Seguimento vulcanismo Islândia 2011

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Um outro vulcão mostra nas últimas semanas fortes sinais de uma futura erupção, o Askja.

Este vulcão geralmente tem pequenas erupções de fissuras, mas esporadicamente como em 1875 tem erupções catastróficas, na qual uma VEI5 formou uma caldeira onde hoje existe um lago bastante largo e fundo. Nessa erupção, a cinza caiu em algumas zonas da Europa, e forçou muitos islandeses e irlandeses a emigrarem para a América do Norte.

Esse lago que se situa a 1000 metros de altitude, está gelado praticamente o ano inteiro, mas desde Março descongelou, o que é extremamente anormal. O tempo está está bastante quente para a época (temperatura quase sempre positiva), mas os cientistas dizem que não chega para explicar o derretimento do lago, que tem 200 metros de profundidade (até porque outros lagos vizinhos ainda estão totalmente congelados).

Antes das erupções de 1875 e 1961, o lago também descongelou. Neste momento, a protecção civil está em alerta para mais sinais de uma futura erupção, e alertam para a libertação de gases tóxicos no vulcão. O Askja tem tido vários sismos de profundidade, inflação desde 2007 e recentemente algum tremor harmónico (teve um forte episódio deste tipo no Natal passado). Se houver uma erupção, provavelmente será quase só efusiva e pequena. Provavelmente o magma está próximo do fundo do lago.

E assim sendo, a actividade junto à hotspot islandesa continua a aumentar, tal como previsto (a cada 130 anos), e são esperadas mais erupções e mais intensas junto ao glaciar Vatnajokull nos próximos anos. Outros vulcões mostraram actividade nos últimos dias, o gigante Bardarbunga, o Kverfjoll, o Torfajokull e até o Tungnafellsjokull (que nunca teve erupções no Holoceno).
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Actualização da actividade vulcânica na Islândia.

O vulcão Askja tem sido o centro das atenções, com o lago da caldeira descongelado a meio de Março apesar das temperaturas negativas. A protecção civil leva a sério a probabilidade de uma erupção.

Ontem, houve um swarm de sismos até M3.4 e muito claramente começando a profundidade e acabando a apenas 2-3km da superficie. A intrusão foi perfeita, e já são muitas nos últimos anos. Eu acho que este irá ter uma erupção nos próximos 1-5 anos.

Os outros vulcões que continuam a mostrar sinais é o Hekla e o Katla, apesar de nada de muito dramático. Ainda assim o Katla teve uma nova cheia glacial, devido ao aumento de calor no vulcão, há uns dias.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Os níveis de alerta no Hekla subiram. A protecção civil indica que uma erupção pode ser provável, tudo porque ocorreram 7 microsismos nos últimos dias.

O Hekla é um vulcão muito pouco usual. Normalmente não têm qualquer sismo ou sinal, e os sismos só começam 2 horas antes da erupção, que normalmente são violentas.

Agora têm tido alguns sismos profundos desde há vários dias, algo muito pouco usual.

Ninguém espera uma erupção muito grande, mas os níveis de alerta estão lançados já que muita gente, como eu, gosta de trepar ao vulcão. Agora foi proíbido qualquer caminhada na montanha.

Em minha opinião o Hekla irá ter uma erupção dentro das próximas semanas, provavelmente de escala VEI3 ou VEI4. A cinza não deve ser problema europeu, apenas localmente.


http://www.ruv.is/frett/ovenjuleg-jardskjalftahrina-i-heklu
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
tenho reparado que o Norte da Islandia tem estado "debaixo de fogo" com intensa actividade sismica, alguem sabe explicar se é algum vulcão?

Obrigado

Tudo começou com um sismo de magnitude M 5.5, por isso deverá ser réplicas atrás de réplicas de forma as placas ajustarem-se à tensão libertada. Pelo que tenho lido não tem havido relação com alguma actividade vulcânica na zona, mas na Islândia nunca se sabe:)