Seguimento Sul - Outubro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia,

Acordei às 07h ao som de um trovão, ainda vi um pequeno raio nuvem-nuvem ao abrir a janela, mas depois não deu mais nada. O grosso da precipitação tem estado ali na zona de Abufeira para E, com a trovoada toda nesse lado.

No Sítio das Fontes o acumulado está nos 8,8mm neste momento.

Aqui, levo 8 mm e anda aos arranques só lá vai com empurrão. Trovoada zero.

Faro (região de Turismo), Almancil, Lagos seguem com cerca de 9 mm mais ou menos.
Albufeira, Benavente, Quinta do Barranco (Algoz) registaram trombas de água, sendo que Albufeira ás 7h11 tinha 2,3 mm e depois ás 7h21 já tinha 13 mm.

Benavente e Quinta do Barranco foi devido a 1 hora de chuva intensa uniforme !
Tem vindo a acumular bem nessas zonas já estando perto dos 30 mm até ao momento nessas estações !

EDIT: Constatei agora que na zona do Sotavento ainda nem sequer choveu .... penso que o Sotavento deve ter algum escudo que começa aqui em Faro !
Com os 9 mm de hoje sigo com cerca de 33 mm este mês ..... só faltava outro tanto !

Faro (região de Turismo), Almancil, Lagos seguem com cerca de 9 mm mais ou menos.
Albufeira, Benavente, Quinta do Barranco (Algoz) registaram trombas de água, sendo que Albufeira ás 7h11 tinha 2,3 mm e depois ás 7h21 já tinha 13 mm.

Benavente e Quinta do Barranco foi devido a 1 hora de chuva intensa uniforme !
Tem vindo a acumular bem nessas zonas já estando perto dos 30 mm até ao momento nessas estações !

EDIT: Constatei agora que na zona do Sotavento ainda nem sequer choveu .... penso que o Sotavento deve ter algum escudo que começa aqui em Faro !
Com os 9 mm de hoje sigo com cerca de 33 mm este mês ..... só faltava outro tanto !

Penso que tem tudo a ver com a posição das depressões. Nota-se também que a chuva tem cortada toda a Norte da serra de Monte Figo não sei se pelo efeito das serras se pelo ângulo de entrada das linhas de instabilidade.

Pelo radar nota-se que a precipitação mais intensa durante esta manhã tem cortado a Norte de onde estou e estou na serra de Monte Figo perto de São Brás de Alportel. Acho que em Loulé e mais a Norte tem chovido mais.

Por agora vai chovendo moderado e bem grado:) parece que vem aí forte!

edit: Alcoutim acumulou 22mm na entre as 9h e as 10h. Já é uma carga de água considerável! Pelas imagens de radar imagino o que se passa pelo Caldeirão fora!