Seguimento Sul - Outubro 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início

Animação das ultimas 18h, com a temperatura dos topos.
Essa célula apresentou desde o ínicio topos bem arrefecidos, acima dos -60ºC, chegando aos -69ºC ao entrar na zona de Huelva.

Esta estação em Vila Nova de Cacela registou o evento muito bem, conforma mostra o corte do gráfico:
VNCacela.webp

Ver aqui: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IVILAN47
Há um membro aqui do fórum que tem na Manta Rota uma estação, não me lembro do nome, penso ser esta.

Em cerca de 1h e 15 m teve um acumulado de 56 mm, subida de 8 para 64 mm.
Note-se também a descida da Pressão Atmosférica na passagem da célula.

Esta estação em Vila Nova de Cacela registou o evento muito bem, conforma mostra o corte do gráfico:
Ver anexo 26247
Há um membro aqui do fórum que tem na Manta Rota uma estação, não me lembro do nome, penso ser esta.

Sim, é a estação do @Gil_Algarvio.

Imagens de Manta Rota, esta manhã.

Estações do IPMA com acumulados >10mm das 00h às 09h.

- Faro (Aeródromo): 63.1mm
- Olhão, EPPO: 43.1mm
- Tavira: 41.7mm
- Sagres: 30.4mm
- Albufeira: 16.7mm
- Loulé / Cavalos De Caldeirão: 16.3mm
- Sines: 15.2mm
- Elvas: 14.9mm
- Vila Real de S.António: 13.3mm
- Fóia: 13.1mm
- Évora (C.Coordenação): 11.3mm

Estações de Vila Real de Santo António e Castro Marim com claros problemas de dados de precipitação. As estações amadoras na região vão com mais de 70mm acumulados.
Ayamonte com 65 mm.

Aí está o Pina a prometer resolver o problema, o homem vai fazer um reservatório deve ser parecido ao túnel de Olhão quem não se lembra dele aparecer na TV que o túnel serve de reservatório para não levar a baixa de Olhão na enxurrada. Isto são 40 a 80 mm, uma mijinha ao pé dos acumulados estrondosos que acontecem no Levante Espanhol, se um dia cair em 6 horas 200 mm arrasa as cidades de Albufeira, Faro, Olhão, VRSA e não esquecer com a subida do nível do mar cada vez pior.

Última edição:
Bom dia,
Tanto desceu que acabou grande parte da precipitação no mar e em zonas urbanas, resultando nas típicas inundações. Zonas de campo e onde as ribeiras nascem foi vê-la passar. :D

Aqui acumulou hoje 5.1mm e deve ter sido das zonas do país onde menos choveu este mês. 39.3mm mensais e já não deve mexer grande coisa até ao final da semana.
Outubro de 2024 e outubro de 2025 são o 8 e 80.

O sol vai espreitando neste momento com 17,4ºC.
Na nossa zona, o mês acabará abaixo da média, noutras acima...aqui cerca de 50/60mm, o que é cerca de metade da média mensal. Sexta feira, ainda deverá chover mais qualquer coisa, mas nada de relevante.

Ver anexo 26247

É a minha estação sim senhor.
É para estes eventos que a tenho principalmente, é importante haver registos destes eventos.
Segue o mês com 70mm, aqui está a média do mês salva.
(os 6mm registados no passado sábado nesta estação não existiram, foi eu que tive a fazer manutenção à estação, desliguei tudo, desmontei, limpei, troquei pilhas, tudo impecável, fiz o reset antes de ligar à controladora mas não apagou os dados e registou 6mm no sábado de ter andado com ela às voltas de limpar.)

Enfim, temos 70 mm este mês, dos quais 66mm hoje.

É a minha estação sim senhor.
É para estes eventos que a tenho principalmente, é importante haver registos destes eventos.
Segue o mês com 70mm, aqui está a média do mês salva.
(os 6mm registados no passado sábado nesta estação não existiram, foi eu que tive a fazer manutenção à estação, desliguei tudo, desmontei, limpei, troquei pilhas, tudo impecável, fiz o reset antes de ligar à controladora mas não apagou os dados e registou 6mm no sábado de ter andado com ela às voltas de limpar.)

Enfim, temos 70 mm este mês, dos quais 66mm hoje.
Sim é importante mas depois ainda vão aparecer mentes brilhantes a dizer que Outubro foi muito chuvoso, que está a ser um Outono acima da média, pela média de Faro, blablablá...
Não havendo registos convicentes a coisa passa :D
Imagino os Farenses, ...agora pensam que estão na zona mais chuvosa do país.

Sim é importante mas depois ainda vão aparecer mentes brilhantes a dizer que Outubro foi muito chuvoso, que está a ser um Outono acima da média, pela média de Faro, blablablá...
Não havendo registos convicentes a coisa passa :D
Imagino os Farenses, ...agora pensam que estão na zona mais chuvosa do país.
Este evento foi realmente potenciador dessa ideia, apenas com acumulados muito significativos numa estreita faixa costeira e efeitos urbanos. Era difícil ter sido mais pernicioso em todos os aspectos. O Algarve, e o Sul em geral não são apenas as cidades costeiras das notícias e, quando se sublinha o deficit pluviométrico, é do interior que se trata.