Seguimento Sul - Outubro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Mais uma carga de água torrencial no Sítio das Fontes, com a intensidade de precipitação a atingir os 162,2mm/h :surprise::D e com o acumulado já nos muito significativos 39,6mm! Belo dia de chuva, como há muito não havia por aqui...:thumbsup:

O vento também aumentou, tendo registado uma rajada de 70,6km/h em Carvoeiro.

o que choveu é muito para 6 ou 12 horas. A frente era das boas. As médias é que sendo baixas devem ter sido quase todas ultrapassadas.

Mas nada comparado com outros locais, o nosso campeonato é outro. :)

o que choveu é muito para 6 ou 12 horas. A frente era das boas. As médias é que sendo baixas devem ter sido quase todas ultrapassadas.

Mas nada comparado com outros locais, o nosso campeonato é outro. :)

Pois mas não se pode comparar a média em Faro com as de outras regiões, pois penso que a média no Barlavento para este mês deve andar nos 80 mm, mas penso que este mês isto vai ficar na média, provavelmente ligeiramente acima ....

O que me preocupa bastante é o pós este mês de Outubro !

Boas, por aqui, a manhã não tem sido nada do outro mundo, com alguma precipitação e bastante vento.

Aurélio, eu diria que os dados da estação de turismo não estão assim tão diferentes dos meus, até ao momento, sigo com uns míseros 4 mm.

O IPMA tem aviso laranja no Algarve em especial para o Sotavento com períodos de chuva forte e acompanhados por trovoada a ver vamos, se não é mais um fiasco por estas bandas. :angry:

Boas, por aqui, a manhã não tem sido nada do outro mundo, com alguma precipitação e bastante vento.

Aurélio, eu diria que os dados da estação de turismo não estão assim tão diferentes dos meus, até ao momento, sigo com uns míseros 4 mm.

O IPMA tem aviso laranja no Algarve em especial para o Sotavento com períodos de chuva forte e acompanhados por trovoada a ver vamos, se não é mais um fiasco por estas bandas. :angry:

Ok então por aqui tem chovido bem mais ... nada do outro mundo mas eu diria que uns 14 mm até ao momento porque enquanto por aí tem sido fraca aqui tem sido moderada, ou fraca, ou mais forte !

Duvido que o Alerta Laranja (em especial para o Sotavento) se justifique, estes alertas em cima da hora geralmente dão sempre asneira e raramente se concretizam !

Essa estação vai com 1,4mm hoje;
7,4mm este mês e 163,8mm este ano.

Parece-me mais que claro que não seja uma estação a ter em conta.

• Gosto
Reactions: actioman

Como é isso possível quando aqui o céu está literalmente desabando:surprise:
Incrível estas discrepâncias tão acentuadas!

edit*11:54*# Chove muito forte agora! Pelas imagens de radar parece que não durará muito mais. As atenções viram-se agora mais para Sotavento #

Ok então por aqui tem chovido bem mais ... nada do outro mundo mas eu diria que uns 14 mm até ao momento porque enquanto por aí tem sido fraca aqui tem sido moderada, ou fraca, ou mais forte !

Duvido que o Alerta Laranja (em especial para o Sotavento) se justifique, estes alertas em cima da hora geralmente dão sempre asneira e raramente se concretizam !

O Aviso Laranja foi colocado devido à previsão do ECM, isso é notório na carta do ECM que o sotavento Algarvio apresenta entre 20 a 30 mm na carta entre as 10h e as 16h (hora de PT). Até agora, o ECM tem estado certo para aqui, dava 5 mm e levo 4 mm entre as 7h e as 13h. Já o GFS colocava na saída das 00 cerca de 29.2 mm entre 10h e as 13h e na saída das 06 insiste na mesma tecla.

Eu acho que vou ter o maior fiasco por aqui do ano, só se passar aqui algum MCS porque de resto, não acredito quando o sol já vai querendo aparecer. :lmao:

Essa estação vai com 1,4mm hoje;
7,4mm este mês e 163,8mm este ano.

Parece-me mais que claro que não seja uma estação a ter em conta.

Essa estação tem alguns problemas técnicos no que toca a fazer somas, porque houve muitos dias em que não somou os valores e por isso apresenta somente 163,8 mm !

Além disso penso que está colocado lá bem alto no Edificio, o que em situações de bastante vento acompanhando a chuva faz com que ser perca alguns dos valores. Apesar disso os valores junto ao litoral em especial no Sotavento são extremamente baixos para já ....
Por exemplo Albufeira, Vilamoura e Almancil tem pouco mais de 12 mm até ao momento e eu tenho certamente bem mais do que Faro estou em linha com Almancil e por isso ando dentro desses valores.
Faro, Olhão e Tavira ainda muito pouca precipitação registaram pois a mesma andou mais em zonas de Serra !

Como é isso possível quando aqui o céu está literalmente desabando:surprise:
Incrível estas discrepâncias tão acentuadas!

Quanto levas de precipitação ?

EDIT: Loulé leva somente 8,4 mm mas teve uma falha num periodo entre as 7h30 e as 10h30, e portanto acredito neste momento possa ter cerca de 20 a 30 mm !