Será que começou o Outono?

Invictuos

Cirrus
Registo
14 Ago 2014
Mensagens
2
Local
...
Bem se diz que não se pode agradar a gregos e troianos, ainda bem e mesmo não gostando deste verão ninguém controla o clima, pelo que se lê neste tópico muita gente adora o verão Britanico

Na verdade não se trata de um Verão britânico, isso são clichés, mas de um Verão Minhoto, portuense, galego, beirão o que queiras chamar, são raros os anos em que temos um Verão rigorosamente dentro da média devido á variabilidade climática, ou são acima ou abaixo da média muito raramente estão dentro da média, portanto o Verão que estás a ter ai no Norte e mais ai, não é um Verão britânico, não é um fenómeno extremo ou externo, atípico, é um Verão bem normal a norte do sistema Montejunto-estrela, nevoeiros mantinais, morrinha, restos de superfícies frontais atlânticas, noites entre os 11º-14º graus no litoral isso tudo faz parte do Verão dessa região, como também faz o calor e as temperaturas elevadas, por algum motivo o pessoal do norte enche o algarve, e foi demonstrado num post anterior, nesta década em 2011,2012 tiveste Julhos mais frescos que este, os anos de 2011 e 2012, tiveram Verões frescos em mais de 50% do território nacional, só não aparecem como Verões frescos a nível nacional pois o Algarve e Baixo Alentejo foram extremamente quentes devido ao padrão estabelecido neste ano, mas o Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Oeste tiveram medias 1-2º graus abaixo da média.
Como já foi dito não estamos em Marrocos, nem no chipre, nem na Grecia onde os verões e o calor são muito mais estáveis, aqui basta uma coisa muito simples o anticiclone desviar-se um pouco e lá se vai o calorzinho.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena


Invictuos

Cirrus
Registo
14 Ago 2014
Mensagens
2
Local
...
Tem termos de temperaturas, o que o boletim de Julho diz é:



Diz ainda:



A meu ver o valor da anomalia de Julho não justifica o tamanho mediatismo. Se cada vez que um mês tiver uma anomalia da temperatura >= que (+-)0,6ºC, houver tanto mediatismo, raros serão os meses típicos (anomalias perto de zero). E quando as anomalias foram > +-2ºC, será uma catástrofe.

Sobre a vegetação, a norte o monte segue verde, e as árvores carregadas de folhas. Não há sinal de Outono. Nem de fogos! ;)
(Até ver, porque nos próximos dias a temperatura já vai disparar)

Irrelevante esses 2,3 dias de calor, não irão permitir que o mês acabe dentro da média em muitas regiões de Portugal continental, como se previa uns dias de calor esporádicos, depois com o regresso do padrão predominante, mas ainda a recta final do mês de Agosto poderá trazer um padrão mais estável, mas duvido que seja excessivamente quente, mas essa é só a minha opinião, esperemos para ver, infelizmente ou felizmente ninguém tem o grande poder de alterar o clima é aguentar a azia para quem adora calor :lol: .
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Na verdade não se trata de um Verão britânico, isso são clichés, mas de um Verão Minhoto, portuense, galego, beirão o que queiras chamar, são raros os anos em que temos um Verão rigorosamente dentro da média devido á variabilidade climática, ou são acima ou abaixo da média muito raramente estão dentro da média, portanto o Verão que estás a ter ai no Norte e mais ai, não é um Verão britânico, não é um fenómeno extremo ou externo, atípico, é um Verão bem normal a norte do sistema Montejunto-estrela, nevoeiros mantinais, morrinha, restos de superfícies frontais atlânticas, noites entre os 11º-14º graus no litoral isso tudo faz parte do Verão dessa região, como também faz o calor e as temperaturas elevadas, por algum motivo o pessoal do norte enche o algarve, e foi demonstrado num post anterior, nesta década em 2011,2012 tiveste Julhos mais frescos que este, os anos de 2011 e 2012, tiveram Verões frescos em mais de 50% do território nacional, só não





Era exatamente aqui que eu queria chegar . O verao minhoto e algo bem definido , diferente da generalidade do territorio portugues mas e diferente tambem do verao britanico .

Camrov8 , nao precisa de ficar tao melindrado . Pode gostar de calor a vontade , eu nao mando nos seus gostos .
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
Tem termos de temperaturas, o que o boletim de Julho diz é:



Diz ainda:



A meu ver o valor da anomalia de Julho não justifica o tamanho mediatismo. Se cada vez que um mês tiver uma anomalia da temperatura >= que (+-)0,6ºC, houver tanto mediatismo, raros serão os meses típicos (anomalias perto de zero). E quando as anomalias foram > +-2ºC, será uma catástrofe.

Sobre a vegetação, a norte o monte segue verde, e as árvores carregadas de folhas. Não há sinal de Outono. Nem de fogos! ;)
(Até ver, porque nos próximos dias a temperatura já vai disparar)

Concordo contigo André, o pessoal tem uma memória muito curta e depois esquecem-se que em Abril, a anomalia em relação à média, foi +1.99ºC, em Maio foi +1.22ºC, em Junho foi +0.06ºC (normalíssimo), em Março foi +0.52ºC, em Fevereiro +0.16ºC, em Janeiro foi +1.94ºC (sendo o 3º mais quente desde de 1931). Só Julho, teve anomalia negativa de -0.6ºC e fazem para aqui um alarido, mas não vi ninguém dizer em Abril que estava calor fora de época. :D E esta hein! :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Concordo contigo André, o pessoal tem uma memória muito curta e depois esquecem-se que em Abril, a anomalia em relação à média, foi +1.99ºC, em Maio foi +1.22ºC, em Junho foi +0.06ºC (normalíssimo), em Março foi +0.52ºC, em Fevereiro +0.16ºC, em Janeiro foi +1.94ºC (sendo o 3º mais quente desde de 1931). Só Julho, teve anomalia negativa de -0.6ºC e fazem para aqui um alarido, mas não vi ninguém dizer em Abril que estava calor fora de época. :D E esta hein! :rolleyes:

