Seguimento Sul - Maio 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Trovoada por Montemor-o-Novo segundo o satélite e radar..:trovao:

Segundo round do dia no distrito de Évora... agora ainda na parte mais a leste do distrito.

Ainda bastantes descargas depois das 21h. Nova célula entrou pela fronteira e aproximou-se do Alandroal:
qo1tLD2.gif


40 minutos atrás os ecos foram fortes mesmo em cima da vila:
U4yKUYG.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Contabilidade da precipitação registada neste evento do Leste Alentejano:
IPMA:
- Évora, aeródromo: 0,1 mm (20 utc)
- Amareleja: 0,0 mm
- Beja 0,0 mm
- Portel, Oriola: 0,0 mm
- Reguengos: não funciona
- Estremoz: não funciona
- Elvas: 0,0 mm
- etc.: 0,0 mm
Resumo: tudo ao lado das estações oficiais. Mas agora reparem nas estimativas dos acumulados horários feitas pelo radar de Loulé. O evento foi deveras significativo mas muito isoladamente:

Bb8RSMX.jpg

yvbFXDU.jpg

Z8cuF7p.jpg

nkHaqpH.jpg

gP7dUU8.jpg

x6J0iYx.jpg


Há por ali acumulados do dia que devem ter superado os 20mm.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique

Bom dia! :rain:

Saí de casa com sol e algum vento fresco, mas aquilo que apanhei no caminho nem eu sei bem o que dizer. Acho que nunca apanhei chuva desta maneira... estranha. Parece que existe uma nuvem alta, que traz muita chuva, mas no fim o que parece deitar água são nuvens baixas ou nevoeiro. Olhem, eu não percebo nada disto, parece que tive as 4 estações do ano numa manhã só, por isso tirei umas fotografias para vocês verem :lol:
A minha viagem para o trabalho é entre estes pontos: Relíquias - S. Luís - Vila Nova de Milfontes - Ribeira da Azenha.

À saída de casa (Relíquias). Dava já para ver a tal nuvem mais alta.
ve5cusu.jpg


CQcAUm6.jpg


vYTiOGo.jpg


qnY8V1P.jpg


Quase em S. Luís, já se via o outro lado do arco e comecei a apanhar chuva fraca a partir daqui.
DmbYMci.jpg


Passando a Serra para o outro lado, parece outro lugar! Ora chuva mais forte, ora mais fraca. E aquela faixa que parece nevoeiro.
6wVcpnE.jpg


Ao chegar ao Galeado, antes de Milfontes, vejo isto (em baixo) e pouco depois, ao fazer a curva lá ao fundo, fica escuro e começa a chover grado!
RaNxzzm.jpg


Milfontes - Brunheiras
qcfy3hi.jpg


Brunheiras - Ribeira da Azenha
Mais uma vez: vejo uma crista e pouco depois chuva!
KhKyNMa.jpg

VvvbC1H.jpg


Ribeira da Azenha
JW7UmIO.jpg




@StormRic, se querias uma reportagem de alguma coisa no Alentejo, aqui está uma :lol:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Stormric.

Realmente é ridículo aqueles 0,1 mm no aeródromo de Évora, quando 2 km ao lado chovia torrencialmente e 1 km mais ao lado ainda chovia mais acompanhado de granizo e trovoada intensa.

À vontade superou 20 mm sim.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Já temos iniciação convectiva que parece explosiva no ultimo frame do sat, nas proximidades da target area laranja no sudeste.

No interior centro e Alto Alentejo as coisas parecem calmas...veremos se surge algo, dado que as condições parecem boas para pelo menos algumas células pontualmente fortes ou marginalmente severas.