Seguimento Sul - Setembro 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Na serra ainda chegou aos 30,5ºc na parte da manhã/ínicio de tarde.
Depois foi progressivamente ficando muito nublado por nuvens altas e a temperatura baixou. Às 19h estavam 23ºc aqui em Loulé.
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
De madrugada houve dois aguaceiros distintos acompanhados de vento forte (breves), a frente teve um comportamento muito curioso olhando ao gráfico :D

NY1J0.gif

pressao18-9.png


Mínima de 20,5ºC. A pressão chegou aos 1009.0 hPa! A temperatura subiu até aos 27ºC :surprise:
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas,

Belo tripé ;)

Hoje não vai ter muita sorte, numa situação como estas a trovoada se der e volto a repetir, se der, irá ser pouco frequente, vamos lá, como dizer, fraquinha mesmo :D

Chamo a atenção para o facto de o que vai fazer não é fotografia de algo estático, com tempo para aprimorar cada detalhe da maquina, aqui a deslocação rápida a colocação no sitio certo e a chuva são factores importantes. O perigo anda sempre à espreita.

Não sei e não querendo ser mal educado antes pelo contrario se tem alguma experiência em stormchase? O melhor será pesquisar um pouco sobre isso antes de partir para a rua.

Aqui não é só o equipamento de registo ou a experiência do mesmo que é importante, existe muito mais a por em pratica, dai o meu fascínio por esta matéria.

Abraços
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
deixo-lhe aqui a minha galeria do tema no olhares

http://olhares.sapo.pt/jmack/galeria-pessoal/187126/
Boas

Eu conheço o seu trabalho, para mim tem das melhores fotos de trovoada deste país, mas julgo que aqueles trovoadas foi perto de sua casa e começou a velas e dai partiu para a foto, o que estava a dizer são coisas completamente diferentes que é deslocar e estar num local onde se vai dar as trovoadas, por vezes não estamos tão à vontade.

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.190191111012642.44573.100000652642799&type=3

Aqui fica um pouco do que faço desde à 6 anos

Abraços
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
De madrugada houve dois aguaceiros distintos acompanhados de vento forte (breves), a frente teve um comportamento muito curioso olhando ao gráfico :D

NY1J0.gif

pressao18-9.png


Mínima de 20,5ºC. A pressão chegou aos 1009.0 hPa! A temperatura subiu até aos 27ºC :surprise:

Há muito disso em Espanha...acontece quando há um downdraft, causado pela convecção em altitude...ora, como o ar em altura era tropical, ao descer e aquecer compressivamente, atingiu valores de temperatura muito altos.
 

jmackworks

Cirrus
Registo
25 Mar 2012
Mensagens
57
Local
Évora
Boas

Eu conheço o seu trabalho, para mim tem das melhores fotos de trovoada deste país, mas julgo que aqueles trovoadas foi perto de sua casa e começou a velas e dai partiu para a foto, o que estava a dizer são coisas completamente diferentes que é deslocar e estar num local onde se vai dar as trovoadas, por vezes não estamos tão à vontade.

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.190191111012642.44573.100000652642799&type=3

Aqui fica um pouco do que faço desde à 6 anos

Abraços


muito boas as fotografias !

Espero mesmo que até final do mês se consiga alguma coisa ... o ano passado foi muito produtivo , este tem sido tão fraquinho
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Cumulus a norte a crescer como cogumelos, a ver se sobem o suficiente para chover

Mínima de 20.0ºC e até agora máxima de 28ºC. 0.2mm acumulados, havia umas poças esta manhã :rain:

Consigo ver umas Cumulonimbus a ENE, que pelo satélite estão pouco a Norte de Gibraltar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado.

Máxima: 26.0ºC
mínima: 19.4ºC
actual: 22.4ºC