Bem apesar de não querer mandar em ninguém foquem-se só no tópico isto ou se discute os gostos e frustrações no tópico o Verão não existente, Seguimento Livre ou então para análise climática no respectivo tópico! ;)

Focando na temática deste mesmo tópico, é evidente que a Norte do Tejo há sinais do Outono presentes como árvores com folhas amareladas e até com perda de folhas tipicamente sintoma de Outono e as andorinhas terem desaparecido na sua maioria ou mesmo totalidade pelo menos em algumas regiões! Importa referir que estes sinais também não indicam que é já outono mas vejam estes sinais como "avisos" do que poderá vir ..

Agora deixe-me que vos diga não é nada de anormal, nem é sinal que o verão foi fraco porque na realidade foi até agora normal (anormal sim em comparação a anos de 2000 para cá).

Como existem anos que o Inverno acaba mais cedo ou mais tarde o Verão também pode acabar mais cedo deixem-se de "tangas".

Vamos ver o que acontece, de momento dias com tempo quente para aproveitar e para findar o mês instabilidade e prenuncio para um Setembro interessante para animação e imprevisibilidade ;)

Cumprimentos
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Lembro-me da chuva torrencial que caiu em 15 de agosto de 2006, que para além de acabar com o meu telemóvel e atrapalhar em muito o festival de Paredes de Coura, de certa forma marcou também o final do verão daquele ano, se não me falha a memória.

Sem dúvida alguns dias mais quentes virão por agora, mas o certo é que o arrefecimento nocturno já está a impôr-se, algo que também sugere um outono um pouco antecipado a contrastar com o ano passado e 2011, anos em que o verão alongou-se bastante.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Lembro-me da chuva torrencial que caiu em 15 de agosto de 2006, que para além de acabar com o meu telemóvel e atrapalhar em muito o festival de Paredes de Coura, de certa forma marcou também o final do verão daquele ano, se não me falha a memória.

Sem dúvida alguns dias mais quentes virão por agora, mas o certo é que o arrefecimento nocturno já está a impôr-se, algo que também sugere um outono um pouco antecipado a contrastar com o ano passado e 2011, anos em que o verão alongou-se bastante.

O de 2011 então muita gente deve-se esquecer que o anticiclone por aqui se instalou e perdurou até pelo Inverno 2011/2012 a dentro e toda a gente por aqui se queijava e a falta de precipitação que houve provocando Seca em todo o país .. As pessoas devem deixar o sensacionalismo de lado e estes estúpidos da comunicação social! A atmosfera equilibra e existem ciclos ... ;)
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não sou biólogo nem botânico, portanto não estou capacitado para apresentar teorias que o expliquem, mas a mim também me espantou a quantidade de folhas caídas no chão nos últimos dias. E já há muitas árvores pintadas de amarelo. Isto na linha de Sintra, de outros locais não posso falar.

O ano passado aconteceu exactamente o oposto, espantou-me que no final de outubro as árvores estivessem ainda cheias de folhas.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Não sou biólogo nem botânico, portanto não estou capacitado para apresentar teorias que o expliquem, mas a mim também me espantou a quantidade de folhas caídas no chão nos últimos dias. E já há muitas árvores pintadas de amarelo. Isto na linha de Sintra, de outros locais não posso falar.

Nesta semana, vi o mesmo cenário em São João do Estoril.
Com esta nortada bem forte, mais folhas caem.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Pode ser o tempo fresco, em Invernos mais quentes muitas árvores rebentam mais cedo, lembro me já neste século um ano em que cerejeiras e macieiras rebentaram mais cedo e depois as geadas queimaram tudo. Mas as é a duração do dia que mais conta para iniciar a queda das folhas, cá por cima ainda não notei nada, não será uma descarga poluente
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eu não reparei nas árvores, mas há alguns dias perguntei-me o mesmo sobre o outono quando, ao escovar o pelo da minha gatinha, apercebi-me que este voltou a cair mais, como é típico das meias-estações. Também pareceu-me ser justamente a pelagem de verão a cair, de tom avermelhado e bem diferente do preto de inverno.

Claro, esta não foi uma observação rigorosa, mas fez com que também indagasse-me sobre esta possibilidade.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Nos animais é a temperatura que desencadeia a mudança de pelo, nas plantas como já disse é a duração do dia que mais rege o metabolismo, mas vou tomar mais atenção,


Já ouvi de uma veterinária que isso seria controlado pela luminosidade, o que não faz sentido no caso dela uma vez que tenho as persianas sempre cerradas no verão e não a deixo apanhar sol forte. Também sou da opinião que a temperatura faz mais sentido, isso e talvez algum outro factor que nâo sei bem o que seja.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
A duração do dia é muito importante se calhar devia ter a casa com mais luz, pois ela interfere com o ritmo sicardiano. Nas é mais um efeito fotoquímico, por exemplo, no inverno mesmo com estufa é impossível cultivar tomates e abóboras e pepinos, pois a floração depende do numero de horas que o dia tem, há quem use iluminação artificial. As maçãs e rosas necessitam de frio para germinar. Falei da poluição porque cá na zona os tomateiros secaram de um dia para o outro devido a uma fabrica de celulose