Também já me tinha lembrado do mildio.. É provável que algumas espécies sejam vulneráveis. O mais comum é observa-lo nas vinhas, melancias, feijão,..
Mas alguns dos relatos falam de árvores com novo crescimento. Isso por aqui em CBranco até nem é raro no verão, desde que sejam regadas todo o verão. Já me aconteceu ter várias gerações de fruto, nomeadamente, 2 de laranja e até 3 de diospiros! Creio que tal não se deve ao clima ser mais de caráter outonal, pois a exposição solar não tem comparação possível, entenda-se!

Creio que dado o nosso clima no verão, se aumentarmos a %HR, mantermos a temperatura máxima abaixo dos 34C e a mínima acima dos 15C, e regarmos as árvores, ficamos com alguma semelhança com o clima tropical, assim explico os novos crescimentos, pois nos trópicos o crescimento é quase contínuo.
Outra situação oposta, que me ocorreu o ano passado em dezembro: os mirtilos que tenho acordaram e decidiram dar flor, quando o normal é acordarem em março! Explicação: mês de novembro frio, seguido de dezembro mais quente e talvez soleado. Não encontro outra explicação. Os mirtilos adormeceram novamente no fim de dezembro, e voltaram a florir apenas em março (de volta à normalidade).
As árvores, arbustos e plantas são bons indicadores na presença de anomalias, lá isso são! Mas é preciso cuidado a interpretar.
Ps: Relativamente aos mirtilos, esqueci-me de mencionar um pormenor muito relevante (por aqui se vê que é necessário analisar tudo): os mirtilos precisam de umas 700h de frio no mínimo para florir. Quando referi que acordaram em dezembro e falei de um novembro frio, esqueci de mencionar que os tinha em vasos debaixo de um diospiro (com meia-sombra). Pois bem, foi quando os transplantei para o sol pleno, que estes acordaram! Pois é, enganei-os com uma maior insolação, pensaram que estavam já em março!

é giro!