Seguimento Sul - Maio 2017



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa

O mês mal começou e já concluíste isso? :lmao:
Típicas subscrições quando alguém fala nisto, já estava à espera! :rolleyes: E são sempre os mesmos :huhlmao: Depois dos melhores meses de chuva terem passado e não ter chovido nada de jeito ainda pensam que maio é que vai fazer a diferença? Só se fosse como o do ano passado mas mesmo assim não iria salvar grande coisa. Para a próxima não digo nada e no final veremos o que mudou porque só quem olha para a situação todos os dias é que sabe o quão complicada está. Maio é mês de trovoadas e não de chuvas continuas, cai um dilúvio num dia e no outro a seguir já está tudo seco mas enfim, pensem o que quiserem.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Típicas subscrições quando alguém fala nisto, já estava à espera! :rolleyes: Depois dos melhores meses de chuva terem passado e não ter chovido nada de jeito ainda pensam que maio é que vai fazer a diferença? Só se fosse como o do ano passado mas mesmo assim não iria salvar grande coisa. Para a próxima não digo nada e no final veremos o que mudou porque só quem olha para a situação todos os dias é que sabe o quão complicada está. Maio é mês de trovoadas e não de chuvas continuas, cai um dilúvio num dia e no outro a seguir já está tudo seco mas enfim, pensem o que quiserem.
Isso é tudo especulação. Onde estão os dados/provas que comprovem que Maio será um mês seco? Pelo menos apresenta-os...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Isso é tudo especulação. Onde estão os dados/provas que comprovem que Maio será um mês seco? Pelo menos apresenta-os...
Até parece que Maio é um mês que costuma ser chuvoso. Tal como disse, é um mês de trovoadas, o que estes meses costumam fazer é estragar aquilo que as pessoas se esforçam bastante para ter. Apenas pessoas que se dedicam à agricultura ou a outra coisa que tenha ver com o campo sabem o quão complicado isto está e que o pior ainda está para vir que será quando não houver água em lado nenhum nem comida para os animais. E sabem perfeitamente que não é este mês que irá resolver alguma coisa. Fico-me por aqui e ás vezes pensem antes de criticar.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Depois dos melhores meses de chuva terem passado e não ter chovido nada de jeito ainda pensam que maio é que vai fazer a diferença? Só se fosse como o do ano passado mas mesmo assim não iria salvar grande coisa. Para a próxima não digo nada e no final veremos o que mudou porque só quem olha para a situação todos os dias é que sabe o quão complicada está. Maio é mês de trovoadas e não de chuvas continuas, cai um dilúvio num dia e no outro a seguir já está tudo seco mas enfim, pensem o que quiserem.
Concordo contigo para esta situação desagravar significativamente era preciso chover bem vários meses seguidos, coisa que não vai acontecer pois estamos praticamente no verão, ainda por cima a região sul que já sofre com a seca há dois ou três anos, por isso esperamos que o próximo inverno traga bastante chuva coisa que este não trouxe.:hmm:
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Até parece que Maio é um mês que costuma ser chuvoso. Tal como disse, é um mês de trovoadas, o que estes meses costumam fazer é estragar aquilo que as pessoas se esforçam bastante para ter. Apenas pessoas que se dedicam à agricultura ou a outra coisa que tenha ver com o campo sabem o quão complicado isto está e que o pior ainda está para vir que será quando não houver água em lado nenhum nem comida para os animais. E sabem perfeitamente que não é este mês que irá resolver alguma coisa.
Continuo a não ver nenhuma prova...
Apresenta um mapa de previsão sazonal. Algo!!
Fico-me por aqui e ás vezes pensem antes de criticar.
:facepalm::lol:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Concordo contigo para esta situação desagravar significativamente era preciso chover bem vários meses seguidos, coisa que não vai acontecer pois estamos praticamente no verão, ainda por cima a região sul que já sofre com a seca há dois ou três anos, por isso esperamos que o próximo inverno traga bastante chuva coisa que este não trouxe.:hmm:
Exato, mas não vale a pena dizer nada porque acabamos por nunca ter razão. :p
Continuo a não ver nenhuma prova...
Apresenta um mapa de previsão sazonal. Algo!!

