Seguimento Sul - Novembro 2014

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Ainda me encontro em casa, por aqui o céu encontra-se nublado, com algumas abertas, mas começam a aparecer nuvens muito carregadas. As mais baixas seguem no sentido E/SE - O/NO e as mais altas parecem vir a "subir" de Sul para Oeste também.
Em geral até está um dia quentinho :D
vdSvnbY.jpg

Vg9O6ny.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Sentry


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde.

Sigo com céu pouco nublado e sol a brilhar, com 20,7ºC no Sítio das Fontes e 17,9ºC em Carvoeiro.

Com a chuvinha de ontem, o acumulado mensal subiu aos 104,8mm no Sítio das Fontes e aos 79,6mm em Carvoeiro. Valores já muito bons aqui para a zona... :D Aliás, nota-se que muitos campos têm muita água acumulada... já há algum tempo que não se via situação idêntica por cá... A ver se vem mais alguma coisa até ao final do mês.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Como estás a fazer esses cálculos?

Boas,
Os valores são simples, o bocal do pluviometro é de 160mm (como o oficial tipo Hellmann).
Lá dentro está uma garrafa de 1.5L (porque no momento não tinha nenhuma de 2L que é o que costumo usar).

Quanto ao calculo é este:
2ml = 2gramas = 0,1mm
20ml = 20gramas = 1,0mm

Regra de 3 simples:
1mm=20ml
Xmm=peso agua (na garafa ou aos ml na garrafa)

Neste caso seriam 1500ml ou 1500g de água = 1.5L.

O que dá 75mm!!

(volto a frisar que choveu mais que isto, pois a garrafa tinha deitado fora....

Como disse o frederico e é bem verdade, as ribeiras vão com caudais assinaláveis, a sorte é que este canto do país esta praticamente seco ainda, e os solos ainda tiveram muita capacidade de absorção

Foto do pluviometro em causa:

Esquece Gil... estava a fazer os cálculos considerando apenas a garrafa e ainda por cima dá cerca de 12mm de raio não 120mm como estava a fazer...
Podes sempre fazer a área do pote de recolha = 3,14*80^2=20096mm^2
Regra de 3 simples em 20096 acumulas-te 1,5l num m^2=1.000.000 mm^2 acumulas 75mm!

1l=1mm/m2

É um bom valor ;)
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Bom dia...

O que trago agora aqui vai um pouco contra as evidências das redondezas, mas a falta de estações na zona e a possível pontualidade do evento de ontem à noite no Sotavento Algarvio podem justificar o facto.

Montei o pluviometro na passada quinta feira em Altura, como não encontrei recipiente melhor e em modo provisório utilizei uma simples garrafa de 1.5L
Sábado de manha verifique e o mesmo estava seco ainda pois nada tinha chovido.

Esta manhã, a garrafa estava cheia até à boca! 1.5L num pluviometro com 160mm de bocal dá exactamente 75mm de precipitação, em Altura! Certo??!!

Estando cheio até à boca e sem espaço para mais terá chovido mais que isso, não sei quanto mais!

Gil ainda existe uma maneira bem mais fácil de medires o que choveu. Com uma garrafa de coca-cola 1.5 l ou 1 l, cortas o gargalo viras ao contrário, é tipo copo, no fundo metes pedras onde a garrafa não é linear com aqueles picos mais fundos, essa parte fica lisa, metes uma régua como medidor e tens um pluviómetro 5 estrelas, eu já experimentei com o meu da La Crosse e aquilo bate sempre certo. :D

Ontem, acumulei cerca de 20 mm e hoje 2 mm.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,322
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia...

O que trago agora aqui vai um pouco contra as evidências das redondezas, mas a falta de estações na zona e a possível pontualidade do evento de ontem à noite no Sotavento Algarvio podem justificar o facto.

Montei o pluviometro na passada quinta feira em Altura, como não encontrei recipiente melhor e em modo provisório utilizei uma simples garrafa de 1.5L
Sábado de manha verifique e o mesmo estava seco ainda pois nada tinha chovido.

Esta manhã, a garrafa estava cheia até à boca! 1.5L num pluviometro com 160mm de bocal dá exactamente 75mm de precipitação, em Altura! Certo??!!

Estando cheio até à boca e sem espaço para mais terá chovido mais que isso, não sei quanto mais!

Valor de acordo com o que se observou no radar ao longo do dia de ontem, somando os acumulados horários estimados pelo radar de Loulé. Essa era precisamente a zona onde as células bateram mais forte.
Exemplos de algumas das horas com precipitação mais forte:
das 21 às 22h de ontem:
OzTSUG9.jpg


22-23h:
cPScDEd.jpg


23-00h:
0zpgR1v.jpg


Entre as 19h e as 21h a linha de precipitação máxima também passava por aí.

Toda essa precipitação passou de raspão em VRSA e Castro Marim, que acumularam para o período de recolha da "garrafa", 29,0mm e 31,9mm, respectivamente. Comparando as cores dos acumulados esses 75mm são perfeitamente válidos, ou até ligeiramente inferiores ao verdadeiro valor.

Excelente colocação do pluviómetro! :thumbsup:
 

Sentry

Cumulus
Registo
19 Abr 2011
Mensagens
106
Local
Évora
Gil ainda existe uma maneira bem mais fácil de medires o que choveu. Com uma garrafa de coca-cola 1.5 l ou 1 l, cortas o gargalo viras ao contrário, é tipo copo, no fundo metes pedras onde a garrafa não é linear com aqueles picos mais fundos, essa parte fica lisa, metes uma régua como medidor e tens um pluviómetro 5 estrelas, eu já experimentei com o meu da La Crosse e aquilo bate sempre certo. :D

Ontem, acumulei cerca de 20 mm e hoje 2 mm.

e como fazes com a calibração?