Seguimento Sul - Março 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Por si só este vento já conseguiu levar muita humidade, a pouca que ainda havia por estes lados. Esperemos que compense alguma coisa entretanto.
Como eu já tinha dito algures aqui no forum no inicio do mês o "estio" começa a avançar rapidamente para o interior, algo que só costuma acontecer lá para fins de Abril/início de Maio.
A humidade dos solos já deve andar abaixo dos 30% em muitos sítios.

O vento esse continua por aqui de sueste embora mais fraco do que manhã. O céu apresenta-se muito nublado por uma mistura de nuvens altas/poeira e sei lá mais o quê, e vale pela humidade que tem subido nas ultimas horas.
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Isso a mim parece-me mais "ruido" do que chuva ....

É das duas, ruído dessa magnitude seria uma anomalia muito grande no radar. A chuva sim vem aí fraquinha para o Algarve penso eu, amanhã de tarde já se deve estender mais ao resto do país.

20,5ºC e 24% HR com vento fraco a moderado a virar para nordeste.

TMáx: 22,3ºC (16:31)
Tmín: 12,2ºC (6:17)
Amplitude de 10,1ºC.
Raj. Máx: 55,1 km/h (1:56)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máximna = 21,9 ºC (16h00)
Temperatura mínima = 8,6 ºC (05h20)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 15,3 ºC
Pressão atmosférica = 1014 hPa

Vento moderado a forte com rajadas de sueste pela manhã.

Este mês: Temp. máxima = 25,1 ºC (dia 14); temp. mínima = 3,1 ºC (dia 21).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Bom dia,

Por aqui já choveu e deu para acalmar o pó e ainda correu nas goteiras do prédio, mas coisa muito pouca.
Agora já faz sol e o céu está praticamente limpo de nuvens, apenas se nota a tal camada de poeiras, que deixa o céu em tons de amarelo/acizentado.
Bom e parece que já não vamos ter mais nada por aqui.
A instabilidade vai agora para Norte/Nordeste, e depois há a possibilidade de uma ou outra trovoada pela tarde, talvez no interior alentejano/ribatejo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aqui nem acalmou o pó sequer e pior que tudo choveu lama ......
Agora não basta não ter chovido senão ainda ter que ir lavar tudo !!

Já não deverá chover dado que apenas existe poeira .....
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Na minha zona choveu (Salir) choveu quase 1 hora (Fraco a Moderado) entre as 08.30 - 09.30 h.

Agora e pelas imagens de Satelite espero que aquela massa nublosa a Sul do Algarve chegue cá e não passe ao lado.



+++Aguardando+++:confused:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Aqui nem acalmou o pó sequer e pior que tudo choveu lama ......
Agora não basta não ter chovido senão ainda ter que ir lavar tudo !!

Já não deverá chover dado que apenas existe poeira .....

Este ano não quer nada com a chuva! Nunca tinha visto anda assim:confused:
5mm que sejam parece uma utopia ou daquelas coisas que só acontecem em contos de fadas.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Bom dia,

Por aqui, apenas destaque para o "aguapoeiro" que caiu perto das 7h30, deixando tudo coberto de pó e sujo!

De resto, a mínima foi de 15,9ºC e neste momento sigo com 18,3ºC e vento moderado de E.

Xii!!! Nem acumulas-te nada! Aqui ainda deve ter rendido uns 3mm talvez. Ainda acumulou umas poças junto às goteiras.
Tenho estado a acompanhar os dados da estação do Sítio das Fontes e em 60 e tal dias acumulou os 6,2mm que aparece no site. Basta ver o acumulado do ano desta estação de apenas 20mm. E mais...houve muitos registos de 0,2mm devido a humidade, logo precipitação mesmo deve andar nos 15mm.
Em 2005, a esta data, assim por alto devia de haver uns 50mm acumulados desde o inicio do ano ou talvez mais.
Parecendo que não, faz muita diferença, até porque analisando os dados de 2005 em Março choveu cerca de 40mm no barlavento, e no resto do Algarve entre 20 a 30mm, o que dá uma alivio à vegetação.
Este ano está tudo super atrasado devido à falta de chuva e senão chover não sei o que vai acontecer a muitas espécies de plantas e árvores.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Como sempre aqui não chove, vai tudo à volta, e aqui é mesmo o deserto. 2º evento assim. :facepalm: Abundância de poeiras que cobrem o céu e até parece nevoeiro. 19,6ºC e 44% HR.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, tal como o meu colega Aurélio disse, choveu lama. O que é bom para a beleza, os tais banhos de lama. :D:lol:

A suestada continua forte e o mar faz uma barulheira imensa, com o prolongar do levante, lá vamos nós vermos a barra da Fuzeta a fechar. :unsure:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Alandroal: céu encoberto com alguns chuviscos que não mollham o chão, acompanhados por barro. Temperatura agradável de 19 ºC.

A imagem de satélite das 15h00 mostra muita poeira a afectar as regiões do sul ...
24.03.2012_15h00.jpg

CopyRight Eumetsat 2012