Seguimento Sul - Outubro 2013



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Chuva torrencial aquando da passagem de um aguaceiro. 8,4mm acumulados. 17,0ºC actuais.

E pelas imagens do radar estás mesmo na rota de colisão deste verdadeiro comboio de precipitação! :thumbsup:

Vamos ver essas acumulações como ficam ai pela tua zona! ;)

Por aqui final de tarde com alguma precipitação e 4,6mm de precipitação acumulada.
A temperatura actual é de 17,3ºC e 96% de H.R.. Noite calma portanto.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,495
Local
Olhão (24 m)
O IPMA antecipou o aviso amarelo no Algarve, que só estava para amanhã a partir das 16 h mas desde das 22 horas que o aviso foi accionado.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,234
Local
loule-caldeirao
Segundo as previsões que consultei do GFS e do Aladdin a precipitação será modesta de Évora para baixo exceptuando talvez as regiões do litoral oeste.
A frente irá perder força nesta região à medida que avançará para o interior sendo que as serras serão as zonas mais favorecidas, em particular Monchique e Caldeirão.

Por agora vai chovendo por aqui e vendo pelas imagens de radar nota-se que é precipitação de carácter estratiforme.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,234
Local
loule-caldeirao
Por aqui vamos ter de esperar ou desesperar para ver algo...a frente parece ter todo o seu potencial de Setúbal para cima mas vamos ver.
Em relação a esta zona até não me posso queixar pois tem havido alguma precipitação por vezes moderada durante a manhã e numa situação destas temos sempre mais hipóteses. Para o litoral do sotavento e talvez na generalidade do litoral Algarvio, excepto costa vicentina é que as coisas podem estar piores.

Para já tudo indica que não será uma frente a nosso favor, principalmente quanto mais a Sul.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,495
Local
Olhão (24 m)
Por aqui vamos ter de esperar ou desesperar para ver algo...a frente parece ter todo o seu potencial de Setúbal para cima mas vamos ver.
Em relação a esta zona até não me posso queixar pois tem havido alguma precipitação por vezes moderada durante a manhã e numa situação destas temos sempre mais hipóteses. Para o litoral do sotavento e talvez na generalidade do litoral Algarvio, excepto costa vicentina é que as coisas podem estar piores.

Para já tudo indica que não será uma frente a nosso favor, principalmente quanto mais a Sul.

Por aqui, ontem choveu mais que no dia anterior, algum modelo previu não. Trovoadas, os modelos no seu geral não estão assim tão mal, ainda metem qualquer coisa no sotavento algarvio, mas claro que a província de Huelva parece-me ser a mais beneficiada, tendo por base os modelos, claro está. Vendo os mesoescalares, Aladdin, Arome e Hirlam existe potencial para algo, agora é esperar onde vai cair, parece-me que é uma situação convectiva se existir trovoada pode cair bem mais do que os modelos dão. Aqui, o GFS ainda não acertou uma esta semana, nas outras zonas do Algarve até esteve bem mas aqui neste cantinho onde os modelos têem uma dificuldade enorme em acertar é muito complicado, ainda temos que esperar que inventem um modelo que conheça as manhas todas aqui da zona, o Sotavento é muito lixado e quase todos perdem a fiabilidade nesta zona, o risco é sempre mais elevado aqui, do que no resto do país. Já tivemos dilúvios em dias que não se previa nada e já tivemos falhanços enormes que previam um dilúvio e nada se passou.

Trovoadas se calhar ainda vai ser sábado que isto vai animar com vento de sueste ainda vem alguma chuvada inesperada. :lmao::lmao::D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
rEGC90U.png


Assinatura interessante na reflectividade...a ver o que aquilo deu/dá...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por aqui após tanta insistência do GFS em valores acumulados a variar entre os 40mm a 70mm, vou com uns rídiculos 4mm. Isto num dia que tem sido chato por tanto parece que chove mas apenas se fica num chuvisco.
O vento sim tem vindo a fazer-se sentir e tenho uma rajada máxima de 59,5km/h registada ás 11h da manhã, mas tampouco tem sido nada por ai além.

Por agora chove de forma moderada em mais um aguaceiro que passa. Parece-me ser tal com assinatura "interessante" que o stormy referiu. Vamos ver se deixa aqui alguma precipitação de referência e salvo a "honra" do dia... :rolleyes:

A temperatura está nuns elevados 19,1ºC.

Abraço.