:facepalm::lol:
Não preciso de os mostrar, de certeza que já viste algum. E o que estou a fazer não é uma previsão mas já vi que ainda não percebeste isso! Apenas disse que Maio, não é o mês ideal para desagravar uma seca que já dura à bastante tempo. Meu deus, parece que disse alguma coisa de mal, basta uma pessoa falar na seca para ser logo atacado, enfim. :wacko:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Típicas subscrições quando alguém fala nisto, já estava à espera! :rolleyes: E são sempre os mesmos :huhlmao:

Sinto-me insultado :nono::lol:

Para a próxima não digo nada e no final veremos o que mudou porque só quem olha para a situação todos os dias é que sabe o quão complicada está.

Há que separar as coisas. Não nego a realidade nem dou falsas esperanças.

Realisticamente os meses com maior pluviosidade já passaram e não convém contar no Verão para trazer chuva. Não acho que alguma vez pus isso em causa.

O meu comentário limitou-se ao mês de Maio. Escrever que 'Maio é mês de trovoada' ou que será seco tendo em conta os primeiros dias não conta p'ra nada. A meteorologia não está predeterminada.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Sinto-me insultado :nono::lol:



Há que separar as coisas. Não nego a realidade nem vendo falsas esperanças.

Realisticamente os meses com maior pluviosidade já passaram e não convém contar no Verão para trazer chuva. Não acho que alguma vez pus isso em causa.

O meu comentário limitou-se ao mês de Maio. Dizer que 'Maio é mês de trovoada' não conta p'ra nada. A meteorologia não está predeterminada.
Seja como for, a minha opinião é a mesma! E da minha parte fico-me por aqui porque já chega de tanto off-topic por causa de um simples comentário. ás vezes quanto menos publicar neste forum, melhor é.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Exato, mas não vale a pena dizer nada porque acabamos por nunca ter razão. :p

Não preciso de os mostrar, de certeza que já viste algum. E o que estou a fazer não é uma previsão mas já vi que ainda não percebeste isso! Apenas disse que Maio, não é o mês ideal para desagravar uma seca que já dura à bastante tempo. Meu deus, parece que disse alguma coisa de mal, basta uma pessoa falar na seca para ser logo atacado, enfim. :wacko:
Joralentejano, dou-lhe razão no seu comentário inicial. Há que ver a diferença entre um modelo que projecte um mês de Maio chuvoso, ou muito chuvoso, com aquilo que não são projecções, mas sim dados sustentados. Historicamente, maio não é um mês com muita pluviosidade, o normal é iniciar-se uma queda da mesma, antevendo a transição para o verão. Não quer isto dizer que não possa haver alguns meses de maio chuvosos, recordo-me, por exemplo, do de 1995. Mesmo que este de 2017 seja chuvoso, não vai repor os valores perdidos com este final de inverno e períodos anteriores, particularmente em parte da região Sul. Teríamos de ter um verão verdadeiramente atípico para se confirmar um desagravamento. E, isso, sendo ainda uma incógnita, não me parece que vá acontecer.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Continuo a não ver nenhuma prova...
Apresenta um mapa de previsão sazonal. Algo!!

