Seguimento Sul - Setembro 2022

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Boa tarde,
Antes de mais, faz hoje 7 anos que me registei no fórum, o tempo passa a correr! :D 7 anos marcados pela obtenção de muito conhecimento no que diz respeito à meteorologia e também noutras áreas da ciência e que são igualmente discutidas neste fórum.
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Já no que diz respeito ao seguimento, em relação ao dia de ontem, ainda se formou uma célula na zona de Portalegre ao final da tarde:
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A máxima de ontem foi de 33,2ºC.

De resto, estive por Elvas até por volta das 23h e o destaque vai para o facto de serem visíveis imensos relâmpagos para sul e mesmo no caminho para Arronches eram uma constante. Ainda caíram uns pingos, mas nada de especial.

Ao longo da madrugada começaram-se a formar células mais perto da zona e a partir das 3 da manhã, essencialmente, houve muita trovoada. Relâmpagos e trovões bastante frequentes. A chuva não foi muita, mas em termos de trovoada foi significativo.
Ao início da manhã, passava uma trovoada a sul:
xS28PUO.jpg


O acumulado de hoje é de 3.9mm.

Ambiente um pouco mais fresco que nos dias anteriores, mas está abafado. Estão 26,7ºC neste momento com 56% de hr.
 
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Célula de eco laranja/vermelho a sul no IC1


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Vejo aí o que me parece ser uma tail cloud, sinal de forte instabilidade e de uma célula severa!
 
Viva...para vossa curiosidade aqui ontem no aeroporto de Faro tivemos algo que há anos não acontecia a nivel de controle aéreo e gestão de cockpit.
Um dos ultimos voos da noite, o EasyJet de Gatwick ali pela zona de Évora para poder entrar em Faro teve de desviar á esquerda, ir até á vertical de Sevilha literalmente e depois vir por sul para entrar cá, como se viesse do norte de Africa, como a figura ilustra....ainda foram uns bons minutos e kilos de fuel pro galheiro :)
Outra curiosidade, por essa hora +/- costuma cruzar aqui por cima um 787 Turkish proveniente de Caracas para Istambul.
Ao contrario do habitual para nao ter de fazer um de-route para um dos lados visto serem milhas a mais pro seu gosto, e visto os topos dos CB's estarem bem altinhos, fez um "pulinho" ou seja, assim que chegou ali umas milhas a sudoeste do Cabo de Sao vicente pediu ao controle para subir para 41 mil pes (nao muito frequente no 787) e depois apos cruzar aqui á vertical de Faro e ja perto de Sevilha voltou a pedir para descer para uns 30 mil e muitos, o seu habitual.
A essa hora as descolagens e aterragens apesar de terem um nadinha de factor de vento de cauda, foram escolhidas pelos pilotos para a pista 10 (como quem aterra de Portimao para Olhao, para quem nao está dentro da cena, passo expressao, Oeste-Este), visto garantirem mais segurança, e visto a celula a Este estar menos "áspera" que a de oeste. No entanto quando descolavam na direçao Este (cidade de Faro), todos os pilotos pediram uma volta "as soon as possible" para sul (segunda figura), ganhar altitude no rumo sueste, e so depois começar a rodar para norte (o habitual) mais altos quase dentro do Golfo de Cadiz...mais uns kilinhos de fuel :)Abraço a todos, peço desculpa se nao acham este post interessante (respeito isso, o meu primeiro post aqui, uuppsss)...e que venha a chuvinha que faz falta:rain:
 

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Por aqui, a tarde foi calma e com céu pouco nublado. Poente com alguns restos das células que atingiram a região centro.
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Este evento rendeu, por aqui, 9mm.
Setembro segue com 69.6mm.

Começa já a crescer alguma erva em diversos locais, mas infelizmente os principais cursos de água apenas tiveram água de enxurrada. Atualmente já pouco correm, o que demonstra bem a secura existente. As atuais previsões para o resto do mês de setembro não mostram chuva significativa, mas esperemos que surja brevemente um novo evento com boa chuva para que isto vá melhorando aos poucos e poucos.
Neste momento, parecem garantidas temperaturas mais outonais a partir do fim de semana.

Máx: 28,0ºC
Min: 17,5ºC

21,5ºC
atuais.
 
