Seguimento Sul - Novembro 2010

rozzo

Staff
Registo
11 Dez 2006
Local
Montijo/Lisboa
Não sei se está avariada, mas por acaso já me tinha passado isso pela cabeça Aurélio, a de hoje não é a primeira vez que tem muito menos chuva que as estações à volta no Algarve, amadoras incluidas. Não estive aí para ver a chuva que caiu, mas ainda assim não ponho as mãos no fogo que os valores de Faro estejam certos..
O que poderia afinal até querer dizer que não têm tido assim tão pouca chuva como se diz, caso haja realmente um problema.. :p

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, a chuva cessou, a temperatura neste momento é de 14.8ºC e acumulei 12 mm. A chuva começou por volta das 9 horas e parou às 12 horas. Foi uma chuva contínua e moderada, nada de chuva forte ou torrencial.

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O que tenho a certeza de estar avariado é o pluviometro de Aljezur, pois neste última ano nada regista de precipitação. Será muito difícil arranjarem?

Já tinha referido isto quando lá passei o Natal passado. Fartou-se de chover, houve cheias, e na estação do IM estavam lá míseros 0,1mm...

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Local
Faro
Em relação que disse ter achado bastante pouco o valor entre as 8h e as 9h foi o facto de me parecer ter começado a chover mais cedo do que o mencionado ...
Mas contudo olhando ao mapa que relaciona a precipitação com a orografia aqui no Algarve eu encontro-me num local que está fronteira entre os 600 e os 700 mm de precipitação anual (meu local de visionamento é em Santa Bárbara de Nexe)...
Se alguém arranjar-me o link da estação amadora de Santa Bárbara de Nexe:hehe:

Olhando ao radar do IM pode-se ver que voltei a ter um grande azar porque a zona de mais forte precipitação esteve consistente em todo o Barlavento, enfraqueceu na zona de Quarteira e voltou a intensificar na zona de Olhão ...

Por isso efectivamente os valores de Faro estão correctos ....e eu esqueço-me de dar um desconto porque estou encostado á serra de Monte-Figo (Santa Bárbara de Nexe) a 10 km de Faro, e acreditem que faz uma diferença enorme ......quando as nuvens vêm de oeste sobretudo !!

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado e chuva de manhã e sol à tarde.

Máxima: 18.8ºC
mínima: 13.2ºC (actual)

Precipitação: 12 mm

Gerofil

Super Célula
Registo
21 Mar 2007
Local
Estremoz (401 metros)
Estremoz:

Temperatura máxima = 15,8 ºC (14h32)
Temperatura mínima (noite passada) = 11,6 ºC (07h51)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 7,6 ºC
Pressão atmosférica = 1016 hPa

Madrugada marcada por períodos de chuva fortes.

Este mês: Temp. máxima = 22,6 ºC (dia 5); temp. mínima = 7,5 ºC (dia 8).

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
A noite passada foi marcada por fortes aguaceiros e vento moderado a forte em Degracia Cimeira, concelho de Gavião.

Mínima matinal nos 11 ºC mas certamente já foi batida a partir do final da tarde.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado e noite fria.:D

Máxima: 18.6ºC
mínima: 6.7ºC
actual: 11.2ºC