estação à superfície, mas sim um bom bocado acima dela, pelo menos nas mínimas de noite assim.