Viva...para vossa curiosidade aqui ontem no aeroporto de Faro tivemos algo que há anos não acontecia a nivel de controle aéreo e gestão de cockpit.
Um dos ultimos voos da noite, o EasyJet de Gatwick ali pela zona de Évora para poder entrar em Faro teve de desviar á esquerda, ir até á vertical de Sevilha literalmente e depois vir por sul para entrar cá, como se viesse do norte de Africa, como a figura ilustra....ainda foram uns bons minutos e kilos de fuel pro galheiro :)
Outra curiosidade, por essa hora +/- costuma cruzar aqui por cima um 787 Turkish proveniente de Caracas para Istambul.
Ao contrario do habitual para nao ter de fazer um de-route para um dos lados visto serem milhas a mais pro seu gosto, e visto os topos dos CB's estarem bem altinhos, fez um "pulinho" ou seja, assim que chegou ali umas milhas a sudoeste do Cabo de Sao vicente pediu ao controle para subir para 41 mil pes (nao muito frequente no 787) e depois apos cruzar aqui á vertical de Faro e ja perto de Sevilha voltou a pedir para descer para uns 30 mil e muitos, o seu habitual.
A essa hora as descolagens e aterragens apesar de terem um nadinha de factor de vento de cauda, foram escolhidas pelos pilotos para a pista 10 (como quem aterra de Portimao para Olhao, para quem nao está dentro da cena, passo expressao, Oeste-Este), visto garantirem mais segurança, e visto a celula a Este estar menos "áspera" que a de oeste. No entanto quando descolavam na direçao Este (cidade de Faro), todos os pilotos pediram uma volta "as soon as possible" para sul (segunda figura), ganhar altitude no rumo sueste, e so depois começar a rodar para norte (o habitual) mais altos quase dentro do Golfo de Cadiz...mais uns kilinhos de fuel :)Abraço a todos, peço desculpa se nao acham este post interessante (respeito isso, o meu primeiro post aqui, uuppsss)...e que venha a chuvinha que faz falta:rain:
Quando a célula ainda estava a sul, os aviões aterravam sentido este ->oeste isto, entre as 20h e as 21h, até pensei devem ter uma vista brutal da trovoada no avião e depois começaram a levantar para Olhão que ainda passou um por aqui, depois deixei de ouvir qualquer avião.
 
Quando a célula ainda estava a sul, os aviões aterravam sentido este ->oeste isto, entre as 20h e as 21h, até pensei devem ter uma vista brutal da trovoada no avião e depois começaram a levantar para Olhão que ainda passou um por aqui, depois deixei de ouvir qualquer avião.
Corretissimo amigo...se a memoria nao me atraiçoa o ultimo a aterrar na pista 28 (do lado de olhao) foi um Dassault executivo da Netjets.
A partir daí e da hora que referiu, passaram a aterrar na 10 (vindo do lado oeste) e a descolar para Este, so que como essa celula estava bem forte, rodavam logo á direita como elucidei atrás, daí ter deixado de os escutar em Olhão. Abraço
 
Bom dia, por Albufeira:
Humidade elevada. Manhã com períodos de muito nublado e à tarde ainda se ouviu alguns trovões vindos das células que estavam sobre a Serra de Monchique.

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Noite 19/20: 20ºCmin, ↘10km/h (21)max, 95%max
Dia 20: 27ºCmax, ↖7km/h, 20ºCmax

Quando chegou a noite formou-se uma linha de instabilidade a sul e que se foi aproximando, alguns relâmpagos muito próximos. No entanto, nenhuma célula esteve diretamente acima pelo que apenas pingou.
Mais tarde, ouvia-se trovões vindos da nova linha de instabilidade que se formava sobre Faro e uma hora depois, mais trovoada vinda de duas células diretamente a norte e nordeste que produziram rajadas de vento.
Humidade manteve-se elevada e a manhã teve novamente períodos de céu muito nublado.
À tarde foi novamente audível trovões vindos das células que se formaram sobre as serras a norte.

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Noite 20/21: 19ºCmin, ↓15km/h (45)max, 99%max, 0,1mm
Dia 21: 24ºCmax, ↑8km/h, 20ºCmax