:facepalm::lol:
Mas qual é a necessidade de estares a gozar com ele?
Há maneiras e maneiras de dizeres as coisas que pensamos!!!!!!!!
ainda por cima não tens razão não é maio chuvoso que vai salvar esta situação de seca que vivemos nem que chovesse o dobro do que é normal, além disso chove num dia e no outro volta o calor e a terra seca logo, os meses de inverno é que enchem barragens e regam os pastos não é um mês de maio de chuva se é que for que vai salvar o pais desta secura. além disso á pelo menos três anos que não chove nada de de jeito no sul por isso percebo muito bem a preocupação dele e de todos aqueles que se dedicam á agricultura tal como eu.
Não sou advogado de defesa mas percebo muito bem o lado dele e faz-me impressão a falta de educação de alguns membros que há neste fórum.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Joralentejano, dou-lhe razão no seu comentário inicial. Há que ver a diferença entre um modelo que projecte um mês de Maio chuvoso, ou muito chuvoso, com aquilo que não são projecções, mas sim dados sustentados. Historicamente, maio não é um mês com muita pluviosidade, o normal é iniciar-se uma queda da mesma, antevendo a transição para o verão. Não quer isto dizer que não possa haver alguns meses de maio chuvosos, recordo-me, por exemplo, do de 1995. Mesmo que este de 2017 seja chuvoso, não vai repor os valores perdidos com este final de inverno e períodos anteriores, particularmente em parte da região Sul. Teríamos de ter um verão verdadeiramente atípico para se confirmar um desagravamento. E, isso, sendo ainda uma incógnita, não me parece que vá acontecer.
Pois, exatamente, era isso que queria dizer!
Mas qual é a necessidade de estares a gozar com ele?
Há maneiras e maneiras de dizeres as coisas que pensamos!!!!!!!!
ainda por cima não tens razão não é maio chuvoso que vai salvar esta situação de seca que vivemos nem que chovesse o dobro do que é normal, além disso chove num dia e no outro volta o calor e a terra seca logo, os meses de inverno é que enchem barragens e regam os pastos não é um mês de maio de chuva se é que for que vai salvar o pais desta secura. além disso á pelo menos três anos que não chove nada de de jeito no sul por isso percebo muito bem a preocupação dele e de todos aqueles que se dedicam á agricultura tal como eu.
Não sou advogado de defesa mas percebo muito bem o lado dele e faz-me impressão a falta de educação de alguns membros que há neste fórum.
Alguém que me compreenda! Não é a primeira nem a última vez que sou atacado por falar na seca e dizer que o mês não vai salvar nada, talvez se fosse mês de inverno ainda tinha esperanças mas Maio, não! Não estava a fazer previsões nenhumas mas enfim! Dedico-me à agricultura e estou preocupado com as consequências que esta seca que irá ser má em todos o sentidos poderá trazer não só à minha zona mas também ao resto do Alentejo e de todo o país. Já vi que é algo difícil de perceber e nem vale a pena me dar ao trabalho de explicar. Obrigado pela compreensão! :thumbsup:
Cumps!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Longe de ser grande consolo, cá vão os dados dos *vossos* vizinhos:

lJUKYTD.png

NriDwN7.png

aFCYLna.png

Pom7rCD.png
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Pois, exatamente, era isso que queria dizer!

Alguém que me compreenda! Não é a primeira nem a última vez que sou atacado por falar na seca e dizer que o mês não vai salvar nada, talvez se fosse mês de inverno ainda tinha esperanças mas Maio, não! Não estava a fazer previsões nenhumas mas enfim! Dedico-me à agricultura e estou preocupado com as consequências que esta seca que irá ser má em todos o sentidos poderá trazer não só à minha zona mas também ao resto do Alentejo e de todo o país. Já vi que é algo difícil de perceber e nem vale a pena me dar ao trabalho de explicar. Obrigado pela compreensão! :thumbsup:
Cumps!
Vá, pra acabar com isto.
Percebeste tudo mal, eu até poderia concordar contigo mas tu não apresentas qualquer dado que comprove a tua ideia. A meteorologia é uma ciência exata e portanto não é por especulações que amanhã vai nevar, ou cair granizo. Há modelos e previsões para provar isso!
Se te sentes atacado isso já é contigo, pois claramente não estou a atacar ninguém.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego