Seguimento Sul - Novembro 2025

24 de Novembro de 1988, Sagres, 175,4 mm em 24 horas (9h às 9h) , mas em 24h deslizantes foi mais. Isto num só dia. Nesse Novembro houve incríveis acumulados em muitas estações do Algarve, lembro-me de seguir, como aliás já seguia há muitos anos.
Vila do Bispo, 140,0 mm também no dia 24/11/1988
Faro, 82,8 mm mesmo dia. Mas na mesma ficha, estão lá os fabulosos 157,0 mm de 14 de Outubro de 1989 (em 24 horas deslizantes foi mais, claro, como acontece em geral), e os 118,5 mm de 8 de Dezembro de 1975.

Cut-off a sudoeste do Cabo de S.Vicente, com corrente persistente de sueste em conjunto com anticiclone na Europa, não me lembro bem. Talvez tenha os registos.
Esse valor de Faro será que foi batido no passado dia 13 de Novembro já que a estação registou cerca de 93 mm, não sei qual foi o valor entre as 09-09h, só quando o IPMA fizer um resumo da Cláudia ou no resumo mensal.

O valor de Sagres veremos se é validado, porque é quase sempre o dobro duma estação amadora não muito longe.

Última edição:
B de Novembro de 1988, Sagres, 175,4 mm em 24 horas (9h às 9h) , mas em 24h deslizantes foi mais. Isto num só dia. Nesse Novembro houve incríveis acumulados em muitas estações do Algarve, lembro-me de seguir, como aliás já seguia há muitos anos.
Faro, 82,8 mm mesmo dia. Mas na mesma ficha, estão lá os fabulosos 157,0 mm de 14 de Outubro de 1989 (em 24 horas deslizantes foi mais, claro, como acontece em geral), e os 118,5 mm de 8 de Dezembro de 1975.

Cut-off a sudoeste do Cabo de S.Vicente, com corrente persistente de sueste em conjunto com anticiclone na Europa, não me lembro bem. Talvez tenha os registos.

Esse valo de Faro será que foi batido no passado dia 13 de Novembro já que a estação registou cerca de 93 mm, não sei qual foi o valor entre as 09-09h, só quando o IPMA fizer um resumo da Cláudia ou no resumo mensal.

O valor de Sagres veremos se é validado, porque é quase sempre o dobro duma estação amadora não muito longe.
Pelos relatos que tenho de familiares são valores reais, chuva forte e persistente em largos períodos desta Cláudia

Madrugada com muita chuva no Baixo Alentejo
1000020524.webp

Pelos relatos que tenho de familiares são valores reais, chuva forte e persistente em largos períodos desta Cláudia
Também as estações ainda distam um pouco de Sagres e pode fazer muita diferença, uma vez fui a Sagres até Vila do Bispo tinha chovido pouco, mas ali a partir da zona onde se volta para o Martinhal até Sagres foi o dilúvio.

Estive a fazer o apanhado do total de precipitação deixada pela Cláudia em sagres, uns brutais 247 mm. Já nem tenho memória de quando foi a última vez com registo semelhante
24 de Novembro de 1988, Sagres, 175,4 mm em 24 horas (9h às 9h) , mas em 24h deslizantes foi mais. Isto num só dia. Nesse Novembro houve incríveis acumulados em muitas estações do Algarve, lembro-me de seguir, como aliás já seguia há muitos anos.

Foram curiosamente duas depressões

23/24/25 - 12utc - Novembro 1988

doUYslS.png

Pela imagem anterior pensar-se-ia que a sequência estava errada, fora de ordem, mas foram 2 depressões em sequência muito rápida, a primeira uma cutoff com pouca expressão na superfície, e algo "hibridizada", seguida de outra maior, também com abundantes células pelo meio, sinal de água relativamente quente e bastante frio em altura.

tcnxc4d.gif

Em ambas fluxo perturbado de sudoeste, o que deve ter gerado aqueles comboios de células que frequentemente vimos nestas situações, afinal como nos últimos dias.
E dados de dia 24 diria que na verdade foram quase todos no final de noite de dia 24 e na madrugada e inicio manhã de dia 25. Devido ao tal 09h-09h que muitas vezes referes.

Última edição:
8.4mm acumulados ontem em Arronches.
0.6mm hoje.

O acumulado mensal é de 118.5mm.Pelas previsões já não deve chover muito mais até ao final do mês.

Parece vir bloqueio agora, o que é normal e também faz falta. Resta saber que sinóptica surge em dezembro, o ECMWF e GFS até começam a modelar um cenário interessante de NAO-, mas vale o que vale a tal distância.

Se a estação estivesse a registar mal suponho que o IPMA a retirasse do mapa, mas aparece com o registo todos os dias.
No entanto, essa tal estação que referes tem um acumulado mensal de 101mm e a do IPMA só nestes 4 dias acumulou 245mm. É uma diferença abismal para tão poucos km's. Pontualmente pode acontecer, mas tantos dias é estranho.

Se a estação estivesse a registar mal suponho que o IPMA a retirasse do mapa, mas aparece com o registo todos os dias.
No entanto, essa tal estação que referes tem um acumulado mensal de 101mm e a do IPMA só nestes 4 dias acumulou 245mm. É uma diferença abismal para tão poucos km's. Pontualmente pode acontecer, mas tantos dias é estranho.
Como digo em conversa com vários familiares estes valores correspondem ao que se passou na realidade. As imagens de radar que fui vendo desses dias não deixa margem pra dúvidas.

Esse valor de Faro será que foi batido no passado dia 13 de Novembro já que a estação registou cerca de 93 mm, não sei qual foi o valor entre as 09-09h, só quando o IPMA fizer um resumo da Cláudia ou no resumo mensal.
Não foi batido em qualquer acumulado 24 horas deslizante, aquelas três horas diluvianas de Faro de dia 13 (12h-13h-14h) ficaram realmente bastante isoladas, com apenas alguns complementos horários afastados de cerca de 1 a 2 mm. O acumulado horário 15,4 mm de dia 14 das12h está precisamente a 25 horas de distância dos 25,0 mm das 12h de dia 13. :rolleyes:

Foram curiosamente duas depressões

23/24/25 - 12utc - Novembro 1988
Excelente, não sabia que o Eumetsat já tinha online um histórico até tão longe (estou um bocado desactualizado nesse aspecto).

Madrugada com muita chuva no Baixo Alentejo
O centro relativamente compacto de Claudia passou mesmo por aí.