Seguimento Sul - Junho 2019

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Isso estou eu a ver, quinta-feira lá vou eu, espero que a coisa aqueça um bocado, porque isto para ir a banhos não está muito famoso!
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Os 27ºC de temperatura até são bem quentinhos para ir a banhos...
De acordo com as previsões, as máximas andarão por esse valor mas os problemas poderão ser o vento, moderado de noroeste, e a temperatura da água do mar (19-20ºC) abaixo do que já se costuma apanhar no Sotavento em Junho (entre 22 e 25ºC, de acordo com a minha experiência).
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
No fim de semana, promete estar mais quente, mas sempre com a nortada moderada com algumas rajadas a partir do final da tarde, o que pode ficar um pouco desagradável durante a noite e madrugada. Durante a manhã, a praia deve ser melhor com pouco vento, à tarde é sempre um pouco mais ventosa, conta sempre com a brisa de sudoeste. Mas, não andará muito longe daquilo que disse-te, embora possa estar um pouco mais fresco ao final da tarde.
Obrigado Herculano , estou a depositar toda a minha esperança como puro algarvio que és Estou a brincar , claro! Obrigado pelas dicas, é exactamente isso que os modelos vão mostrando, mas vamos ver!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: remember

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Os 27ºC de temperatura até são bem quentinhos para ir a banhos...
De acordo com as previsões, as máximas andarão por esse valor mas os problemas poderão ser o vento, moderado de noroeste, e a temperatura da água do mar (19-20ºC) abaixo do que já se costuma apanhar no Sotavento em Junho (entre 22 e 25ºC, de acordo com a minha experiência).
Já me contento com os 27°c perfeitamente também, a temperatura da água é mais complicado para os miúdos, por mim não será problema A ideia é fazemos praia de manhã ainda sem vento, e a tarde se o mesmo aparecer com força, brinca.se na piscina Continuação de boas férias ! Saudades da Costa Vicentina

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: remember

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
É verdade Jorge, passàmos do 8 ao 80 Mas pronto estou com fé que o sotavento algarvio me safe as férias com a filhota, que fez uma cirurgia ao nariz e bem precisa de fazer praia! Estou com fé que a partir de 7 a coisa melhore um pouco e dê para dar uns mergulhos, 27°c / 28°c será suficiente, em Sesimbra hoje não cheguei aos 20°c A água essa deve rondar os 18°c, e o Algarve costuma ser favorável com nortada, vamos ver

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Pode ser que sim, o sotavento sempre é diferente mas o problema acaba mais por ser o vento, influenciando também a temperatura da água que vai descer de 21/23ºC para 19/20ºC nessa zona até ao final da semana. A verdade é que ainda estamos no inicio de Junho e por vezes, há estas alterações bruscas no tempo mas a temperatura do ar em principio vai estar agradável, o que já não é mau de todo.
As melhoras e Boas Férias! Cumprimentos. ;)
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Já me contento com os 27°c perfeitamente também, a temperatura da água é mais complicado para os miúdos, por mim não será problema A ideia é fazemos praia de manhã ainda sem vento, e a tarde se o mesmo aparecer com força, brinca.se na piscina Continuação de boas férias ! Saudades da Costa Vicentina

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Obrigado!
Espero que também tenhas sorte com as tuas!

Mínima por aqui (arredores de Milfontes) a ser feita pouco antes da meia-noite: está nos 17,4ºC.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Em Junho a agua costuma estar mais fria, mas ja apanhei muitas vezes agua a 26 graus na Manta Rota e em Monte Gordo mais para o final do mes. Sucede que a nortada e mais comum em Junho que em Agosto e Setembro. Alias e nestes dois meses que a agua costuma estar mais quente.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Não contes muito com essa, porque, para já, estará mais de noroeste, e, em segundo lugar, não vai haver grande calor a "varrer" do território antes de lá chegar...
Segundo as últimas saídas, a partir de dia 8 não haverá muito vento de manhã , com alguma probalidade forte de existir uma rotação do vento para N, mas vamos ver , tudo ainda muito incerto! ECM com pior cenário neste momento, principalmente para dia 11 /12 , mas é como o Jorge diz, em Junho , como em todas as estações de transição tudo muda em menos de um fósforo! A suposta depressão "Miguel " ainda pode mexer muito com as cartas! Curiosamente em 2017 , ano extremamente quente como todos sabemos, apanhei a água em Monte Gordo com temperaturas muito baixas em Agosto dado que foi um Verão com muita nortada! Enfim, a meteorologia é isto, tudo muito volátil, e ainda bem! Por isso é que nos idolatramos tanto a mesma Obrigado a todos pelas dicas

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia com alguma nebulosidade durante a manhã. a tarde foi de sol e a noite está ventosa e fresquinha.

Máxima. 26.0ºC
mínima: 14.1ºC
actual: 15.8ºC
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Continua a saga dos Mini Tornados.. mesmo quando os mesmos não existem.. no máximo foi um dust devil...

"Um mini tornado provocou, na manhã desta quarta-feira, dia 5, estragos no Bar dos Pescadores em Monte Gordo.
Uma testemunha disse ao POSTAL que “ocorreu um fenómeno meteorológico de vento que causou os prejuízos na associação de pescadores do bar de Monte Gordo”.
Segundo a mesma fonte, “o presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo teve conhecimento do sucedido e esteve presente no local a averiguar os danos”."

Fonte:
http://www.postal.pt/2019/06/mini-tornado-causa-estragos-em-monte-gordo/
0d53e58700c060c17fa4276ec0440e4c.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Curioso... segundo o IPMA, Estremoz teve 10 dias em onda de calor entre 22 de Maio e 3 de Junho.

Os meus cálculos referem-se a dados referentes ao período de 2007 a 2019; assim, entre 22 de Maio e 3 de Junho, a média da temperatura máxima para Estremoz cifra-se nos 27,0 ºC e apenas nos dias 30 (32,6 ºC) e 31 (33,4 ºC) de Maio e 1 (35,3 ºC), 2 (35,4 ºC) e 3 (32,0 ºC) de Junho registei temperaturas máximas 5 ºC ou mais graus acima da média da temperatura máxima ... aliás dia 24 de Maio registei uma temperatura máxima (26,7 ºC) inferior ao valor médio de temperatura máxima (27,0 ºC) entre 2007 e 2019.

Conclusão: se existiu uma onda de calor em Estremoz com dez dias de duração entre 22 de Maio e 3 de Junho deste ano é porque as temperaturas máximas que ocorreram este ano ficaram muito acima dos valores médios ocorridos no período 1961 - 1990. Isto significa então que a média das temperaturas máximas que ocorrem neste século estão a ser muito superiores à média das temperaturas máximas registadas no período de 1960 - 1990.

Uma coisa é certa: este ano de 2019 foi o ano (desde 2007) que se registou o valor médio da temperatura máxima mais alto (30,8 ºC) entre os dias 22 de Maio e 3 de Junho de cada ano; o anterior valor mais alto datava de 2015 (30,2 ºC).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado com algumas nuvens e relativamente fresco.

Máxima: 20.4ºC
mínima: 13.7ºC