Nesta altura do ano no clima algarvio o acumulado já tem de estar feito. Chuva em Maio é extra que normalmente se fica pelas serras. Se falham o Outono e o Inverno já se sabe o que aí vem.
Exato mas existe sempre espaço para Maios chuvosos e ainda mais em contexto de alterações climáticas. Qualquer das formas o mal está feito e certamente vamos passar dificultades Verão adentro, nós e os ecosistemas principalmente. Agora é ver que tipo de Outono teremos...será o Outono mais importante da vida dos Algarvios e alguns Alentejanos
Na minha opinião, isto já tem a aparência de uma super-célula. Quem estiver no terreno, @ecobcg@Windchill tem provavelmente vistas espectaculares sobre ela.
A célula desgarrou-se completamente do grupo e da circulação geral. Veremos quanto tempo resistirá e que fenómenos pode dar no solo.
Nesta altura, os topos perderam um pouco de altitude.
Era capaz de ter estado bem fotogénica sim! Mas não estou por aí.. tenho andado aqui entretido com as tempestades americanas.. A ver se quando voltar ainda se mantêm essas daí! eheh!
Era capaz de ter estado bem fotogénica sim! Mas não estou por aí.. tenho andado aqui entretido com as tempestades americanas.. A ver se quando voltar ainda se mantêm essas daí! eheh!
E, como se não fosse nada, em Arronches choveram 3mm em pouco mais de 15 minutos.
Ps: Isto das probabilidades de precipitação, em dias de instabilidade, é uma grande treta... A evolução foi tão rápida que, quando surgiu o aviso amarelo do IPMA, já chovia com vontade
Devido à distância, não vi nenhum relâmpago mas ouvi bastantes roncos seguidos.
Vista a partir de Messines pelas 17:12 para a parte noroeste da célula:
Fraco... fraquinho mesmo, já falta ar frio em altitude e vai esfumando-se com as horas. Foi a célula que passou pelo nordeste alentejano e que agora estará muito perto de Avis.
Boas. Ontem, motivado pela potente célula que se formou no Caldeirão na segunda, fui aos arredores de Salir.
Eram audíveis trovões de duas ou três células que tinham assinaturas fracas no radar de Loulé por estarem demasiado próximas.
Havia alguma poeira no ar o que deixou as fotos um pouco turvas:
Vista para este às 15:05:
Vista para este e sudeste às 15:39:
Vista para este às 15:58:
Às 16:08:
Vista para este e nordeste às 16:42:
Entretanto, uma célula potente que sobrevoou grande parte do Baixo Alentejo aproximava-se do Algarve:
Uma célula enorme está a passar na vila neste momento. Aqui do lado oeste da vila apenas chuva e muito vento, uma rajada levou-me a casa de brincar da minha filha, dentro da vila nem sei, estava a chover muito na zona dos bombeiros.
E como eu decidi ir à Serra do Caldeirão em vez da Serra de Monchique, obviamente que a parte este da célula enfraqueceu enquanto não só a parte oeste se manteve intensa mas também uma outra célula potente formou-se na Serra de Monchique .
Acumulados de ontem, 23, na região Sul. Destaque, claro, para Vale Formoso (Mértola) com 28,3mm (os quatro dias de trovoada já soma nesta estação 32,5mm).