Aristocrata
Super Célula
Animação das ultimas 18h, com a temperatura dos topos.
Essa célula apresentou desde o ínicio topos bem arrefecidos, acima dos -60ºC, chegando aos -69ºC ao entrar na zona de Huelva.
Esta estação em Vila Nova de Cacela registou o evento muito bem, conforma mostra o corte do gráfico:
Ver anexo 26247
Ver aqui: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IVILAN47
Há um membro aqui do fórum que tem na Manta Rota uma estação, não me lembro do nome, penso ser esta.
Em cerca de 1h e 15 m teve um acumulado de 56 mm, subida de 8 para 64 mm.
Note-se também a descida da Pressão Atmosférica na passagem da célula.
Ayamonte com 65 mm.Estações do IPMA com acumulados >10mm das 00h às 09h.
- Faro (Aeródromo): 63.1mm
- Olhão, EPPO: 43.1mm
- Tavira: 41.7mm
- Sagres: 30.4mm
- Albufeira: 16.7mm
- Loulé / Cavalos De Caldeirão: 16.3mm
- Sines: 15.2mm
- Elvas: 14.9mm
- Vila Real de S.António: 13.3mm
- Fóia: 13.1mm
- Évora (C.Coordenação): 11.3mm
Estações de Vila Real de Santo António e Castro Marim com claros problemas de dados de precipitação. As estações amadoras na região vão com mais de 70mm acumulados.
Ayamonte com 65 mm.

Eu diria mais para o seco, mas é só a minha opinião e pode não estar certa ( oxalá que não).se já existem previsões ou tendências de precipitação para os mês de Novembro para o Baixo Alentejo?
É que estamos como se fosse verão, os terrenos completamente secos e o gado sem pastagens.
Na nossa zona, o mês acabará abaixo da média, noutras acima...aqui cerca de 50/60mm, o que é cerca de metade da média mensal. Sexta feira, ainda deverá chover mais qualquer coisa, mas nada de relevante.Bom dia,
Tanto desceu que acabou grande parte da precipitação no mar e em zonas urbanas, resultando nas típicas inundações. Zonas de campo e onde as ribeiras nascem foi vê-la passar.
Aqui acumulou hoje 5.1mm e deve ter sido das zonas do país onde menos choveu este mês. 39.3mm mensais e já não deve mexer grande coisa até ao final da semana.
Outubro de 2024 e outubro de 2025 são o 8 e 80.
O sol vai espreitando neste momento com 17,4ºC.
Esta estação em Vila Nova de Cacela registou o evento muito bem, conforma mostra o corte do gráfico:
Ver anexo 26247
Ver aqui: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IVILAN47
Há um membro aqui do fórum que tem na Manta Rota uma estação, não me lembro do nome, penso ser esta.
Em cerca de 1h e 15 m teve um acumulado de 56 mm, subida de 8 para 64 mm.
Note-se também a descida da Pressão Atmosférica na passagem da célula.
Isso é o medronho a fazer efeito, julgo.se um dia caur em 6 boras 200 mm
Sim é importante mas depois ainda vão aparecer mentes brilhantes a dizer que Outubro foi muito chuvoso, que está a ser um Outono acima da média, pela média de Faro, blablablá...É a minha estação sim senhor.
É para estes eventos que a tenho principalmente, é importante haver registos destes eventos.
Segue o mês com 70mm, aqui está a média do mês salva.
(os 6mm registados no passado sábado nesta estação não existiram, foi eu que tive a fazer manutenção à estação, desliguei tudo, desmontei, limpei, troquei pilhas, tudo impecável, fiz o reset antes de ligar à controladora mas não apagou os dados e registou 6mm no sábado de ter andado com ela às voltas de limpar.)
Enfim, temos 70 mm este mês, dos quais 66mm hoje.
Este evento foi realmente potenciador dessa ideia, apenas com acumulados muito significativos numa estreita faixa costeira e efeitos urbanos. Era difícil ter sido mais pernicioso em todos os aspectos. O Algarve, e o Sul em geral não são apenas as cidades costeiras das notícias e, quando se sublinha o deficit pluviométrico, é do interior que se trata.Sim é importante mas depois ainda vão aparecer mentes brilhantes a dizer que Outubro foi muito chuvoso, que está a ser um Outono acima da média, pela média de Faro, blablablá...
Não havendo registos convicentes a coisa passa
Imagino os Farenses, ...agora pensam que estão na zona mais chuvosa do país.