Seguimento Sul - Novembro 2014



Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Bem oh Gil tu mete uns taipais nas portas pa! isso ai pro algarve está agreste!
Já estou em Lisboa, não posso fazer muito... Mas com o que vejo pelo radar o cenário de 2011 está próximo de se realizar, mas desta vez de noite...

Aqui Gil_Algarvio. Foi a questão que deixei no ar. Como é que era possível chover 19mm e não existir vento.
Está a chover em Évora? Agora é que tramaste, vejo o radar totalmente transparente ai!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,477
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As células parecem desgarradas do rebanho mais a sul:
dKX6qzK.jpg

ueSjTBE.jpg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
não consigo entender o movimento daquela mancha no radar... aparentemente parece que estava a entrar por VRSA-Huelva... agora parece rodar e voltar a entrar no Algarve de novo.

Teremos o centro da depressão centrado perto de sagres?
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Não está a chover cá pá. LOL O outro user é que disse que estava a chover na zona dele e já contava com 19mm e em que não havia vento

Ahh bom!!
Já na terça e quarta quanto choveu a valer em Lisboa o vento era nulo ou quase inexistente.
Neste caso penso ser pela proximidade ao centro de baixas pressões, e pelo baixo cavamento do mesmo. Penso que o vento só aparecerá em casos pontuais ligados a células mais intensas.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
não consigo entender o movimento daquela mancha no radar... aparentemente parece que estava a entrar por VRSA-Huelva... agora parece rodar e voltar a entrar no Algarve de novo.

Teremos o centro da depressão centrado perto de sagres?

Pelo Sat24 e radar parece-me nitidamente que sim, e ao observar os dados das estações também.
Parece-me assim que o Algarve vai ser o mais afectado esta noite!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,477
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
não consigo entender o movimento daquela mancha no radar... aparentemente parece que estava a entrar por VRSA-Huelva... agora parece rodar e voltar a entrar no Algarve de novo.

Teremos o centro da depressão centrado perto de sagres?

Penso que o centro de baixas pressões está S/SSW de faro:
45s9bPG.jpg

Pela animação radar/ satélite estará neste momento a sul de Lagos, quase na posição dessa carta.

Não, corrijo, ainda a sul de Sagres, sul-sudoeste. O radar é mais difícil de interpretar porque as manchas de precipitação evoluem.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Boa noite :D

Este fim-de-semana vim a casa, não tive muito tempo para vir aqui.
Ontem, na minha zona, de manhã o céu estava mais ou menos nublado, depois fechou-se, estava completamente sereno e para o lado da noite começou a chover, parava e voltava.
Hoje de manhã, estava céu nublado e nevoeiro. Fui a Santiago do Cacém, por lá estava tudo na mesma, menos o nevoeiro que já não havia. Na volta, segui em direcção a Vila Nova de Milfontes, apanhei alguns chuviscos no caminho (eram 13h), mas nada de especial. Pelas 15h começou a chover bastante, com muito vento e ficou quase de noite. Segui para casa, ainda chovia pouco, uma pinga aqui e outra ali. Mas a partir das 16h começou a ficar de noite, completamente, e das 17h às 22h30 choveu muito, sem parar, com tanto vento que a chuva era horizontal. As estradas estão cheias de lençóis-de-água, as terras já não suportam mais água... um dia péssimo.
Trovoada, zero. Na zona de Ourique também não houve nada. Mas já vi que foi um dia cheio de emoção :P
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Já estou em Lisboa. A viagem Évora - Lisboa demorou imenso tempo, incrível como só parou de chover ao chegar ao fim da Ponte Vasco da Gama, já próximo de Sacavém, de resto a chuva não deu tréguas a viagem toda.
Ainda consegui avistar uns 3 flashes poderosos entre Évora e Montemor-o-Novo.

O pessoal do interior e Sotavento Algarvio hoje tirou a barriga da miséria:

E os nuestros hermanos da Extremadura Sul e Andaluzia Oeste nem se fala... :D
 
  • Gosto
Reactions: vamm