Seguimento Sul - Setembro 2010



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Tristeza imensa quando ainda nem sequer abandonámos o verão? :confused:

Previsão para Domingo, 19 de Setembro de 2010

Céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da tarde com
condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas nas
regiões do interior Centro e Sul e no Algarve.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado
(15 a 25 km/h) de noroeste durante a tarde no litoral oeste.
Pequena subida da temperatura máxima.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A olhar para as imagens de satélite e a ser invadido cada vez mais por uma tristeza imensa..... :sad: (que saudades de uma boa trovoada!!)

mesmoooo!!!!! estou muito perto de ti (Quinta do Conde) e ja ha mais de 2 anos que nao oiço uma daquelas fortes :(

Pergunta para o pessoal mais experiente, alguem me sabe dizer se em Outubro é frequente haver trovoadas para os lados de Lisboa e Setúbal ?

é que ando desesperado..
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
mesmoooo!!!!! estou muito perto de ti (Quinta do Conde) e ja ha mais de 2 anos que nao oiço uma daquelas fortes :(

Pergunta para o pessoal mais experiente, alguem me sabe dizer se em Outubro é frequente haver trovoadas para os lados de Lisboa e Setúbal ?

é que ando desesperado..

É complicado haver certezas na questão das trovoadas. Só seguindo as imagens de satélite e radar no próprio dia é que podes obter resposta. Dizer-te que vai trovejar no local x com 100% de certezas ninguém te o irá dizer, nem aqui nem um meteorologista qualquer.

P.S - Setúbal pertence ao litoral centro ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado com algumas nuvens.

Máxima: 25.8ºC
mínima: 19.1ºC
actual: 19.7ºC
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Neste momento, trovoada a SSE (Badajoz?) vejo alguns relâmpagos, 19ºC, céu nublado, vento fraco. Não sei não se a trovoada estará a vir para cima. :confused:

mesmoooo!!!!! estou muito perto de ti (Quinta do Conde) e ja ha mais de 2 anos que nao oiço uma daquelas fortes :(

Pergunta para o pessoal mais experiente, alguem me sabe dizer se em Outubro é frequente haver trovoadas para os lados de Lisboa e Setúbal ?

é que ando desesperado..

De acordo com o que tenho observado nos ultimos anos, Outubro tem sido o melhor mês para as trovoadas na grande Lisboa e Península de Setúbal, resta-nos esperar que este ano as coisas corram nesse sentido (e que este Outubro seja bem melhor que o do ano passado.....)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Acho que estamos aqui a confundir dois conceitos. Uma coisa são trovoadas associadas a uma depressão em altura, como a situação actual. E outra coisa são trovoadas em pós frontal, isto é após a passagem de uma frente, estão presentes algumas células que atravessam o território e por vezes provocam algum granizo e chuvas fortes, mas não grandes problemas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado de manhã tornando-se pouco nublado à tarde.

Máxima: 24.4ºC
mínima: 15.3ºC
actual: 22.0ºC
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
O dia começou com nevoeiro e nuvens altas e muita humidade, à tarde o vento tornou-se moderado e o céu limpou.

Agora:
20ºC, céu limpo, vento fraco, pressão a subir, HR a 53%.